Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 27 de abril de 2010

Desporto

Sandro Carvalho vence primeira prova do Motorsport Vodafone


Sandro Carvalho, piloto angolano da Benimoto Suzuki Cetelem,venceu a primeira prova na classe Promo1000, no último sábado. Na primeira sessão de treinos cronometrados já tinha conquistado a pole-position, com um tempo de 1.49,6.
"Foi óptimo. Esta vitória é o culminar de um grande trabalho de pré-época, viemos para o Estoril confiantes, pois os testes efectuados tanto em Braga, como em Portimão correram bem, consegui adaptar-me à nova mota. Tive uma grande ajuda do team Benimoto, do Ricardo Alcantara das suspensões extreme-tech e do Luís Carreira, tal como do Sérgio Santos e Zé Pedro. Vamos continuar a tentar alcançar resultados como este, no proximo dia 16 de Maio, temos a segunda prova do campeonato, vai ser Braga, um circuito muito tecnico, vamos dar o nosso melhor. Quero agradecer os meus patrocinadores, Semba Comunicação, Transmad Lda, Valéria Tours", revelou o atleta.

Diplomacia


Presidente burundês em Luanda


O Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, que chegou ontem, segunda-feira a Luanda para uma visita oficial de 24 horas (inserida no programa de visitas a alguns países africanos), foi recebido na manhã de hoje, terça-feira, pelo homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda. Nkurunziza foi recebido com honras militares.

Os presidentes angolano e burundês encontram-se neste momento num encontro à porta fechada, onde serão abordadas questões relacionadas com a cooperação bilateral, em vários domínios. O líder do Burundi foi eleito em 2005 e prepara a recandidatura para o segundo mandato nas eleições presidenciais, marcadas para 28 de Junho e que contam com mais onze candidaturas.




Lusofonia

Produção lusófona em cena no FESTin


O FESTin - Festival Itinerante da Língua Portuguesa - foi hoje, terça-feira, apresentado em conferência de imprensa, que decorreu no hotel NH Liberdade, em Lisboa e que contou com a presença de alguns realizadores.

A primeira edição decorre de 4 a 9 de Maio, no cinema São Jorge, em Lisboa (Portugal). O festival insere-se na programação da Semana Cultural da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e visa divulgar a criação das artes cinematográficas dos países membros, procurando lançar e promover novos cineastas. Assim, durante seis dias serão exibidas as mais recentes produções dos Estados da CPLP, em que o filme de estreia é da autoria do moçambicano Sol de Carvalho.'O Jardim de Outro Homem' é o nome da obra do realizador que já venceu o Pan African Award Best Feature no Festival du Film Panafricain de Cannes e o Festival des Afrique e des Iles. 'O Paraíso Perdido de África' (Gorongoza), também de Moçambique é uma produção da National Geographic e venceu dois prémios no Festival de Filmes de Turismo de Riga (Letónia).

O Brasil participa com diversas películas, entre elas 'Foliar Brasil', realizado por Carolina Paiva, 'O Grão', de Petrus Cariry e 'Travessia', de João Batista de Andrade. Portugal apresente 'O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos' (participação do realizador Jorge António) e 'Luanda a Fábrica da Música', ambos uma co-produção com Angola.

O certame encerra com a entrega de prémios e a exibição do documentário 'Contratempo', realizado pela actriz brasileira Malu Mader. Durante a semana, serão desenvolvidas actividades extra, como debates e dois workshops: 'Documentário para TV - Um novo modo de produção' (orientado por Claufe Rodrigues - Rede Globo) e 'Videoperformance - Arte Vjing' (leccionado por Calebe Pimentel). As inscrições são gratuitas, estando disponíveis no site do FESTin: www.festin-festival.com.


Agricultura

Governo distribui alfaias agrícolas


O governo da província do Huambo distribuiu ontem, segunda-feira, alfaias agrícolas para os agricultores das 13 comunas da região. O objectivo consiste em reforçar a capacidade produtiva.

A Angop noticia que os meios vão complementar os tractores disponibilizados em 2009 e que se encontravam parados desde esse período devido à falta dos respectivos acessórios. Os novos equipamentos vão abranger as comunas do Lepi, Catabola e Chilata (município do Longonjo), Mundundo e Cacoma (Ukuma), Chiaca (Tchinjenje), Cambuengo (Mungo), Quipeio (Ekunha), Cuima, Catata e Calenga (Caála), bem como Calima e Chipipa (Huambo).

A cerimónia de entrega, organizada pela Direcção Provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, decorreu ontem à tarde e contou com a presença do governador da província do Huambo, Faustino Muteka. O governador aproveitou a ocasião para se dirigir aos administradores das comunas e reiterar que deseja ver as "máquinas no terreno e os seus resultados deverão ser visíveis também no aumento das áreas de cultivo e nas colheitas". O responsável efectuou ainda uma visita aos armazéns da direcção da cultura, onde encontrou toneladas de fertilizantes, moinhos, motobombas, machados, enxadas e catanas em quantidades insuficientes para cobrir as necessidades do elevado número de camponeses da província. A sua visita insere-se na preparação da próxima campanha agrícola (agendada para Setembro).


Cultura


Road Show Blue actua no Namibe e Lubango



O projecto musical “Road Show Blue” vai promover dois espectáculos nas províncias do Namibe e da Huíla, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, respectivamente. O certame tem como cabeça de cartaz o músico Heavy C. A organização conta ainda com a participação do grupo Vagabanda e dos artistas locais.
A tournée arrancou a 1 de Abril, tendo já passado pelas cidades do Uíge, Ndalatando, Kuito, Huambo e Ondjiva. O espectáculo de musica vai percorrer as dez províncias até ao início do próximo mês. De acordo com Eurico Feliciano, responsável pelo marketing da Refriango, empresa promotora do certame, a iniciativa tem tido um enorme sucesso, contando com a participação de milhares de pessoas.
O responsável lembrou à Angop que o objectivo do “Road Show Blue” consiste em proporcionar momentos de alegria ao público das províncias. “Levamos a marca Blue para junto do coração de todos os angolanos. A animação começa uma semana antes de cada espectáculo, com a chegada de um trio eléctrico que percorre as ruas das localidades, passando música e fazendo passatempos e concursos junto da população”, explicou.
O “Road Show Blue” pretende evidenciar a responsabilidade da Refriango para com os seus consumidores espalhados pelo território nacional, proporcionando espectáculos com uma figura conhecida da música nacional.