Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Política

Vice-presidente da República em Londres


O vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, desloca-se a Londres hoje, quarta-feira, para visita privada de 15 dias, segundo uma nota do seu gabinete divulgada ontem, terça-feira, na capital angolana.
Fernando da Piedade Dias dos Santos é membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e foi indicado vice-Presidente da República a 5 de Fevereiro de 2010, à luz da Constituição, que vigora desde essa data. Anteriormente, ocupou os cargos de primeiro-ministro da República de Angola e de presidente da Assembleia Nacional (Parlamento).

Inovação


Vice-governador sugere medidas para canalização de gás às residências


O vice-governador da província da Huíla para a área económica, Fernando Pontes Pereira, lembrou ontem, terça-feira, na cidade do Lubango, a necessidade de se criar estratégias para canalização do gás butano e industrial aos edifícios e residências, de forma a tornar o processo mais seguro e a servir o consumidor no país.
Em entrevista à Angop, à margem de um Seminário Nacional sobre os 18 regulamentos da Actividade de Bio-combustíveis, organizado pelo Ministério dos Petróleos, o responsável revelou que existe o objectivo de tornar o exercício cada vez mais seguro, dado o índice de consumo público destes produtos. Este pressuposto incide de forma positiva nas actividades aspectuais inerentes à cadeia de valor, desde a armazenagem e transportação, quer seja por sistemas de entrega rodoviária quer pelo ferroviário. Realçou que, embora a regulamentação da actividade de gás seja pioneira no país, deve ser bem conduzida de modo a melhorar a qualidade de distribuição e a evitar-se eventuais riscos na transportação.

Continente

África terá que adoptar Cibersaúde

A OMS requereu ontem, terça-feira, que todos os países africanos adoptem e usem a Cibersaúde, instrumento definido pela organização como modo seguro e com boa relação custo-eficácia para agregar as tecnologias de informação e comunicação (ICT) às áreas da saúde e correlacionadas. O objectivo do mecanismo consiste em contribuir para o reforço dos sistemas de saúde e para melhorar os seus produtos.

Luís Sambo lembrou que " a Cibersaúde pode contribuir de vários modos para o reforço dos sistemas de saúde, melhorando a oferta, a qualidade e o uso de informações e dados factuais, com o reforço dos sistemas de informação sanitária e de vigilância da saúde pública, do desenvolvimento dos profissionais e a da melhoria do seu desempenho, entre outros factores".

O director regional apontou alguns desafios que os países deverão enfrentar na adopção e na aplicação das soluções da Cibersaúde, como recorrer a estruturas e serviços de ICT mais eficientes e adequados, trabalhar a consciencialização dos potenciais benefícios do uso deste intrumento, recursos financeiros inadequados, desenvolver um ambiente propício à nova política e resolver problemas relacionados com a falta de liderança, de coordenação, de monitorização e de avaliação.

O responsável considera que apesar dos desafios, existem oportunidades para planear e instalar soluções de Cibersaúde na região africana, pelo que propõe um plano de acção com sete pontos integrados no contexto da implementação das Declarações de Argel e de Ouagadougou, que proporciona maior acesso aos instrumentos e serviços da Cibersaúde.

Sambo apontou ainda alguns dos importantes projectos de Cibersaúde na região, nomeadamente a Rede de Tele-medicina para os países africanos de Língua Oficial Francesa, o Acesso a Iniciativa para a Investigação, o Projecto Ciberportuguês e o projecto Pan-africano de Ciber-rede.







Banca


BIC instala agência no Kuvango



O Banco Internacional de Crédito (BIC) vai abrir até ao final do ano, no município do Kuvango, a 305 quilómetros da cidade do Lubango, uma nova agência, com vista a facilitar o dia-a-dia dos funcionários públicos da circunscrição, que passam a ter maior facilidade no levantamento de salários e outras operações bancárias. O administrador do BIC, João Helifilua, explicou à imprensa que a escolha do local se deve ao seu crescimento socioeconómico. O responsável considerou a abertura da nova dependência (a primeira na localidade) como um passo fundamental no desenvolvimento da região, pois permitirá aos habitantes concretizar as suas transacções sem se deslocar para outras localidades.
O administrador adiantou que foi disponibilizada uma infra-estrutura para o funcionamento do banco BIC e alojamento dos técnicos bancários no município. Confirmou ainda a contratação de uma equipa da direcção regional do BIC para implementar a actividade empresarial.
A agência vai permitir transacções comerciais com maior segurança e rapidez, bem como acesso ao crédito.