Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Diplomacia

Cavaco Silva no Lubango


O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, chegou às 10 horas de hoje a província da Huíla, onde vai trabalhar por algumas horas, no quadro da visita que efectua deste domingo último a Angola.
Acompanhado da primeira dama, Maria Cavaco Silva, o presidente luso foi recebido pelo governador provincial, Isaac dos Anjos, por membros do governo local, entidades religiosas, autoridades tradicionais e representantes da comunidade de Portugal em Angola.
Cavaco Silva, que se faz acompanhar também do ministro angolano da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, foi abrilhantado por dança tradicional pelo grupo Kataleko.
Durante a sua estadia na província, o responsável irá presidir à cerimónia de encerramento de um fórum empresarial entre homens de negócios de Portugal e de Angola, que vão abordar a oportunidade de investimento em diversos domínios. Cavaco Silva visitará pontos turísticos da província concretamente a estátua do Cristo Rei e a Serra da Leba.
No quadro da jornada, a primeira dama de Portugal Maria Cavaco Silva desloca-se ao Hospital Central do Lubango, onde fará a entrega de bens diversos.
Para a recepção do presidente Aníbal Cavaco Silva, que se desloca no final da tarde de hoje a província de Benguela, o governo provincial da Huíla decretou tolerância de ponto no período das 11 às 17 horas de hoje, o que permite o registo nas distintas ruas de cidadãos português e angolanos a aplaudir este estadista.
O Chefe de Estado luso está em Angola a convite do seu homólogo angolano, José Eduardo do Santos. Participará da VIII Cimeira dos Chefes dos Estado da CPLP a decorrer na próxima sexta-feira.

CPLP


Presidência angolana terá efeito multiplicador


O secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Tomaz Salomão, acredita que a presidência de Angola na CPLP vai ter um efeito multiplicador na região austral e a nível da lusofonia.
"Angola, que passou por dificuldades e vicissitudes muito difíceis, tem enormes potencialidades que seguramente culminarão com o país a cumprir com as suas responsabilidades que lhe cabem, no quadro CPLP ", asseverou o secretário executivo da SADC em entrevista à Angop.
Relativamente ao tema da VII Cimeira da CPLP a decorrer em Luanda sob o lema "Solidariedade na Diversidade", o moçambicano Tomaz Salomão defende ser necessário continuar com espírito de solidariedade, porque a história dos povos é construída com base na solidariedade. "Somos os países que somos, temos as soberanias que temos, mas tudo isso resultado da solidariedade", acrescentou.
Como secretário executivo da SADC, augura que as relações com a sua congénere lusófona e agora com a presidência de Angola, se fortifiquem cada vez mais, trabalhando juntos, continuando com a troca de informação com vista a construírem a paz e olharem juntas para o bem estar dos cidadãos que vivem nos seus países.
Angola é membro fundador da SADC e nela faz ainda parte Moçambique que também pertence a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Banca

BFA vai abrir mais sete agências

O Banco de Fomento Angola (BFA) vai inaugurar, até o final deste ano, mais sete agências bancárias em algumas capitais províncias e municípios do país. A informação foi adiantada pelo presidente da comissão executiva da instituição bancária, Emídio Pinheiro, durante a abertura da 27ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA).

Emídio Pinheiro, sem adiantar os nomes das províncias, referiu que o banco está a procurar crescer com Angola para o desenvolvimento económico e social do país.

Segundo o presidente, o BFA está a participar na FILDA, de forma a colaborar com o empresariado nacional e internacional, acrescentando que o banco está ao lado dos empresários, das empresas e de Angola, reafirmando a sua colaboração e apoio aos seus investimentos e contribuindo no processo de expansão e crescimento do país e da banca.

Referindo-se à visita do chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva à Angola, Emídio Pinheiro disse que a mesma é importante para o estreitamento das relações sociais, políticas, económicas dos dois países. “É visível que as relações saem mais fortalecidas, atendendo as declarações do Presidente José Eduardo dos Santos e do estadista português” frisou.




Filda 2010

Sector industrial vai mudar economia

A indústria é o sector que vai transformar a economia de Angola por ser dos ramos que cria maior número de empregos e mais bem remunerados. O ministro da geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David, esclareceu a sua posição no final da visita do presidente de português, Aníbal Cavaco Silva, ao salão de exposição do seu país, local onde se comemorou o dia dedicado a Portugal na FILDA 2010.

“Esperamos que a FILDA2010 seja uma amostragem do que está a acontecer na economia angolana”, defendeu na ocasião, a respeito da 27ª edição da Feira.

Por outro lado, referiu que a visita de Cavaco Silva à Feira veio aumentar o entusiasmo e a vontade dos portugueses investirem e participarem no desenvolvimento económico de Angola. O ministro disse que as empresas portuguesas devem investir e participar no bem-estar social das populações angolanas.

Portugal está representado, no pavilhão 6 da FILDA, por 107 empresas de vários ramos de actividade económica – o maior número de expositores do evento. O certame é uma feira de negócios que junta anualmente, desde 1983, empreendedores nacionais e estrangeiros para expor produtos e serviços, assim como estabelecer contactos para negócios.

A feira está a ser organizada pela FIL- empresa de capitais públicos, constituída em 2007, com a finalidade de promover as potencialidades do mercado angolano, por forma a angariar investimentos directos.

O parque de feiras está implantado numa área de 3,4 hectares de terreno. A área de exposição tem cinco pavilhões com dimensões entre os mil e os cinco mil metros quadrados, adequando-se às necessidades dos diferentes certames e eventos.

Saúde


Hospital "Agostinho Neto" será pólo de Pós-graduação
A direcção do Hospital Central do Lubango "António Agostinho Neto", na província da Huíla, pretende transformar a instituição num pólo de pós-graduação. O objectivo é que os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume concluam a sua formação sem necessidade de se deslocarem para outras províncias. Em declarações à hoje Angop, a propósito da assinatura de um protocolo de cooperação com o Hospital da Universidade de Coimbra, a celebrar-se hoje, o director daquela unidade hospitalar, Henrique Chipenda, disse haver condições para a prática de investigação e alguns poderão começar a fazer os seus estágios na mesma instituição. "A partir do terceiro ano, os estudantes poderão começar a familiarizar-se com o ambiente do hospital, ao lidar com algumas patologias só vistas em teoria. Por isso, urge assinar-se o acordo no sentido de se recrutar especialistas docentes em medicina para ministrarem conhecimentos aos técnicos angolanos", realçou. De acordo com o interlocutor, pretende-se cooperar no âmbito da formação dos técnicos de saúde nas várias especialidades, sobretudo em Gestão Hospitalar, Imagiologia, Dermatologia, Cirurgia e Medicina Interna. A pretensão da unidade hospitalar consubstancia-se em trazer ao país alguns docentes especialistas estrangeiros para conferir formação aos profissionais da saúde na instituição e beneficiar de um curto estágio no exterior. Referiu, por outro lado, que a partir do terceiro ano, os estudantes da Faculdade de Medicina poderão começar as aulas práticas (estágios), numa instituição onde já alguns estagiários oriundos da universidade Jean Piaget desenvolvem as suas habilidades. O Hospital Central funciona com 64 médicos, dos quais 10 são angolanos e possui uma capacidade instalada de 520 camas.