O vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, desloca-se a Londres hoje, quarta-feira, para visita privada de 15 dias, segundo uma nota do seu gabinete divulgada ontem, terça-feira, na capital angolana.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Política
O vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, desloca-se a Londres hoje, quarta-feira, para visita privada de 15 dias, segundo uma nota do seu gabinete divulgada ontem, terça-feira, na capital angolana.
Inovação

Continente
A OMS requereu ontem, terça-feira, que todos os países africanos adoptem e usem a Cibersaúde, instrumento definido pela organização como modo seguro e com boa relação custo-eficácia para agregar as tecnologias de informação e comunicação (ICT) às áreas da saúde e correlacionadas. O objectivo do mecanismo consiste em contribuir para o reforço dos sistemas de saúde e para melhorar os seus produtos.
Luís Sambo lembrou que " a Cibersaúde pode contribuir de vários modos para o reforço dos sistemas de saúde, melhorando a oferta, a qualidade e o uso de informações e dados factuais, com o reforço dos sistemas de informação sanitária e de vigilância da saúde pública, do desenvolvimento dos profissionais e a da melhoria do seu desempenho, entre outros factores".O director regional apontou alguns desafios que os países deverão enfrentar na adopção e na aplicação das soluções da Cibersaúde, como recorrer a estruturas e serviços de ICT mais eficientes e adequados, trabalhar a consciencialização dos potenciais benefícios do uso deste intrumento, recursos financeiros inadequados, desenvolver um ambiente propício à nova política e resolver problemas relacionados com a falta de liderança, de coordenação, de monitorização e de avaliação.
Sambo apontou ainda alguns dos importantes projectos de Cibersaúde na região, nomeadamente a Rede de Tele-medicina para os países africanos de Língua Oficial Francesa, o Acesso a Iniciativa para a Investigação, o Projecto Ciberportuguês e o projecto Pan-africano de Ciber-rede.
Banca

O Banco Internacional de Crédito (BIC) vai abrir até ao final do ano, no município do Kuvango, a 305 quilómetros da cidade do Lubango, uma nova agência, com vista a facilitar o dia-a-dia dos funcionários públicos da circunscrição, que passam a ter maior facilidade no levantamento de salários e outras operações bancárias. O administrador do BIC, João Helifilua, explicou à imprensa que a escolha do local se deve ao seu crescimento socioeconómico. O responsável considerou a abertura da nova dependência (a primeira na localidade) como um passo fundamental no desenvolvimento da região, pois permitirá aos habitantes concretizar as suas transacções sem se deslocar para outras localidades.