Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Saúde


Mais de mil animais vacinados contra raiva


O Instituto de Veterinária, afecto à Direcção do Kwanza Norte da Agricultura, vacinou 1.783 animais, entre cães, gatos e macacos, no âmbito da campanha nacional de prevenção da raiva.
Em entrevista hoje à Angop, o técnico dos serviços de veterinária, Miguel Tunga, manifestou que a referida campanha, que arrancou no Kwanza Norte a 12 de Janeiro, decorreu numa priemira fase em dois dos dez municípios da província, nomeadamente Cazengo (sede provincial) e Cambambe.
O município de Cazengo imunizou um total de 891 animais e Cambambe 892 bichos.
Para a efectivação da referida campanha, o sector recebeu do Instituto Nacional de Veterinária cerca de 1.500 doses de vacinas.
Miguel Tunga explicou ainda que cinco técnicos garantem a vacinação animal na província e assegurou para breve a extensão da campanha aos restantes municípios da região. O responsável afirmou que não constatou nenhum caso de animal infectado com raiva durante a campanha. O técnico aproveitou a ocasião para apontar as principais dificuldades que a a província enfrenta neste sector, como o caso da falta de cartões para o registo dos animais vacinados, a exiguidade de técnicos e a falta de espaços para cães e gatos.

Indústria

Kwanza Sul recebe maior cerâmica do país


A maior fábrica de cerâmica do país, envolvendo um investimento de USD 50 milhões e totalmente detida por capitais angolanos, vai ser construída no Kwanza-Sul. As obras arrancam dentro de dois a três meses, prevendo-se que a nova unidade começará a laborar dentro de ano e meio. Segundo publica o jornal 'O País', a estrutura terá uma capacidade de produção diária de 500 toneladas de materiais cerâmicos, que se destinam à construção como o tijolo, a telha e a tijoleira aplicada na cobertura de chão. O financiamento do projecto está assegurado por financiamento bancário, prevendo-se que o "pay-back" (retorno do investimento) ocorra num prazo de três anos. A taxa interna de rentabilidade (TIR) rondará os 2o por cento.

O projecto permitirá ainda a criação de 50 empregos directos, 95 por cento dos quais serão preenchidos por mão-de-obra nacional. Os produtos saídos da nova fábrica serão colocados no mercado a preços bastante abaixo da concorrência. O objectivo desta infra-estrutura será a introdução de características diferenciadoras no sector da habitação no país. Segundo o director-geral da Opin Consulting, empresa responsável pela concretização do projecto, Luis Fernandes espera-se que ”a construção de habitação em Angola tenha maior qualidade”. Isto porque o tijolo de barro vermelho, que será produzido pela nova unidade industrial, apresenta uma qualidade superior ao tijolo de betão, o chamado tijolo de cimento, a que as empresas de construção actualmente recorrem. “Esperamos que a implantação desta nova fábrica no Kwanza-Sul possa conduzir ao surgimento de projectos idênticos noutras províncias”, esclareceu.

Justiça


Tribunais uniformizam serviços


O vice-ministro da Justiça defendeu, ontem, em Luanda, a necessidade de se fornecer um serviço público de justiça com maior qualidade. A edição de hoje do Jornal de Angola publica que João Monteiro afirmou, na abertura de uma reunião de trabalho com os magistrados municipais e juízes presidentes dos tribunais provinciais, que a qualidade dos serviços judiciais passa por uma melhor definição e clarificação da metodologia de trabalho.
O responsável pediu aos magistrados e juízes que direccionem as discussões para aspectos que garantam melhor funcionalidade dos tribunais. João Monteiro apelou para uma melhor definição das medidas, tendo em vista a uniformização dos critérios da sua actividade. Os participantes vão a reflectir sobre uma série de questões técnico-judiciais e processuais nas áreas penal, cível e administrativo. A apresentação e aprovação dos relatórios anuais, as férias dos tribunais e dos magistrados, a celeridade nas informações, os processos de reclamação em matéria Civil e Penal são temas discutidos na reunião, que termina amanhã.

Telecomunicações


Operadoras portuguesas estabelecem parceria com Unitel



Duas operadoras portuguesas de telemóveis estabeleceram uma parceria com a Unitel para disponibilizarem o conhecido sistema 'roaming' na nação africana. A TMN e a Optimus dispõem desde Fevereiro de 'roaming' de dados em Angola (sistema GPRS).
Segundo a TMN, «os clientes utilizadores de banda larga móvel TMN e Sapo já podem aceder à Internet no seu computador ou telemóvel através de ofertas desde 0,41 euros por 100 kilobits por segundo», cita a agência de notícias portuguesa Lusa. Também a Optimus passou a disponibilizar o serviço naquele país africano, «quer através do telemóvel, quer através das placas Kanguru», esperando beneficiar «todos os clientes que tenham interesses em Angola».

Conselho de Ministros

"Tolerância zero" para má gestão




O Conselho de Ministros reuniu durante o dia de ontem, em Luanda, com os 18 governadores provinciais para analisar e apresentar a Lei Quadro da Administração Local e a Lei da Probidade Administrativa, que visa combater o enriquecimento ilícito. Esta é a segunda reunião do Conselho de Ministros após a tomada de posse do novo Executivo, que contou pela primeira vez com a presença dos dirigentes das provinciais. Na reunião, o Executivo liderado por José Eduardo dos Santos voltou a debater o combate à corrupção e má gestão do erário público, a grande aposta do Presidente da República.

Numa nota divulgada à imprensa, os serviços de apoio ao Conselho de Ministros explicam que a nova Lei Quadro da Administração Local vai reger o lado "administrativo e funcional" dos órgãos administrativos locais, incluindo os governos provinciais, em conformidade com a nova Constituição, que recentemente entrou em vigor. O Conselho de Ministros voltou a analisar a Lei da Probidade Administrativa, que inclui a administração local na política de "tolerância zero". Com esta lei, que tem como objectivo fundamental moralizar a administração do Estado, o José Eduardo dos Santos pretende que o estatuto moral dos servidores do Estado seja uma garantia para a gestão eficaz e correcta do erário público.