Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ambiente


Educação ambiental para jovens

Oitenta jovens do município do Cazenga, em Luanda, estão a participar desde segunda-feira num seminário sobre educação ambiental, numa promoção do Ministério do Ambiente em parceria com a administração municipal. A formação decorre no salão nobre da Administração Municipal do Cazenga e prolonga-se até quinta-feira. A acção tem como finalidade capacitar os jovens para que se tornem activistas ambientais e transmitam a informação até às comunidades.

O seminário conta com a participação de estudantes, membros da JMPLA, da administração municipal e munícipes convidados.

Em representação do administrador municipal do Cazenga, Tany Narciso, o administrador adjunto, João Adão, destacou, em declarações à Angop, a importância da realização do seminário, uma vez que o ambiente é a base fundamental para manter uma vida saudável nas comunidades. João Adão aconselhou os participantes a tirarem o maior proveito da formação, apelando para que não deixem passar a oportunidade de se informarem sobre a importância da prevenção do ambiente, que é um bem para a humanidade.

Economia

Investimento privado superou mil milhões de dólares


Angola atingiu no primeiro semestre deste ano um investimento privado avaliado em 1,2 mil milhões de dólares. Segundo o coordenador da Comissão de Gestão da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime, os números deste ano - 1,255 mil milhões de dólares superaram os do mesmo período de 2009, que atingiu os 450 milhões de dólares.

O coordenador da ANIP adiantou a informação ontem, segunda-feira, durante um Fórum de Investimento e Negócios Angola-Japão, no âmbito da visita de uma delegação japonesa ao país, para promover parcerias comerciais entre os dois Estados.

Aguinaldo Jaime referiu que 64 por cento do valor investido é proveniente de capital privado nacional e 32 por cento é de origem estrangeira, todos aplicados na indústria transformadora, que deram emprego a 11 608 pessoas, fora do sector petrolífero. O responsável da ANIP apelou aos investidores para que se interessem também pela área da agricultura, potencial área geradora de empregos. "Hoje, os empresários estão a investir na indústria, deixando para trás o sector agrícola e gostaríamos de convidar-vos a investir na agricultura", apelou.

A delegação japonesa, chefiada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Osamu Fujimuro, deslocou-se a Angola para identificar novas áreas de investimento, tendo assinado vários acordos nomeadamente uma troca de nota para a modernização do Centro de Formação Profissional de Viana, estimado em 10 milhões de dólares (7,87 milhões de euros). Foi igualmente rubricado um acordo para a reabilitação da fábrica de tecidos Textang II, que impulsionará a produção de algodão. A delegação, que deixa hoje o país, negociou igualmente um acordo de protecção recíproca de investimento.

Basquetebol

Selecção nacional luta pelo apuramento


A Selecção Nacional de Basquetebol sénior masculino continua na corrida por um dos quatro lugares do grupo A, que dão acesso à segunda fase do mundial da Turquia. Apesar da derrota de ontem, segunda-feira, no pavilhão Kayseri Arena, ante a sua congénere da Argentina, por 70-91, ainda é possível conseguir o apuramento para a etapa seguinte.
Os atletas angolanos sofreram a segunda derrota em três jornadas, mas ainda assim tem possibilidades de atingir os oitavos, face ao posicionamento dos restantes concorrentes, numa série em que apenas a líder Argentina soma seis pontos e está praticamente qualificada.
Igualada em termos de pontuação (quatro pontos) com a Alemanha (próximo adversário), Angola depende exclusivamente de si, uma vez que as selecções da Sérvia e Austrália (ambas com cinco pontos) defrontam-se na quarta ronda e a tabela classificativa registará obrigatoriamente alterações, que poderão ser decisivas no final das contas.
Em caso de vitória sobre os alemães (jogo agendado para quarta-feira) e australianos, a equipa Angola garante presença entre as 16 melhores equipas da prova, pois totalizará oito pontos.

Porém, a tarefa não será fácil, tendo em conta a estatura e o potencial técnico-táctico dos adversários. A equipa nacional conta com a vantagem de melhores estatísticas.
O facto de a Alemanha encerrar a primeira fase diante da Jordânia, selecção que até então só tem cedido pontos, é bastante preocupante e “obriga” a que os comandados de Luís Magalhães vençam os germânicos, sob pena de verem anulados os seus propósitos na competição.

Lusofonia


Expo Xangai: Pavilhão angolano supera expectativas


O espaço de Angola na Expo Xangai 2010 registou até ao momento uma média de 28 mil a 30 mil visitantes por dia. Os curiosos que procuram o pavilhão, aberto a um de Maio, são de múltiplas nacionalidades. A informação foi veiculada por, Élio Gamboa, director do recinto, em entrevista à Angop.
O responsável explicou que o número foi crescendo paulatinamente e deveu-se em parte às diversas atracções presentes na representação angolana. A feira é já considerada a maior exposição de todos os tempos. “Nos primeiros meses começamos com uma média de 2500/dia, na primeira semana, na segunda os números subiram, na terceira idem e só depois do primeiro mês é que os números começaram a ser consistentes ”, confirmou.
O director de Comunicação e Marketing do pavilhão acrescentou que o país optou por levar um pouco da sua história, do seu passado, do presente e das perspectivas para o futuro. Élio Gambôa sublinhou que Angola tem transmitido a mensagem de que depois da guerra longa, o país está em paz, em franco desenvolvimento, aberto ao mundo, propenso a parcerias e aposta no desenvolvimento, na melhoria das condições e na elevação do nível de vida dos angolanos.“Não temos ainda “Better Life” (Vida Melhor) , nem a “Better City” (Cidade Melhor), lema da Expo 2010, mas estamos a trabalhar neste sentido", sustentou.
O director lembrou que pelo pavilhão já passaram, desde a abertura, uma série de individualidades nacionais e estrangeiras, destacando-se o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o presidente de Timor-Leste, Ramos Horta, o primeiro-ministro moçambicano e mais sete ministros do seu executivo e delegações ministeriais da Argélia, Quénia, Namíbia, Guiné Equatorial, Togo e Zâmbia.
A Expo Shangai 2010 conta com a participação de 240 países, territórios e organizações, sendo por isso, considerada uma das maiores até aqui já realizada.