Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Economia

ANIP aprova mais de um bilião USD


A Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) aprovou projectos no valor de 1.472.312 mil dólares, durante o último ano, superando os 1.105.084 mil dólares relativos a 2008.

A Angop divulga que, segundo as declarações de Aguinaldo Jaime publicadas no site da instituição, o presidente da ANIP anuncia que se incluir “os projectos aprovados pelo Conselho de Ministros, quer os novos, quer os de expansão, temos, até 30 de Novembro, um valor global de investimento privado não petrolífero de USD três mil milhões 306 milhões 551 mil e 10 dólares, e uma previsão de criação de 27.729 postos de trabalho, dos quais 23.042 para nacionais e 4.687 para estrangeiros”.

Os dados revelam que, apesar da crise, se reforçou a confiança dos agentes económicos, nacionais e estrangeiros no potencial e no futuro da economia angolana.

No comunicado, Aguinaldo Jaime salienta que aumentam as responsabilidades da ANIP no esforço institucional colectivo de busca da diversificação da economia e do desenvolvimento sustentável.

Indicou ainda que a ANIP fez uma aposta séria no domínio das tecnologias de informação, com o intuito de ter maior proximidade com os potenciais investidores e maior eficiência e celeridade no processo de apresentação e tratamento das propostas de investimento privado. A nova página web, criada em Fevereiro transacto, enquadra-se neste esforço. “O objectivo último é o de atrair para Angola mais e melhor investimento privado”, afirmou.
Desde 2003, a ANIP participou no lançamento de mais de 1.124 projectos que representam mais de quatro mil milhões de dólares em capital de investimento.

Ambiente

Água e meteorologia em discussão na Samba


"Sessenta anos pela sua segurança e bem-estar" é o lema do seminário que arranca hoje, quinta-feira, no Futungo (Samba, Luanda) e que tem como objectivo promover o debate e a reflexão sobre as mudanças climáticas em Angola. O evento, que pretende assinalar o Dia Mundial da Água e da Meteorologia, vai reunir especialistas numa abordagem à trajectória da meteorologia no país e de alguns aspectos relacionados com a questão da água. O certame tem o apoio das organizações ambientalistas de Luanda, que vão intervir nos temas "Percurso histórico da meteorologia em Angola", "Meteorologia clima e agricultura", "Meteorologia e água" e "Meteorologia, aviação a trilogia indissociável".








Futebol


Adeptos querem reestruturação dos Palancas

Os adeptos de futebol defenderam, no município da Caála (província do Huambo), a necessidade de reestruturar da selecção nacional e a equipa técnica dirigida pelo técnico francês Hervé Renard, para um melhor desempenho dos "Palancas Negras".

A Angop falou com vários aficionados e todos foram unânimes ao referir que acreditam nas potencialidades do treinador francês (substituto do português Manuel José), pelo que dizem que Renard "irá melhorar os níveis competitivos dos Palancas Negras e atingir os objectivos definidos no seu contrato com a Federação Angolana da modalidade (FAF)". José Mirinda, um dos adeptos entrevistados pela agência noticiosa, lembrou que o novo treinador terá uma missão difícil, mas está convicto de que tem capacidade para reestruturar a selecção sénior masculina, com vista a criar um futebol mais competitivo. "Os dois anos de contrato assinados pelo seleccionador, Hervé Renard, serão determinantes para elevar os Palancas Negras aos patamares futebolísticos definidos pela federação angolana de futebol", acrescenta José Mirinda.

Lázaro Rufino, por sua vez, diz ser necessário que o treinador compreenda a disposição física e psicológica dos actuais jogadores da selecção e que se preocupe em lançar novos valores a partir dos que actuam no campeonato nacional "Girabola".

Hervé Renard foi apresentado na semana passada e tem como primeiro desafio garantir a qualificação dos Palancas Negras para a fase final do CHAN 2010.






Cooperação

Investimentos debatidos na conferência na Catalunha


As oportunidades de investimento em Angola para as empresas catalãs e a visão de Portugal como plataforma para chegar a esse mercado serão os temas abordados pelo representante de uma firma de advogados portugueses, durante a sua participação numa conferência que decorreu ontem, quarta feira, em Barcelona.

As oportunidades no sector da energia, da construção e infra-estruturas e dos minérios estão em destaque na exposição de João Caiado Guerreiro, que participou em representação da Franco Caiado Guerreiro & Associados na conferência, a convite do Fomento del Treball Nacional (a confederação das organizações patronais da Catalunha). "Portugal é a plataforma de acesso privilegiada a Angola", referiu. A agência portuguesa Lusa noticia que o advogado aproveitou a ocasião para lembrar que o português é a língua oficial de Angola e que a legislação inspira-se no documento português. Por outro lado, enumerou outros factos como a proximidade histórica e cultural e o acesso fácil a partir de Lisboa, com voos diários para Luanda. Caiado Guerreiro abordou ainda os 42 convénios e tratados entre Portugal e Angola, como facilitadores para estabelecer parcerias e possibilitar o investimento de empresas catalãs no mercado angolano. "As possibilidades são quase infinitas" em sectores que vão desde as obras públicas à construção de habitação, hotéis e infra-estruturas, agricultura, turismo e produção industrial, com destaque para a energia. O projecto de gás natural em Angola, recorda o advogado, foi considerado pelo Ministro do Petróleo angolano como o "a maior inversão jamais realizada no país".

Política


Homólogo português felicita vice-Presidente

A agência noticiosa portuguesa Lusa refere que a nota foi entregue ao vice-Presidente angolano pelo embaixador de Portugal em Angola, Francisco Ribeiro Telles. O representante aproveitou a ocasião para destacar as relações entre os dois países, classificando-as como “excelentes”. “Tivemos a oportunidade de falar de diversos assuntos, dominados pelas relações entre Angola e Portugal, e constatámos que elas atravessam um momento excelente sobre o relacionamento nos mais diferentes domínios”, reiterou, em declarações à imprensa. Porém, admitiu que algumas áreas, como a Saúde e a Educação deveriam ser mais aprofundadas. O responsável garantiu que estão a ser desenvolvidos “esforços nesse sentido”, já que a cooperação atingiu “um patamar muito elevado”, cita a agência.

Francisco Ribeiro Telles estimou que Angola é, neste momento, o mais importante parceiro comercial de Portugal fora do espaço da União Europeia, salientando que as exportações têm crescido nos últimos quatro anos, tal como o número de investimentos angolanos em Portugal.

O embaixador de Portugal pronunciou-se acerca da problemática dos vistos, referindo que se trata de um assunto pertinente que tem sido abordado pelos governos dos dois países, pelo que existe “um caminho que ainda falta percorrer para que haja uma maior fluidez na circulação das pessoas nos dois sentidos”.