Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Indústria


Diversificação com fábricas de têxteis e cafeicultura



O Ministério da Indústria pretende diversificar o sector durante o ano 2010 com a criação de indústrias têxteis, cafeícolas, alimentícias, de materiais de construção civil, moagens e serrações, informou hoje, em Luanda, o ministro, Joaquim David.

Ao falar à Angop, o governante referiu existir a necessidade de se implementar projectos em todo território, nas 18 províncias do país, de modo a diminuir o índice de dependência nos sectores petrolífero (mais de 90 porcento dessa indústria é off shore) e diamantífero.

Joaquim David confidenciou que estão a trabalhar com indústrias do meio rural, apoiando um programa de comercialização, iniciativa do Ministério do Comércio. Por outro lado, pretendem aderir à micro-indústria nos vários domínios da vida económica, de acordo com as prioridades de cada província.

Questionado acerca do investimento nos pólos indústriais por criar no país, afirmou virem a custar, na sua primeira fase de implementação, de 25 a 50 milhões de dólares norte-americanos cada, esperando-se um crescimento constante para impulsionar o arranque da actividade empresarial nestes locais e a criação de mais infra-estruturas.

O governante avançou a disponibilidade financeira para se investir em mais de metade dos projectos em curso, pois a resposta da comunidade bancária ao programa executivo do sector, aprovado pelo Conselho de Ministros, manifesta-se positiva, fundamentalmente devido ao apoio e suporte do governo central. De acordo com o dirigente, está a decorrer a implementação do pólo de Cabinda, do Soyo (Zaire), de Lucala e Dondo (Kwanza Norte), Cunge (Bié) e Caála (Huambo), parte dos nove por criar dentro do programa executivo actual, já com condições de financiamento. O ministro informou haver possibilidades de se criar indústrias nos vários municípios de Luanda, pois grande parte delas actuam com metodologias de respeito ao ambiente. Por isso, Viana verá criadas as condições para o desenvolvimento da actividade num ambiente propício e num espaço relativamente pequeno. No pólo industrial de Viana estão a ser avançadas as questões atinentes às infra-estruturas como criação de estradas, esgotos e electricidade, para posteriormente passar-se à implantação das fábricas.

Cultura

Maior divulgação dos hábitos e costumes dos grupos étnicos


O director provincial da Cultura no Cunene, Celestino Vicentem, afirmou, neste fim-de-semana, que uma das prioridades do sector para 2010 consiste no exercício de estudo e pesquisa dos valores tradicionais, com vista ao resgate dos valores culturais.

Em declarações à Angop, o responsável esclareceu que já é momento de valorizar e melhor divulgar os hábitos e costumes da cultura dos diversos grupos étnicos existentes a nível dos seis municípios do Cunene.

O dirigente sublinhou que as pesquisas e estudos vão basear-se na procura de pormenores sobre a tradição oral e os modos de convivência dos povos para que a nova geração tenha maior informação da realidade cultural das terras de Rei Mandume ya Ndemufayo. A par destas acções, consta ainda a continuidade do trabalho de pesquisa e divulgação das figuras históricas, descoberta de monumentos e sítios, iniciado no último ano, bem como a concessão de mais apoios aos grupos culturais locais como dança, músicos e teatros.


Energia


Ministra da Energia prevê deslocar-se a Cabinda



A ministra de Energia, Emanuela Vieira Lopes, pretende, nos dias 12 e 13 de Janeiro, efectuar uma visita de trabalho à província de Cabinda, onde vai constatar o actual estado de funcionamento do sector. A Angop publica que, segundo uma nota do Ministério da Energia (Minerg), a governante chefia uma delegação integrada por funcionários seniores do sector e outros técnicos da instituição.

Na província de Cabinda, o Minerg está a implementar um conjunto de acções que visam melhorar os sistemas de produção, transporte e distribuição de energia na região mais a norte do país. A reabilitação e a ampliação das redes eléctricas de Alta Tensão, Média Tensão e Baixa Tensão nas cidades de Cabinda e Lândana, a construção da subestação de MBuco com 60/30 kilovottes (KV), a construção parcial da subestação de São Pedro com 60/30 Kv, a reabilitação da linha de 30 Kv, entre Fútila e Lândana, incluindo os ramais são alguns dos projectos em curso na província.

