Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 14 de julho de 2009

Espaço Aéreo Europeu

Regresso da TAAG à Europa suscita reacções positivas



O comissário europeu dos Transportes, Antonio Tajani, afirmou hoje, em Estrasburgo, que a autorização dada por Bruxelas à companhia aérea TAAG para retomar os voos para Portugal é "uma boa notícia para Angola" e "um sinal importante para África".
"É um sinal importante para um país e para uma companhia áerea que aceitou trabalhar connosco para aumentar o nível de segurança aérea", afirmou Tajani, no dia em que a Comissão Europeia decidiu autorizar a TAAG a retomar ligações à Europa, com 10 voos semanais para Lisboa, sob supervisão da TAP.
Apontando que este é "um primeiro passo" (já que a companhia aérea angolana continua na "lista negra" europeia, estando autorizada a voar para Lisboa "apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas"), o comissário europeu sublinhou, no entanto, a importância do mesmo e manifestou-se confiante que em breve poderá passar-se ao passo seguinte, se a TAAG continuar a "trabalhar bem".

"É já um resultado muito importante dar a possibilidade à companhia aérea angolana de voar para a Europa (...) Espero que esta primeira etapa para a TAAG possa transformar-se numa segunda etapa", disse, acrescentando estar "optimista". "Se a TAAG trabalhar bem, com o apoio da TAP, poderemos fazer coisas boas por Angola, pela Europa e pelos passageiros de todos o Mundo", prosseguiu.
Para Tajani, a "luz verde" dada à TAAG para voltar a voar para a Europa, ainda que com restrições, é "a demonstração que a lista negra não é algo contra alguém", mas sim "um sistema com vista a reforçar o nível de segurança para todos os passageiros" e é "mesmo importante para a política da União Europeia em África", pois demonstra como a Europa pode ajudar o continente africano, neste caso a cumprir requisitos mais elevados de segurança.

Aviação

Comissão Europeia dá aval aTAAG

A Comissão Europeia autorizou hoje a companhia aérea angolana TAAG a retomar os voos para Lisboa, Portugal. No entanto, o executivo comunitário esclarece que o transporte será concretizado "apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas".
"O acordo de cooperação e assistência assinado entre as autoridades de aviação civil de Angola e Portugal permitiu a transportadora [TAAG] voar novamente para Portugal", refere o comunicado. A decisão surge no seguimento da última actualização da lista-negra europeia das companhias proibidas de voar no espaço aéreo dos 27. A Comissão Europeia "reconhece" os "progressos feitos pelas autoridades de aviação civil de Angola e a da transportadora TAAG na resolução das deficiências de uma forma gradual e segura".
O comissário europeu dos Transportes, António Tajani, precisou que a TAAG se mantém na lista-negra da UE mas é autorizada a realizar 10 voos semanalmente para Lisboa, o que corresponde ao que fazia antes da proibição. Porém, o voo que a companhia realizava semanalmente para Paris continua proibido.
A TAAG entrou, em Julho de 2007, na "lista negra" do espaço aéreo europeu, por falta de condições de segurança nas operações. O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) português revelou a 02 de Julho último que o Comité de Segurança Aéreo da EU iria "recomendar" que a companhia aérea angolana TAAG pudesse retomar os voos entre Luanda e Lisboa.
A lista-negra actualizada inclui nove transportadoras alvo de uma proibição total de se deslocarem à UE: Air Koryo (Coreia do Norte), Air West (Sudão), Ariana Afghan Airlines (Afeganistão), Siem reap Airways International (Camboja), Silverback Cargo Freighters (Ruanda), Motor Sich, Ukraine Cargo Airways, Ukrainian Mediterranean Airlines e Volare (Ucrânia). Na lista estão também 246 transportadoras de doze países: Angola, Benin, República Democrática do Congo (RDC), Guiné Equatorial, Gabão (exceptuando duas empresas), Indonésia, Cazaquistão (exceptuando uma empresa), República Kirghize, Libéria, Serra Leoa, Suazilândia e Zâmbia.
Por último, surgem na mesma lista sete transportadoras que são autorizadas a exercer as suas actividades se respeitarem certas restrições e condições: TAAG Angola Airlines e Air Astana (Cazaquistão), Gabon Airlines, Afrijet e SN2AG (Gabão), assim como Air Bangladesh et Air Service Comores.


Banca


Região norte do BPC terá mais seis balcões



A directora da região norte do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Ilda Silva, anunciou hoje em Malanje, que a zona que dirige terá mais seis balcões. As novas instituições bancárias serão instaladas nas províncias do Kwanza Norte, Malanje, Cabinda e Zaire. O processo deverá estar concluído ainda este ano. Segundo a responsável, a província do Kwanza Norte vai beneficiar de um balcão, enquanto Cabinda e Zaire recebem duas dependências cada. Os município do Soyo, Mbanza Congo e Malanje (na localidade de Cangandala) vêm nascer um balcão em cada localidade.
Ilda Silva afirmou que, apesar das referidas províncias já terem sido contempladas com algumas dependências, o BPC está a apostar na colocação de bancos em todos municípios das províncias. A directora confirmou que o BPC vai continuar a conceder créditos a clientes e empresários nacionais e estrangeiros, que demonstram interesse em contribuir para o desenvolvimento da província. A região norte abrange as províncias de Cabinda, Kwanza Norte, Uíge, Zaire e Malanje, que dispõem de oito balcões na totalidade.

