Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Economia

14 milhões de dólares investidos em postos de abastecimento


No mínimo, 14 milhões de dólares norte-americanos foram, este ano, aplicados, pela Sonangol, na construção de dois postos modernos de abastecimento de combustível nos bairros Nambambe e Chimucua, nos arredores do Lubango (província da Huíla).
Os postos, inaugurados na última semana, estão dotados de restaurante, estação de serviço, bombas para abastecimento simultâneo de 10 viaturas, loja de conveniência e recauchutagem, entre outros serviços. Destaca-se a capacidade de armazenamento de 150 mil litros de combustível de cada um dos postos, sendo 100 mil para gasolina e 50 mil para gasóleo.
Na ocasião, a directora territorial sul da Sonangol, Maria Amélia Nunes, referiu à Angop que o objectivo da empresa consiste em aumentar a oferta dos derivados do petróleo aos consumidores e expandir cada vez mais os seus serviços na província da Huíla.




Anunciou que está prevista para Fevereiro ou Março de 2010 a abertura de outros dois empreendimentos deste tipo com as mesmas dimensões no bairro João de Almeida, assim como aumentar a capacidade de armazenamento noutros postos. Maria Nunes esclareceu que estes projectos fazem parte de um programa da empresa que visa aumentar a capacidade de resposta e evitar que haja carência de combustíveis na província, situação que passará a fazer parte do passado com a implementação destas políticas.
A responsável assegura o abastecimento de gás de cozinha durante a quadra festiva, adiantando que os velhos problemas de falta deste produto por esta altura do ano estão ultrapassados, dado que a empresa tem trabalhado no aumento dos postos de venda e na sua capacidade de distribuição e enchimento. Pelo menos 70 postos de trabalho foram criados por estes dois postos de abastecimento, que serão geridos por empresas privadas que foram submetidas a concurso público.
A Sonangol possui mais de 100 postos de abastecimentos de combustível, só na Huíla, em que cerca de 70 por cento destes está no Lubango, sede capital da província.

Comércio


Ministra anuncia programa de promoção do comércio rural no Huambo


A ministra do Comércio, Idalina Valente, em visita à província do Huambo, desloca-se hoje, terça-feira, ao município da Caála para reunir com os empresários locais, sobre a implementação do programa de promoção do comércio rural (PPCR). De acordo com a Angop, na referida localidade, a ministra do Comércio vai visitar lojas rurais, frigoríficos de conservação de produtos agrícolas, entre outros empreendimentos ligados ao sector comercial.
Idalina Valente anunciou ontem, na cidade do Huambo, a implementação do programa de promoção do comércio rural (PPCR) na região que, numa primeira fase, vai abranger os municípios de Bailundo, Mungo, Caála, Ukuma e Londuimbali. O anúncio foi feito durante um encontro com o governador da província do Huambo, Albino Malungo, vice-governadores e outros membros do governo, administradores municipais, responsáveis do sector do Comércio, importadores e grossistas de materiais e produtos para o comércio rural.
Aprovado em Abril deste ano pelo Conselho de Ministros, o Programa de Promoção do Comércio Rural (PPCR) tem como objectivo a reabilitação gradual de todas as lojas no meio rural, de modo a incentivar a produção agrícola e transacções entre o campo e a cidade, visando criar sinergias para resolver problemas nas comunidades e colocar à disposição da agro-indústria produtos alimentares.
Na província do Huambo, segundo disse a ministra Idalina Valente, o PPCR vai beneficiar no primeiro ano (2010) pelo menos 80 mil e 860 famílias. Revelou, por outro lado, que em todo país o programa será implementado de forma faseada e contempla, numa primeira fase, nove províncias, designadamente Uíge, Malanje, Kwanza Sul, Huambo, Bié, Benguela, Huíla, Cunene e Moxico.
Esclareceu que o critério adoptado para a escolha das províncias baseou-se nas potencialidades de cada região. “O Huambo, particularmente, já no assado foi conhecida como a região com maior número de lojas rurais. Queremos recupera-las e garantir a segurança alimentar das populações”, sustentou a governante.
Aos empresários a ministra apelou à responsabilidade. “Vocês importadores grossistas, retalhistas, administradores municipais e comunais são os executores deste programa. Haverá um fundo de garantia para suportar os empréstimos e linhas de financiamento que poderão ser abertas para esta actividade", referiu.
Revelou que a implementação prática do programa inicia em Janeiro de 2010 e o horizonte temporal do mesmo é de cinco anos.