O Minerg prevê ainda a construção da linha de transporte de 220 Kv a partir de Inga (República Democrática do Congo (RDC)), Muanda (RDC) até Cabinda, no quadro do Programa de Electrificação da província angolana.

Em termos de produção de energia, Cabinda conta com três centrais térmicas.

Saúde

Mais de dois mil especialistas cubanos cooperam em Angola



O embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal, informou a Angop de 2.500 especialistas estão a trabalhar em território nacional, no âmbito de acordos de cooperação bilateral. No total, 1.300 trabalham no sector da saúde e os restantes na educação e construção civil.

De acordo com as declarações do diplomata, estes especialistas estão colocados nas 18 províncias, contribuindo para a estabilidade e desenvolvimento do país. O embaixador destacou o contributo dado ao nível da colaboração com cinco faculdades de medicina, para formação de médicos, que entrou em funcionamento este ano nas províncias de Cabinda, Benguela, Huambo, Huíla e Malange.

Recordou, igualmente o tratamento de aproximadamente 160 mil cidadãos no Centro Oftalmológico de Benguela, doado por Cuba, tendo sido realizado mais de dez mil cirurgias, bem como do programa de alfabetização “ Sim Eu Posso”, em curso em todo país. “Verifica-se, hoje, em todo território nacional, a presença de médicos, professores, construtores, cientistas e outras categorias de trabalhadores, que têm contribuído com a sua experiência e conhecimentos, ao mesmo tempo que bebem da experiência acumuladas pelos profissionais e técnicos angolanos “, sustentou.

CAN 2010


Angola e Mali empatam


Angola e Mali empataram a duas bolas no jogo inaugural do CAN. A equipa da casa começou a construir uma vitória gorda graças aos golos de Flávio (por 2 vezes), Gilberto e Manucho. Aos 79 minutos, vencia por 4-0 e permitiu ainda o empate do Mali. Seydou Keita (por 2 vezes), Frédéric Kanouté eYatabaré marcaram para o Mali e chocaram a nação angolana.
O primeiro golo da partida foi apontado por Flávio aos 36 minutos. Ao minuto 42, Angola aumentou ainda a vantagem com um golo de Flávio. Angola dilatou o resultado através de Gilberto na sequência de um pontapé de grande penalidade à passagem do minuto 67. A vencer por três golos, Manucho na sequência de um novo castigo máximo aumentou a vantagem do Angola quando o relógio assinalava o minuto 74.
Seydou Keita reduziu a vantagem aos 79 minutos e começou a grande reviravolta. Frédéric Kanouté marcou no minuto 88. Seydou Keita reduziu a vantagem já passados 3 minutos de compensação e a igualdade surgiu com um golo do avançado Yatabaré já o relógio marcava 95 minutos.
Angola irá defrontar agora o Malawi enquanto o Mali jogará diante da Argélia.

CAN2010

Minuto de silêncio na abertura da prova


Mais de 50 mil pessoas encheram por completo o Estádio 11 de Novembro, em Luanda. Ninguém quis faltar à Cerimónia de Abertura da CAN2010, apesar do grave incidente ocorrido há dois dias com a comitiva da selecção do Togo. Antes do jogo inaugural da competição, entre Angola e o Mali, houve tempo para a festa e para uma sentida homenagem à memória dos três mortos no ataque das FLEC. José Eduardo dos Santos, Chefe de Estado angolano, fez um discurso curto e apelou ao fair-play e ao respeito por todas as selecções.

Numa breve alusão à tragédia de Cabinda, assegurou que o governo de Angola tudo fez «para assegurar a segurança de todos». «Que esta CAN sirva para unir ainda mais na luta por um mundo de paz, democracia, desenvolvimento e progresso social», finalizou.

