Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reconstrução Nacional

Presidente da República lança primeira pedra no Sambizanga


José Eduardo dos Santos, deu início hoje, segunda-feira, ao processo de requalificação do município do Sambizanga, com o lançamento da primeira pedra para a construção de infra-estruturas residenciais e sociais.
A requalificação do município do Sambizanga será feita de forma faseada, num projecto que prevê a acomodação de 400 mil pessoas em toda a extensão do projecto urbano.
O programa será implementado num espaço de cerca de 1,010 hectares do bairro Marconi, na comuna do Ngola Kiluanji, onde serão erguidas infra-estruturas habitacionais e sociais num período de 18 meses. A área está localizada na parte norte da cidade de Luanda e a sul do Porto de Luanda e é delimitada por uma rede de vias estruturantes em fase de reabilitação e que permitem um fácil acesso ao local.
A nova urbanização será composta por uma variedade de lotes e casas de diferentes tipologias, bem como edifícios residenciais com cinco e nove andares.
Nesta comuna serão construídas moradias, escolas, creches, infra-estruturas comerciais e administrativas, postos de polícia, instalações médicas, desportivas e recreativas, arruamentos, redes eléctrica, de abastecimento de água e de drenagem.
O principal objectivo desta requalificação urbana do município, com mais de 600 mil habitantes, é de melhorar as condições de habitabilidade, com a introdução de comunidades devidamente planeadas, com densidades apropriadas, respeitando os padrões urbanos e paisagísticos.
O acto de lançamento da primeira pedra, pelo Presidente da República, foi testemunhado por munícipes da zona, membros do Executivo e representantes de organizações da sociedade civil.


Educação

Independência permitiu diminuir taxa de analfabetismo



O deputado à Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral de Malanje, Monteiro Kapunga, disse hoje, segunda-feira, na sede provincial, que, fruto da independência nacional, o país conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo, com a construção de inúmeras infra-estruturas escolares.
As declarações foram proferidas por ocasião dos 35 anos de independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro. Monteiro Kapunga defendeu que, apesar de longos anos de conflito armado, são notórios os esforços do Governo para a reconstrução do país, especialmente nas infra-estruturas sociais e económicas.
Monteiro Kapunga considerou o 11 de Novembro de 1975 como símbolo da perseverança e bravura de muitos patriotas angolanos que se entregaram na luta contra o colonialismo português. Lembrou que os angolanos devem assinalar a data efusivamente como reconhecimento do sacrifício e heroísmo dos nacionalistas envolvidos na luta, que tornou possível ser um facto a liberdade dos angolanos.
Por sua vez o bispo da Diocese de Malanje, dom Luís Maria Perez de Onraitas, considerou a data uma das maiores etapas que o país atingiu, rumo ao desenvolvimento. Precisou que esta conquista deve ser traduzida em alegria, tendo em conta as várias fases que Angola viveu que culminaram nos dias de hoje, com a paz e reconciliação nacional alcançadas a 4 de Abril de 2002. Reconheceu, por outro lado, que em pouco tempo de paz o Governo deu passos significativos em prol da assistência às populações, mas esforços devem prosseguir no sentido de se conceder melhores condições de vida aos cidadãos.



Sociedade


Vice-governador quer produção de algodão em Quilengues
O vice-governador da província da Huíla para a área económica, Pontes Pereira, apelou aos empresários para que apostem na produção de algodão, no município de Quilengues, para a confecção de tecidos. A actividade permitirá a criação de fábricas na localidade.
Ao falar à Angop a respeito da evolução do município, após 35 anos de independência, o governante disse ser importante o incentivo para a produção de outros bens capazes para garantir o desenvolvimento da localidade.
O vice-governador considerou a independência nacional como um mérito para o povo e para a nação e os benefícios da municipalidade são visíveis, pois estão a ser solucionadas questões de índole económica, com o acentuado crescimento da economia nacional.