Jogos da Lusofonia


Selecção nacional de futebol goleia Moçambique


A selecção nacional de futebol de sub-20, que se encontra em Portugal a participar nos II Jogos da Lusofonia, goleou os vizinhos de Moçambique. O jogo decorreu no estádio José Gomes, em Amadora e os atletas venceram por 5-0, em jogo a contar para a segunda jornada. Ao intervalo, Angola vencia já por 2-0. Pati marcou duas vezes e Venâncio, Mano e Mucua apontaram os restantes golos. da equipa liderada por Zeca Amaral.
Com este resultado, a equipa comandada por Zeca Amaral lidera com três pontos, os mesmos que Cabo Verde e Moçambique, nos lugares imediatos.
No entanto, a selecção nacional sénior feminina de basquetebol foi derrotada pela equipa do país anfitrião. Portugal venceu por 53-60 e o Brasil superou a formação Cabo Verde pelos expressivos 74-21.
Os II Jogos da lusofonia arrancaram no sábado, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. O torneio, inaugurado pelo Presidente de Portugal, Cavaco Silva, disputa-se nas cidades de Lisboa, Amadora, Oueira, Sintra e Almada.



Desporto adaptado angolano conquista duas medalhas


O atleta angolano Cândido conquistou uma medalha de Ouro nos 400 metros para deficientes motores em masculinos, na prova de demonstração disputada ontem no estádio Universitário, em Lisboa.
O atleta cronometrou 54.07 segundos, ficando à frente do português José António (prata), que fez o tempo de 54.52 e do angolano Alfredo Manuel Zinga (bronze), que alcançou a meta aos 55,42 segundos.
A organização revelou à Angop que as medalhas conquistadas não fazem parte do quadro geral da competição da lusofonia, uma vez que o desporto deficiente participa apenas a título de demonstração.

Negócios

FILDA arranca com mercado de oportunidades para os lusos






A Feira Internacional de Luanda 2009 abre portas hoje e, apesar da crise, constitui para muitas empresas portuguesas uma "galáxia" de oportunidades. Os responsáveis pelas associações empresariais lusas estão confiantes e acreditam que o evento pode funcionar como um "ponto de encontro" multisectorial para novos negócios.
"A economia angolana é um mercado importante, uma boa alternativa para as empresas portuguesas investirem isoladamente ou em parceria e estabelecerem [também] canais de distribuição [venda] no maior país da África Subsariana", confirmou o vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Nunes de Almeida. O responsável enunciou que o certame é fundamental para "o investimento e para as vendas" das empresas portuguesas em Angola. O empresário acredita que "Angola é um país atractivo para o investimento e vendas, pois vai crescer em 2009 mais do que qualquer dos países emergentes", constituindo uma das regiões menos afectadas pela crise internacional.
A FILDA é uma feira multisectorial, que se realiza anualmente e assume o papel de maior evento comercial com dimensão internacional em Angola. O evento permite às empresas estrangeiras, interessadas em investir no país, um contacto directo com os empresários nacionais, proporcionando uma "oportunidade única" de promover os seus produtos e ou serviços neste mercado.
A edição de este ano conta novamente com a presença da AICEP Portugal Global, que instalou um pavilhão português na FILDA, com uma área bruta de 3.000 metros quadrados e que conta com a presença de 102 empresas dos sectores dos materiais de construção, agro-alimentar, metalurgia e metalomecânica, construção civil e consultoria, tecnologias de informação, material eléctrico e electrónico, artigos farmacêuticos e equipamento hospitalar.

Para esta feira estão confirmadas as presenças de empresas e representações oficiais de 28 países, entre os quais Cuba, Brasil, Alemanha, Espanha, África do Sul, Namíbia, Gana, Alemanha, Uruguai, Brasil, França, China, Países Baixos, Paquistão e o Egipto.

Gripe A



Angola prepara plano de combate à doença





Adelaide de Carvalho, directora Nacional de Saúde Pública, anunciou que a Comissão Inter-ministerial para a prevenção da Gripe A em Angola elaborou uma proposta de plano de contingência, de modo a que o país esteja preparado para eventuais casos e disponha de meios para responder eficazmente às necessidades do doente.
A responsável esclareceu, em entrevista ao Jornal de Angola, que o plano se divide em três grandes eixos: a vigilância epidemiológica, a educação e a comunicação à população. Relativamente à vigilância, a médica assegurou que será implantada nas unidades sanitárias e nos principais pontos de entrada no país, nomeadamente aeroportos e postos fronteiriços.
A directora Nacional de Saúde Pública revelou que foram desenvolvidos desdobráveis com informações essenciais sobre as formas de propagação e prevenção da Gripe A, que se encontram ao dispor dos profissionais de saúde e de todos os angolanos. “São informações sobre a existência da doença, assim como das medidas simples para evitar o contágio, como lavar as mãos com água e sabão”, afirmou.

Adelaide de Carvalho confirmou ainda que entretanto foram disponibilizadas 80 mil cápsulas para o tratamento, fichas de controlo sanitário e três ambulâncias, que se encontram nos aeroportos para o caso de haver necessidade de transportar doentes. Os principais alvos das acções de sensibilização são as escolas, considerados um dos melhores meios de difusão da informação.
A Gripe A surgiu no México, tendo-se propagado rapidamente aos EUA. Estes são os países com maior número de casos e de mortes. Na Europa, o Reino Unido é o país mais afectado, tendo uma vítima mortal. A rápida propagação da pandemia, levou a ONU a elevar o nível de alerta para o grau 6. Até ao momento, o continente africano registou cinco casos confirmados, um na África do Sul, Quénia, Maurícias, Zimbabué e Tanzânia.