Ainda antes das palavras de José Eduardo dos Santos, desfilaram pelo relvado representantes dos 16 países em competição (ainda com a bandeira do Togo incluída). O espectáculo serviu também para que cada um dos competidores fosse oficialmente apresentado. Fora do estádio, milhares e milhares de pessoas tentavam arranjar um bilhete de última hora.






Um dos pontos altos da cerimónia foi a figuração do percurso histórico do país organizador. Desde as origens até ao país de hoje. Recursos naturais, minerais e reconstrução nacional foram os temas do derradeiro quadro cultural, em exibição no relvado do 11 de Novembro.

Mas o instante mais arrepiante foi deixado para o fim. Num longo minuto de silêncio, foram recordadas as vítimas da emboscada em Cabinda. Três pessoas da comitiva togolesa morreram, às mãos dos rebeldes independentistas das FLEC.


CAN 2010


Ambiente de festa na abertura do CAN


As principais ruas da cidade do Uíge estão, desde a manhã de ontem, 'vestidas' com as cores da Bandeira Nacional (vermelha, preta e amarela) para celebrar o arranque do evento desportivo mais esperado, o Campeonato Africano das Nações orange-Angola2010, que o país acolhe de 10 a 31 deste mês.

A população participou, de forma organizada, numa passeata com carros, motorizadas e bicicletas, percorrendo as artérias da cidade do Uíge, como forma de manifestarem o seu apoio à selecção nacional que empatou no jogo inaugural com a selecção do Mali (4-4).

Osvaldo Carlos, integrante da caminhada, augura uma boa prestação da selecção nacional na prova continental, que decorre nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango. "Nós não temos estrelas, mas com a união do conjunto será possível ultrapassar as fortes candidatas ao título. Mesmo à distância estamos a dar o nosso calor aos Palancas Negras", anunciou.

O antigo praticante de futebol Adão da Silva Tomás, depois de reconhecer as potencialidades dos jogadores do Mali, pediu aos atletas angolanos muita calma, serenidade e espírito de união no campo. "Nesta competição, espero que os atletas tenham espírito de união, porque a união faz a força", sublinhou, acrescentando que todas as selecções que participam no CAN são fortes e qualquer equipas pode sagrar-se campeã.

Entretanto, o governa da província do Uíge montou em vários pontos da cidade telas gigantes para possibilitar os citadinos assistirem todas os jogos do CAN orange-Angola2010.

CAN2010

Polícia detém dois suspeitos em Cabinda


A polícia angolana deteve duas pessoas no enclave de Cabinda na sequência do ataque contra o autocarro da selecção nacional do Togo, ocorrido na última sexta-feira, noticia hoje a Rádio Nacional de Angola. De acordo com o procurador da província de Cabinda, António Nito, citado pela emissora nacional, "foram detidas duas pessoas". "Voltaremos a fazer nova comunicação assim que tivermos mais informação", acrescentou.

Fonte militar angolana referiu à agência noticiosa portuguesa Lusa que os dois detidos são residentes em Cabinda e próximos da FLEC, mas "não participaram directamente no ataque" contra a equipa do Tongo. Recorde-se que a equipa de futebol do Togo foi alvo, na sexta-feira, de um ataque a tiro perpetrado pelas forças separatistas de Cabinda quando entrava no país pela fronteira com o Congo para participar na Taça das Nações Africanas 2010 (CAN2010). Do ataque resultou a morte do treinador-adjunto, do adido de imprensa da equipa e do condutor angolano do autocarro.

A província de Cabinda é rica em petróleo e está no centro de um conflito com o Governo de Angola desde a independência, em 1975. As Forças de Libertação do Estado de Cabinda - Posição Militar (FLEC-PM), grupo nascido em 2003 da dissidência com o principal movimento separatista - a Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) - reivindicaram este ataque e ameaçaram com novas ofensivas. As autoridades prometeram que a segurança das equipas estava garantida, tanto em Cabinda como nas restantes três cidades que acolhem os participantes da CAN2010 (Luanda, Benguela e Lubango, no sudoeste). A equipa do Togo deixou ontem à noite a sua base em Cabinda, com os corpos das duas vítimas do ataque, à hora a que começava a cerimónia de abertura da CAN.