Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pesca


Vice-ministra entrega embarcações pesqueiras no Kwanza Norte



A vice-ministra das Pescas, Vitória de Barros, visita hoje o município da Banga, na província do Kwanza Norte, com o intuito de entregar embarcações de pesca a pescadores locais.
De acordo com a Angop, a governante vai manter também um encontro com pescadores da lagoa "Mona Sanje", a única da região, e com as autoridades municipais, seguindo depois a cerimónia de entrega dos referidos meios. Do programa de trabalho de Vitória de Barros consta ainda a entrega simbólica aos camponeses da Banga de novas estacas de mandioqueira, resistentes a pragas e viroses.
A vice-ministra cumpre desde quarta-feira uma visita de trabalho à província do Kwanza Norte, consubstanciada entrega de embarcações a pequenas cooperativas de pescadores, nos municípios da Banga e Cambambe, inserido no programa do Governo de combate à fome e à pobreza, através do fomento da pesca continental.
A vice-ministra regressa a Luanda amanhã, dia em que cumprirá primeiro uma jornada de campo na localidade de Ngolome, município de Cambambe.

Associações


Ingombota cria Conselho municipal da Juventude



A repartição municipal da Ingombota para os assuntos sociais e representantes de organizações não-governamentais juvenis, sedeadas na circunscrição, reúnem-se amanhã, para a criação do Conselho municipal da juventude, soube a Angop.
O chefe de repartição municipal para os Assuntos Sociais, António Mateus dos Santos, disse que no encontro serão criadas bases visando a eleição, ainda este ano, do Conselho Municipal da Juventude. Acrescentou que a Ingombota, com 21 associações juvenis, nunca teve qualquer organização juvenil do género.
Durante a reunião, serão debatidos temas como "o papel da juventude no município”, “ participação da juventude nas actividades ligadas ao CAN2010”, e “agente cultural municipal na ocasião da realização do CAN”.
Participarão do encontro, representantes de associações políticas, de igrejas, e de grupos teatrais e de dança. Fazem parte do municipio, as comunas da Ingombota (sede), Ilha do Cabo, Patrice Lumumba, Kinanga e Maculusso.

Telecomunicações


AngolaTelecom apresenta sistema de telecomunicações doméstico de cabo submarino



A direcção da Filial de Cabinda da Angola Telecom, apresentou ontem, em Cabinda, o novo sistema de telecomunicações doméstico do cabo submarino, com a denominação Angola/Domestic Network sistems (Adones). O coordenador do “Adones”, Pedro Martins, afirmou que a apresentação do projecto, em Cabinda, tem como objectivo a partilha de informações com os utilizadores sobre a localização e composição do sistema instalado.
Conhecido vulgarmente como tecnologia de fibra óptica, estará interligada a uma distância de 300 metros no fundo do mar no corredor marítimo entre as províncias de Cabinda, Zaire (Soyo), Luanda, Kwanza Sul (Porto Amboim) e Namibe (Lucira), numa extensão de cerca de mil 800 quilómetros.
Pedro Martins explicou que o cabo está constituído por 12 pares de fibras, num tubo de aço mergulhado em gel e revestido por um conjunto de arames, igualmente, de aço, para sua protecção, isso tudo no fundo das águas marítimas angolanas.
Os custos do sistema ultrapassam os oito milhões de dólares norte-americanos. As previsões de funcionamento davam para Junho de 2008, facto que não aconteceu por ter se registado cortes no cabo. A implementação desta tecnologia em Cabinda, e em outras províncias do país, segundo inforamção da Angop, visa melhorar a capacidade e segurança nas comunicações, bem como reduzir os custos das chamadas telefónicas e ligações a Internet na região.
Entre os presentes a cerimónia estiveram o director da AngolaTelecom em Cabinda, Afonso Vaba, e o secretário provincial dos Transportes Correios e Telecomunicações, Otiniel Niemba da Silva.

Seminário

Agricultura promove primeiras jornadas Cientificas de Investigação Agronómica

As primeiras jornadas Científicas de Investigação Agronómica serão promovidas no decurso da primeira quinzena de Novembro, na província de Malanje, soube hoje a Angop, em Luanda, de fonte oficial do Ministério da Agricultura. Numa nota de imprensa, o Ministério da Agricultura informa que o evento visa divulgar os resultados dos trabalhos de investigação agrária, feita no país, com vista à transferência de tecnologia.
O evento decorrerá no Centro de Investigação e Treinamento de Malange, sob o lema “Ciência e Inovação Tecnológica rumo ao Desenvolvimento de uma Agricultura Sustentável”.

Construção


Edifício Kilamba apresentado em Luanda



O lançamento da primeira pedra do Edifício Kilamaba acontece hoje, em Luanda. No evento, estarão presentes várias individualidades do governo angolano e empresários.
Propriedade da Fundação Sagrada Esperança, a infra-estrutura, que será dotada com 26 pisos e três caves para estacionamento, localiza-se na Marginal de Luanda (frente ao edifício da Alfândega) e pretende assumir-se como um empreendimento imponente no panorama urbanístico da capital do país, uma vez que possui uma arquitectura moderna, de elevada plasticidade e visual agradável.
Segundo uma nota da instituição a que a Angop teve acesso, trata-se de um projecto imobiliário integrado no plano de desenvolvimento da Fundação Sagrada Esperança para o período 2009/2012, visando a construção da sua sede social.

Desporto

Angola perde duas vagas nas Afrotaças
A partir de 2010, Angola será representada nas competições africanas de clubes com apenas duas equipas, contra as habituais quatro dos últimos cinco anos, segundo a informação divulgada pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
De acordo com a Angop, uma das razões apontadas pelo órgão reitor do futebol continental é o facto dos "embaixadores" nacionais terem obtido pouco aproveitamento nas provas africanas, nos últimos cinco anos, levando a entidade a penalizar as equipas angolanas. Assim, o Petro de Luanda, campeão antecipado do Girabola 2009, é um dos representantes angolanos na Liga dos Clubes Campeões, enquanto a segunda vaga será ocupada, na Taça da Confederação, pelo vencedor da Taça de Angola. Até este ano, Angola levava quatro equipas às Afrotaças, sendo duas na Liga milionária e as restantes no troféu Nelson Mandela (terceiro classificado do Girabola e vencedor da Taça).