Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Economia

Dois milhões de dólares para investimento privado


O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), actualmente com um capital na ordem de USD 6,3 biliões, anunciou nesta quarta-feira, em Luanda, que tem disponíveis recursos no valor de dois biliões de dólares para financiar projectos do sector privado, no período 2010/2014.
Neste quadro, o BAD promoveu quarta-feira na capital angolana um seminário com empresários angolanos para falar das oportunidades de negócios, dos produtos e das iniciativas de apoio ao sector privado.
Os debates de quarta-feira, entre os representantes do Banco Africano de Desenvolvimento e do sector privado angolano, vão permitir à instituição traçar estratégias de financiamento para o ciclo económico 2010/2014.
Na sua intervenção, o economista líder do Banco Africano de Desenvolvimento para Região Sul, Martim Septime, disse que a instituição definiu como áreas prioritárias de actuação "infra-estruturas económicas, ensino superior, boa governação e apoio ao sector privado.




O seminário, primeiro do género realizado no país, visou dar a conhecer ao privado angolano as oportunidades que o BAD pode propiciar aos empresários e empreendedores angolanos, a metodologia de acesso e os critérios de selecção dos concorrentes aos créditos disponíveis.
Ao proceder à abertura do encontro, a governadora do BAD para Angola e ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, exortou o sector privado para uma participação pró-activa no processo de reconstrução nacional.
Destacou o papel e a importância da banca e do BAD, em particular, na concessão de créditos aos empresários angolanos do sector privado, de forma dirigida, para dotá-los de capacidade financeira para o desenvolvimento da sua actividade.
Ana Dias Lourenço realçou a necessidade do sector financeiro apoiar "as actividades privadas que se mostrem realmente promissoras do ponto de vista da geração sustentável de mais emprego e rendimento".
A ministra do Planeamento sustentou que "o crédito precisa de estar disponível de forma abundante, e ao mesmo tempo criteriosa, selectiva e direccionada para as actividades privadas que se mostrem realmente promissoras, do ponto de vista da geração de mais emprego e rendimento.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) foi criado em1964, tem actualmente 77 membros, sendo 53 países africanos e 24 não africanos. Emprega pelo menos 1500 funcionários.

Futebol

CAF sorteia Liga de Clubes e Taça


A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteia hoje, em Bamako, Mali, as fases preliminares da Liga dos Clubes Campeões e a Taça da Confederação. O Petro de Luanda, campeão angolano, vai estar presente na Liga dos Campeões, ao passo que o 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola, disputará o troféu Nelson Mandela. A liga e a Taça CAF começam a ser disputadas a partir de Fevereiro de 2010.

Após a competição interna, o Girabola e Taça de Angola, vencidos pelo Petro e o 1º de Agosto, os representantes angolanos continuam a preparar-se, aguardando pelos adversários das provas africanas.

Saúde

Sindicato dos enfermeiros nasce no Kwanza Norte


O Sindicato dos enfermeiros do Kwanza Norte é proclamado nesta sexta-feira, em Ndalatando, numa cerimónia que será orientada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Enfermeiros de Angola (SINDEA), Nicolau Dueia. O secretário executivo do movimento sindical da região, José Fernandes Matias adiantou à Angop que durante o acto vão estar presentes centenas de enfermeiros, que vão eleger um secretariado executivo de cinco membros, incluindo o respectivo secretário provincial, e os demais órgãos sociais da organização sindical.
O corpo sindical é composto por mais de 1.850 filiados que exercem a profissão de enfermagem em diversas unidades sanitárias do Kwanza Norte. Com esta proclamação, eleva-se para 10 o número de representações provinciais do SINDEA, implantadas nas províncias de Luanda, Kwanza Sul, Benguela, Huíla, Cunene, Namibe, Moxico e Lundas Norte e Sul.
O Sindicato dos Enfermeiros de Angola foi proclamado em 1999 e tem ainda núcleos nas províncias de Malanje, Uíge e Cabinda. A dignificação da classe e a melhoria das condições sociais e de trabalho são alguns dos principais objectivos da organização.