Quanto aos problemas sociais, admitiu que existem, mas também avançou estarem a ser superados, pois já há melhores condições no consumo da água, energia, educação, saúde e vias de comunicação, aspectos superados anualmente com a edificação de mais escolas, redes sanitárias e infra-estruturas administrativas.
Na sua opinião, o aparecimento de mais salas de aulas para as crianças, a maior distribuição de água potável, a criação de estradas e a formação de quadros (docentes, médicos e técnicos de enfermagem), bem como a edificação de uma nova unidade sanitária em Quilengues constituem demonstrações de desenvolvimento.
O município de Quilengues conta com uma população estimada em 134.050 cidadãos e uma superfície de 4.464 quilómetros quadrados.



Economia


Comércio cresce nos primeiros nove meses

O sector do comércio na província do Huambo registou, de Janeiro a Setembro deste ano, um crescimento de 16 por cento em relação a igual período do ano anterior. A informação é adiantada pela Angop, após uma entrevista ao chefe de departamento da área de comércio da direcção provincial, Luís Américo. O responsável justificou que tal crescimento se deveu à entrada em funcionamento de 372 novos estabelecimentos comerciais, mais 59 em comparação aos primeiros nove meses de 2009.
Explicou que do total de lojas mercantis licenciadas de Janeiro a Setembro, metade são de comércio a retalho, onde se incluem lojas destinadas ao comércio precário, prestação de serviços mercantis, comércio misto e grossistas.
Com a abertura ao público destes novos estabelecimentos, o número de lojas e cantinas subiu de 2.235 para 2.599.
Considerou, entretanto, que este valor está muito aquém de corresponder à procura, pelo que admitiu serem necessários, pelo menos, 1.608 novos estabelecimentos comerciais nos próximos anos, visando satisfazer a cada vez mais crescente procura dos consumidores locais.
"Reconheço que o mercado tem estado a corresponder com as necessidade dos consumidores, mas, ainda assim, temos um défice considerável de estabelecimentos comerciais na província. Temos vindo a sensibilizar os operadores económicos locais no sentido de expandirem a sua actividade às comunas mais afastadas dos principais centros urbanos", frisou.
O chefe de departamento da área de comércio da direcção provincial do comércio, hotelaria e turismos salientou que o aparecimento de mais empreendimentos comerciais tem estado a sustentar a actividade de logística e de distribuição de produtos essenciais às populações. Recordou que o sector do comércio na província do Huambo é caracterizado por uma diversificação da actividade no meio urbano, nos 11 municípios e respectivas comunas.

Hóquei em Patins

Temporada 2010 considerada razoável


A temporada 2010 de Hóquei em Patins, que terminou no sábado, na cidade do Lobito, (Benguela), com a disputa da Taça de Angola, foi definida como razoável pelo presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Carlos Alberto Jaime. Em declarações à Angop, o líder da FAP fez o balanço da última época e destacou a boa gestão, já que as provas de seniores foram todas organizadas nas datas marcadas e locais indicados. Lembrou que a ideia de fazer a primeira fase do campeonato nacional unificado seniores/ juniores serviu para que estes obtivessem maior experiência, visto que em 2011 vão competir no "mundial" da categoria em Portugal. "Fiquei muito surpreso com os atletas que este ano atingiram o escalão de seniores em várias equipas. Isto mostra que algum trabalho está a ser feito em alguns clubes e é preciso dar sequência", argumentou.
"O êxito da realização da nona edição do torneio internacional Zé Dú no mês de Agosto também foi um dos grandes momentos, uma vez que este ano Angola esteve com quatro equipas", considerou. O país esteve representado na competição com as formações da Académica de Luanda, Juventude de Viana, 1º de Agosto e Petro de Luanda. Calabeto elogiou a província de Benguela por ser a única que regularmente participa nas provas nacionais de seniores e aplaudiu o aparecimento das equipas do 1º de Agosto e do Atlético Sport Aviação (ASA), que disputaram de forma equilibrada jogos com os principais candidatos ao título. "Dos poucos erros encontrados esta temporada tomamos as anotações para que no futuro estejam isentos da nossa programação", prometeu.
O Campeonato nacional de seniores foi conquistado pela Académica de Luanda, enquanto que o Juventude de Viana se sagrou vencedor da Taça de Angola.