Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Imobiliário

Analistas discutem regulamentação do sector


A iniciativa do Ministério do Urbanismo e Construção em regulamentar o sector da habitação, através da discussão pública de diplomas normativos, foi hoje, quinta-feira, em Luanda, considerada indispensável face à acentuada procura que se registou nos últimos oito anos.

Em declarações à Angop, especialistas do sector destacaram a realização este ano dos fóruns para a recolha de contribuições sobre Mediação Imobiliária, Arrendamento Urbano, Cooperativas de Construção e Habitação e de Habitação Social, que visam assegurar a transparência na actuação dos intervenientes e salvaguardar a qualidade dos serviços prestados.

O arquitecto Geraldo Afonso disse que os diplomas em discussão vão contribuir para a reorganização dos preços praticados no mercado imobiliário nacional, para pôr fim à especulação e facilitar o acesso à habitação através do aumento da oferta do número de imóveis. Segundo o responsável, este exercício surge tardiamente porque, em termos de política habitacional, o arrendamento se afigura como alternativa à aquisição de casa própria.

Quanto à isenção de impostos aduaneiros sobre os materiais de construção, referiu que a medida facilitará a obtenção de residências próprias por parte da população, estimulando a redução dos valores aplicados sobre as moradias.

Por seu lado, o arquitecto Benga Pedro frisou que a discussão dos ante-projectos deve ser complementada por uma maior fiscalização dos agentes imobiliários e das empresas que comercializam materiais de construção, no sentido de acautelar as especulações nos preços.

O assessor jurídico do Ministério do Urbanismo e Construção, João Bessa, revelou que os projectos-lei surgem para regular o mercado imobiliário e facilitar o acesso dos cidadãos à habitação. O responsável referiu que a legislação vai definir mecanismos de fiscalização da actividade, combatendo actividades clandestinas e salvaguardar os direitos dos intervenientes.

Desporto


Hervé Renard é o novo seleccionador


O técnico francês Hervé Renard é o novo treinador da selecção angolana de futebol. A escolha foi divulgada hoje em conferência de imprensa, em Luanda.

O treinador tem contrato válido por dois anos, renovável, e foi apresentado esta manhã durante a conferência de imprensa realizada na sede da federação angolana da modalidade.

Hervé Renard esteve em Angola em Janeiro no CAN2010 ao serviço da selecção zambiana, com a qual chegou aos quartos-de-final.

Educação


Diplomata sugere aposta no ensino da língua inglesa


O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Dan Mozena, aconselhou o Governo angolano a apostar no ensino da língua inglesa, considerando-a "capaz de ajudar o país a desempenhar o seu papel legítimo de líder da África central e austral, assim como no mercado internacional".

Dan Mozena proferiu estas declarações na cerimónia de entrega simbólica de um donativo de livros de inglês ao Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), adstrito à Universidade 11 de Novembro (UON), visando a criação de um Departamento da Língua Inglesa na instituição.

O responsável defendeu que o país é uma potência emergente em África, situação reconhecida pela secretária de estado americana, Hilary Clinton. "Angola é uma potência emergente em África nos domínios económico, diplomático e político. A secretária de estado reconheceu esta realidade quando se deslocou a Angola para a criação de uma parceria estrégiaca", realcou.

O reitor da UON, Kianvu Tamu, agradeceu o gesto da embaixada dos EUA, tendo reconhecido a importância do inglês no domínio das ciências, pelo que concordou com a criação de um departamento de língua inglesa na instituição.

Oceanos


Ministro anuncia reforço do patrulhamento marítimo


O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, referiu ontem, quarta-feira, em Benguela, que pretende reforçar as medidas de fiscalização das águas marítimas nacionais, estando prevista a entrada em actividade de novos equipamentos de patrulhamento.

À margem da visita à província de Benguela, o ministro garantiu à imprensa que se encontra em curso o plano de aquisição de embarcações e outras técnicas em quantidades suficientes para controlar a costa marítima angolana em sua extensão, devendo ficar concluído este ano.

De acordo com o ministro, o sector das pescas é um dos que está a merecer maior atenção da sua direcção juntamente com a agricultura e o desenvolvimento rural. O responsável considera que se tratam de área geradoras de centenas de postos de trabalho, que garantem o desenvolvimento socioeconómico das famílias e do Estado.
No primeiro dia da visita, que se prolonga até amanhã, Pedro Canga inteirou-se do funcionamento do Centro de Investigação Marinha do Lobito, onde foi informado sobre algumas dificuldades que os técnicos enfrentam para a realização das actividades de pesquisa do biomassa das diversas espécies marítimas.

Pedro Canga visitou ainda a cooperativa de pescadores da povoação da Damba Maria, onde foram apontadas falhas ao nível da falta de embarcações a motor, material como anzóis, redes e bóias. O ministro prometeu estudar os assuntos apresentados.

Energia

Reabilitação da rede eléctrica custa 37 milhões de euros


O Governo está a despender 37 milhões de euros na reabilitação e expansão da rede energia eléctrica de média e baixa tensão do município do Amboim, província do Kwanza Sul.

O administrador da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) para área de distribuição e comercialização, Job Vilinga, afirmou à Angop que o plano, cuja execução está a cargo da empresa espanhola Elecnor, está enquadrado no programa de investimentos públicos do Governo angolano. "O projecto caminha a bom ritmo, neste momento a execução está a 70 porcento," disse à margem da visita da ministra da energia e águas, Emanuela Vieira Lopes, acrescentando que dentro de "dois meses será concluído".

Neste sentido, acrescentou que o investimento tem como finalidade garantir o fornecimento de energia eléctrica com qualidade para a Gabela e permitir a ligação de novos consumidores das zonas peri-urbanas.

O trabalho, segundo a fonte, abarca a instalação de cabos subterrâneos, subestação, postos de transformações. Sob responsabilidade da empresa espanhola, está igualmente a ser executada a construção de uma linha média tensão do Porto Amboim/Longa, numa extensão de 75 quilómetros, que se encontra na fase final e vai suportar programas agro-industriais.