Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 22 de março de 2010

Saúde


OMS auxilia política nacional de saúde


O representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Diosdado Nsue-Milang, frisou hoje, segunda-feira, em Luanda, que a organização tem contribuído na redução da mortalidade materna e infantil, auxiliando o Governo na execução e criação de políticas no sector da saúde.
Em declarações à Angop à margem do seminário sobre estratégia do desenvolvimento do sistema de informação sanitária, o responsável adiantou que a OMS está empenhada no controlo de doenças transmissíveis, na adequação dos recursos humanos e tecnologias de saúde, assegurando um financiamento sustentável e uma gestão eficiente dos recursos do sistema de saúde. De acordo com o representante, nenhum dos contributos pode ser levado a cabo, monitorizado e avaliado sem um sistema de informação sanitária eficiente e eficaz, que disponibilize dados fiáveis, em tempo oportuno e completo.
“A importância do Sistema de Informação Sanitária (SIS) é ainda maior quando nos damos conta dos objectivos do desenvolvimento do milénio, cujo alcance é outro dos compromissos assumidos pelo Governo angolano a nível internacional”, esclareceu, lembrando que o organismo confere a oportunidade de dimensionar de forma mais clara a abordagem da OMS sobre o reforço do SIS em Angola.
Para Diosdado Nsue-Milang, o sistema de dados deve garantir a produção, analise, divulgação e uso de uma informação atempada e fiável, sobre os determinantes da saúde, como a monitoria e avaliação de recursos, o estado de saúde da população, através dos inquéritos comunitários e dos dados sobre a mobilidade e a mortalidade.

Desporto

Angolanas soberanas no torneio pré-olímpico


A selecção feminina de andebol em cadetes obteve hoje, em Thies, no Senegal, a segunda vitória consecutiva, ao derrotar a RD Congo, por 35-21, na partida de apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Singapura, em Agosto.
A equipa nacional derrotou a Côte d'Ivoire na primeira jornada por 29-20, tornando-se assim na primeira equipa a somar dois triunfos consecutivos. As atletas voltam a jogar amanhã, terça-feira, diante do Senegal. O torneio está a ser disputado no sistema de todos contra todos a duas etapas.
Angola é a campeã africana em título na categoria de cadetes. A competição de Singapura será a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude (4 a 26 de Agosto de 2010). Para estes jogos estão convocadas as andebolistas Valdemira, Esmeralda Samuconga, Isabel Eduardo, Luzia Matamba, Sara Luís, Ngalula Kanka, Jocelina Yanda, Jeovânia António, Suzete Cazanga, Albertina Mambrio, Ana Barros, Wilma Luceu, Antónica Roque e Iovânia Quinzole.

Indústria

Investimento no sector energético e industrial


A ministra da Energia, Emanuela Afonso Vieira Lopes, e o Secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, estão a preparar a apresentação dos investimentos e parcerias nos sectores industrial e energético no país, que serão destacados no encontro de alto nível, que está agendado para Maio deste ano, em Luanda.
Uma nota de imprensa divulgada pela Angop, refere que no encontro vão participar os profissionais e membros do Governo, responsáveis por liderar o contingente de dignitários que vão apresentar palestras a potenciais investidores, durante os eventos do iPAD Angola e o Forúm da Indústria da Energia.
Os eventos do iPAD (Parcerias de Infra-estruturas para o Desenvolvimento Africano) são fóruns de alto-nível, conhecidos e respeitados no continente africano. No seguimento da primeira conferência iPAD Angola e mostra de produtos (que decorreu em 2009), o evento deste ano destina-se a facultar uma plataforma de angariação de contactos para que os participantes possam investigar oportunidades em vértices de infra-estruturas chave. No programa do evento constam temas como “ Oportunidades para investimento e parcerias para o desenvolvimento do sector industrial em Angola”, “Desenvolvimento da cooperação regional e contribuição para o crescimento de Angola”, bem como “ Gestão do risco transaccional, regulamentar, económico e social em Angola”. Entidades nacionais e estrangeiros farão parte do certame.

Economia


Alfândegas garantem celeridade no despacho de mercadorias



A direcção regional das Alfândegas de Cabinda garantiu ontem maior celeridade no despacho de mercadorias importadas da Europa, América, Ásia e países vizinhos (Congo Brazzavile e Democrático). Durante o encontro realizado com importadores e empresários locais, onde foram debatidas questões relacionadas com o desalfandegamento de mercadorias, os serviços aduaneiros reiteraram essa intenção, noticia a Angop. O evento contou com a presença do director regional das Alfândegas em Cabinda, António Amaral Gourgel, e dos chefes de departamento e de postos aduaneiros de Massabi, aeroporto, Malongo e área técnica. Os empresários aproveitaram a ocasião para discutir as normas relacionadas com a efectivação do leilão, defendendo que o mesmo se realize com o consentimento do proprietário da mercadoria.

Em relação às multas, os membros da direcção das Alfândegas em Cabinda esclareceram os importadores sobre os procedimentos a efectuar, com o intuito de evitar cobranças indevidas por parte de alguns funcionários aduaneiros. António Gourgel assegurou que a direcção da Alfândega vai solucionar os problemas relacionados com o desanfaldegamento de viaturas no posto de Massabi.

Garantiu por outro lado que, os camiões de mercadorias bem como as viaturas que permanecem na zona neutra entre os postos fronteiriços de Massabi (Angola) e Ntiamba Nzazi (Congo Brazzaville) vão deixar de pernoitar naquele recinto com a criação de um parque no território angolano, junto ao Posto de Massabi.


Agricultura

País terá centro de conservação da biosfera


Um centro de conservação da biosfera está a ser criado na província de Cabinda, a norte do país, numa iniciativa do Governo central. A iniciativa destina-se a permitir que Angola produza carbono no futuro, com o intuito de importá-lo para países interessados na sua compra.
Em declarações à Angop, o vice-ministro da Agricultura para florestas, André de Jesus Moda, adiantou que o centro vai ser utilizado para a protecção e conservação de plantas na flora nacional em vias de extinção. O responsável explicou que o projecto de criação do referido equipamento decorre a ritmo acelerado, embora não tenha revelado a data da sua conclusão.
Em relação ao actual estado das florestas, André Moda considerou estável, apesar da grande pressão humana sobre estes recursos para produção de lenha e carvão e também para confecção de mobiliário doméstico. Lembrou que actualmente por falta de consciência ambiental por parte dos cidadãos, ainda é notória a ocorrência de casos de abate indiscriminado de árvores, situação que preocupa o seu ministério.
Entretanto, o vice-ministro assegurou que estão a ser desenvolvidos projectos de repovoamento florestal em todo o país e programas de sensibilização das populações com vista a diminuir este tipo de agressão sobre as florestas.