Workshop

Mapess promove seminário técnico sobre formação profissional





O seminário técnico sobre o papel da formação profissional nas tarefas de reconstrução e desenvolvimento, arranca amanhã, na cidade do Kuito, província do Bié, sob os auspícios da direcção local da Administração Pública, Emprego e Segurança Social. Durante o encontro, serão debatidos temas como "o impacto de formação profissional na actividade laboral das empresas e medidas a considerar", mecanismos de informação entre centro de emprego e de formação profissional" e "a necessidade e importância da estatística sobre o mercado de emprego".
Segundo nota da Angop, serão igualmente abordados assuntos como "utilidade da parceria pública privada no estabelecimento do sistema nacional" e "empreendedorismo como vector de empregabilidade". O evento contará com a participação de directores provinciais, de empresas públicas e privadas, responsáveis dos sectores da agricultura, indústria, comércio, educação, saúde, recursos humanos, associações, empregadores, instituições religiosas e responsáveis da organizações não governamentais que operam na província.

Constituição

Comissão debate grelha comparativa dos projectos


A Comissão Constitucional pode aprovar, na plenária convocada para hoje, terça-feira, em Luanda, a grelha comparativa dos três projectos constitucionais já apresentados à sociedade, para facilitar as consultas e o debate público, que se inicia nos próximos dias. A adopção do documento sintetizado das convergências e divergências dos três textos propostos para a futura Carta Magna deveria ter ocorrido na sessão da última semana.
Na ocasião, a UNITA questionou o "timing" agora apresentado para a consulta pública, entre Novembro e Dezembro, contrário à metodologia que inicialmente estabelecerá os meses de Janeiro e Fevereiro. A reclamação determinou o adiamento da apreciação, visando permitir aos deputados e integrantes da Comissão Técnica a análise cuidada dos argumentos de razão apresentado.
Num encontro com o Corpo Diplomático acreditado no país, na última quinta-feira, o presidente da Comissão Constitucional, Bornito de Sousa explicou que a alteração do calendário se deve única e exclusivamente ao facto de a equipa técnica ter concluído a condensação dos cinco ante-projectos dos partidos com assento parlamentar antes do prazo previsto, mormente o mês de Dezembro.
"Como a Comissão Técnica terminou o seu trabalho, aproveitamos propor a antecipação do debate", argumentou Bornito de Sousa, em declarações à Angop, rematando ganhar-se assim algum precioso tempo.

Taça das Nações

Presidente presente no sorteio






O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, será o convidado especial da cerimónia de sorteio da Taça de África das Nações Orange-Angola2010, a realizar-se sexta-feira, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
A informação, divulgada pela Angop, foi avançada ontem em conferência de imprensa pelo director executivo do Comité Organizador do evento (COCAN), António Mangueira, tendo acrescentado que farão igualmente parte no acto membros do governo, parlamentares e entidades eclesiásticas.
Com a participação de 350 convidados, o evento contará com a cobertura de jornalistas de diversas partes do mundo, prevendo que estejam presentes pelo menos 140 profissionais, 50 dos quais pertencentes a órgãos nacionais. A cerimónia, que inicia às 15 horas com animação cultural (destacando-se as actuações do músico congolês democrático Papa Wemba e o grupo teatral angolano Julu) e terá o seu ponto mais alto às 16.30h, altura reservada à parte técnica, designadamente o emparceiramento das 16 selecções pelos quatro grupos e a calendarização da primeira fase.
A cerimónia terá simbiose entre a cultura nacional e as novas tecnologias. Será organizada pela empresa nacional Cunha Vaz e Associados, sob o lema "Angola e o Futuro". O CAN2010 vai ser disputado em Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla, de 10 a 31 de Janeiro do próximo ano.