Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 3 de março de 2010

Saúde

Programa de combate à malária distribui mais de 150 mil mosquiteiros

Desde Janeiro deste ano, estão a ser distribuídos 156.400 mosquiteiros pelas 454 unidades hospitalares existentes na província da Huíla. A iniciativa é do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias e insere-se no âmbito do programa de combate à malária.

Em declarações à Angop, no Lubango, o oficial do programa de combate à malária, Lelo Zola, referiu que deste lote, 84.039 estão a ser distribuídos a mulheres grávidas e a 72.274 a mães de menores de cinco anos e os restantes estarão em stock nestas unidades. Para além da entrega dos mosquiteiros impregnados, o oficial adiantou que estão a ser distribuídas quantidades não especificadas de anti-palúdicos, nomeadamente, fansidar, paracetamol, albendazol e cápsulas da vitamina A.

Lelo Zola informou que a Direcção de Saúde Pública entregou 49.299 mosquiteiros à unidades hospitalares da cidade do Lubango, 14.900 em Caconda, 13.900 na Chibia, 13.100 na Matala, 12 mil na Jamba, 11.100 nos Gambos.

Acrescentou que ainda serão distribuídos 9.800 nas unidades de Quipungo, 6.700 no Kuvango, 6.400 em Caluquembe, 5.100 em Quilengues, 3.100 na Cacula, 3.400, 3.100 em Chicomba.

Com apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o responsável referiu que a intenção é de reduzir os índices de casos da doença no seio das comunidades, por isso vai realizar em Março uma campanha sobre a importância do uso de mosquiteiros.

Desminagem


Itália doa 400 mil euros ao INAD


O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) recebeu pela embaixada da Itália em Angola 400 mil euros para apoio a desminagem no país. O montante foi disponibilizado no âmbito da cooperação existente entre os governos de Angola e de Itália.
Em declarações à imprensa, o embaixador da Itália em Angola, Giuseppe Mistretta, mostrou-se satisfeito e adiantou que esta não é a ultima ajuda que o seu país vai doar a Angola. Serão doados 200 mil euros, correspondentes a 300 mil dólares, ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a assistência a desminagem no país. O embaixador mostrou-se satisfeito pelo projecto se transformar numa realidade, realçando ser difícil a transformação de ideia em plano concreto.
Por sua vez, o director-geral do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Leonardo Severino Sapalo, considerou a doação como uma mais valia, informando que a mesma vai facilitar a potenciação das equipas de desminagem nas brigadas mecanizadas e manuais. Destacou ainda a sua acção para a província de Kuando–Kubango, sem menosprezar as restantes do país que se encontram minadas.
Para ele, o gesto é uma clara demonstração de confiança do Governo italiano no trabalho realizado em Angola, particularmente por esta instituição, no tocante a localização, remoção e destruição de engenhos explosivos. Leonardo Sapalo enalteceu o esforço do governo angolano no que toca a reconstrução, harmonização da vida económica do país. O director disse ainda que um dos maiores obstáculos das minas é o não conhecimento lógico do perímetro do território minado, referindo-se igualmente a constrangimentos pontuais que são de âmbito de gestão.

Indústria


Ministro da Indústria inaugura fábrica de betão

O ministro da Indústria e Minas, Joaquim David, inaugurou ontem, no pólo industrial de Viana, em Luanda, uma fábrica de “betão armado” com capacidade para mil e 200 toneladas/dia, que é propriedade da empresa “Afritrack Angola Lda”.

Em declarações à Angop, no final da cerimónia, o governante defendeu que a fábrica vai contribuir para o programa do Governo angolano de construção de um milhão de casas. A estrutura vai incrementar a produção de materiais de construção, estando vocacionada para o fabrico de tijolos, janelas e portas.

A unidade vai contribuir para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos 500 trabalhadores que emprega. O município de Viana tem uma superfície de 1.343 quilómetros quadrados e possui mais de dois milhões de habitantes. Situa-se a sudoeste de Luanda, sendo limitada a norte pelos municípios de Cazenga e Cacuaco, faz fronteira a leste com o município da Quissama (província do Bengo) e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Violência Doméstica

OMA quer aprovação rápida da lei


A secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), na Lunda Sul, Maria de Fátima Munhica, referiu ontem em Saurimo, que a organização deve unir esforços para que a legislação sobre a violência contra a mulher seja aprovada pelo parlamento o mais breve possível, de forma a sancionar seriamente os infractores.
A responsável fez esta afirmação durante o acto provincial das comemorações do dia 2 de Março, realizado sob o lema “Mulheres Angolanas, mais rigor, mais transparência, melhor governação” e apelou para que a sociedade angolana aposte no combate a todas as formas de violência contra a mulher. “Nenhum costume, tradição ou religião pode justificar um tratamento cruel e degradante que é usado para propalar a violência contra a mulher”, reiterou.
Na ocasião, Fátima Munhica apelou às mulheres a estudarem a nova constituição como documento que regula os direitos e garantias dos cidadãos, e organiza as leis que vão ditar os princípios, regras, normas e valores como factores de unidade nacional. A responsável sublinhou que a mulher angolana nos últimos momentos alcançou vitórias rumo a um futuro diferente e reconhece-se também que entre os desafios são notórios os sucessos alcançados na sua comparticipação no processo de alfabetização.