Violência Doméstica

Ministério da Família cria Projecto-Lei Contra Violência Doméstica




O Ministério da Família e Promoção da Mulher (Minfamu) criou um Projecto Lei Contra a Violência Doméstica, que se destina a produzir mecanismos jurídicos para impedir e prevenir o surgimento de actos que lesem a integridade física ou moral de qualquer membro da família.
Esse facto foi avançado pelo director do Gabinete Jurídico do Minfamu, Adriano Gaspar, durante a apresentação do tema sobre ”A violência doméstica e seus efeitos”, no primeiro dia da Conferência Nacional sobre Direitos Humanos, que decorre em Luanda e termina hoje. A Angop avança que o jurista referiu que o projecto está já remetido ao Secretariado do Conselho de Ministros para a sua aprovação e posteriormente será entregue à apreciação da Assembleia Nacional. Recorde-se que o documento foi levado a consulta pública.
O responsável referiu que a futura Lei prevê a criação de gabinetes especializados de atendimento às vítimas, assegurando desta forma a continuidade dos Centros de Aconselhamento para o apoio psicológico e jurídico das vítimas e seus familiares.
A nova Lei fomentará o combate da violência doméstica, esperando-se que torne sólida a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, fundamentada no respeito dos Direitos Humanos. Defendeu ainda a necessidade da aprovação, por parte do Governo, de um Plano Nacional Contra a Violência Doméstica cujo objectivo é criar sistemas de investigação para elaborar estudos, recolha e tratamento de dados estatísticos sobre as principais causas da violência no meio familiar.
Acções de protecção a favor das vítimas de violência, como desenvolver uma base de dados com vários parceiros sociais, criação de uma linha telefónica 24/24 horas para o atendimento das vítimas, entre outros aspectos que concorrem para redução dos casos de violência domésticas no país fazem ainda parte dos propósitos do Plano Nacional Contra a Violência Doméstica.
Participaram do encontro, realizado pelo Gabinete do Ministro Sem Pasta, governantes, políticos, deputados, académicos, representantes de organizações não governamentais ligadas ao combate contra a violência doméstica, entre outras individualidades.

Segurança


Bombeiros recebem formação em emergência aeronáutica

Uma acção formativa em emergências em casos de acidentes aéreos abrangeu 21 membros dos Serviços de Bombeiros.
Em declarações à Angop, o comandante da unidade do Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", Victoriano Joaquim, fez saber que o referido curso, com duração de cinco semanas, enquadra-se no programa da corporação para responder eficazmente a situações de sinistralidade nos aeroportos do país e zonas adjacentes, sobretudo durante a realização do Campeonato Africano das Nações em futebol, OrangeAngola-2010.
A acção formativa decorreu no centro de instrução da ENANA, tendo contado com especialistas nacionais que leccionaram para um grupo de efectivos provenientes de várias províncias do país, particularmente das zonas que vão albergar a competição continental. Victoriano Joaquim considerou que a sua unidade está bem estruturada para prevenção e salvamento em casos de acidentes de aviação ou outras emergências, concorrendo também, para tal, uma constante comunicação com a torre de controlo. Segundo o comandante, o grupo tem pessoal formado pela Cruz Vermelha de Angola, para os primeiros socorros em caso de algum acidente aeronáutico e não só. “Apesar de registarmos ainda um défice no kit dos primeiros socorros, temos um centro médico que funciona permanentemente com uma equipa médica constituída por um médico e dois enfermeiros”, sustentou.
Contudo, aconselhou as pessoas a construírem as suas residências centenas de metros além do perímetro dos aeroportos, evitando-se assim possíveis tragédias em casos de acidentes aéreos. “Foi quase um milagre o que se passou com a aeronave da força aérea, que se despistou na zona do Catinton, ficando a escassos metros das residências. Devemos ter consciência de que ali e noutras zonas circundantes dos aeroportos não devem ser edificadas moradias”, reiterou.
De acordo com a fonte, neste momento a unidade de bombeiros do aeroporto internacional de Luanda conta com três viaturas para extinção de incêndios, duas ambulâncias para casos de emergências, e o seu efectivo é composto por 83 pessoas, divididas por diversos escalões (bombeiros, mecânicos entre outros).