Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Crédito


Associados e cooperativistas reúnem-se no Bocoio


Os camponeses associados e cooperativistas do município do Bocoio (a 102 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela), reuniram-se recentemente com vista a analisar o projecto crédito agrário. A iniciativa parrtiu da União das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuária (Unaca) e de acordo com o presidente, José Correia, o projecto “crédito agrário” visa fundamentalmente apoiar os camponeses organizados em associações e cooperativas agro-pecuárias para desenvolverem uma agricultura mecanizada e sustentável.
O responsável, que orientou a reunião, informou, segundo avança a Angop, que a Unaca no município do Bocoio controla 36 associações de camponeses e 12 cooperativas agro-pecuária, num total de 10.675 associados.
Sobre a campanha agrícola 2009/2010 em curso, o presidente a Unaca no Bocoio espera uma boa colheita, tendo em conta a regularidade das chuvas.
Na presente campanha, os camponeses prepararam 11 mil hectares para o cultivo de milho, oito de feijão, seis de jinguba, quatro de mandioca e três mil hectares de hortícolas.

Economia

Polícia Económica reconhece melhoria nos serviços dos hotéis e similares



O director Nacional de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas (DNIIA), José Alexandre Canelas, reconheceu, hoje, em Luanda, as melhorias verificadas na qualidade dos serviços prestados pelas unidades hoteleiras e similares do país. O responsável acredita que este facto está relacionado com a aposta na formação dos trabalhadores dessas instituições.

Em declarações à Angop, o dirigente salientou que tem sido possível aferir essas melhorias nos serviços das instituições devido às inspecções, meios técnicos e à excelente capacidade dos recursos humanos da corporação. Destacou ainda que se torna necessário que as unidades prossigam com a aposta na formação do pessoal, porque a polícia tem constatado, durante as visitas de inspecção, que os defeitos estão relacionados com o desconhecimento de normas da actividade que praticam. “Se estas instituições apostarem cada vez mais na formação do pessoal, seguramente prestarão serviços mais adequado à sociedade,” sublinhou.





José Canelas garantiu que a polícia tem um plano operacional, consubstanciado na inspecção dos hotéis, restaurantes e similares, concretamente na verificação dos serviços, estado de saúde dos profissionais, condições de higiene, preços e aconselhamento de forma a prestar um serviço de qualidade. Por outro lado, tem sido possível determinar várias irregularidades na actividade económica e na prestação de serviços mercantis, devido ao aumento da operacionalidade da Polícia Económica e também da preparação de quadros mais competentes. Por isso, justificou, em 2009 foram detectados 900 casos de produtos contrafeitos, relativamente aos 410 de 2008.


Diplomacia

Africanos discutem situação internacional



O estado das relações bilaterais e assuntos relacionados com a situação internacional, com destaque para o continente africano, centralizaram o encontro de ontem, que decorreu em Luanda entre os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, da África do Sul, Jacob Zuma, da RDC, Joseph Kabila, da Namíbia, Lucas Pohamba, e da Zâmbia, Ruphia Banda.

Os estadistas deslocaram-se a Angola para fazer parte da cerimónia de abertura da Taça das Nações de Futebol Orange Angola 2010, que arrancou no domingo.

A Angop revela que fonte oficial contou à imprensa que os visitantes condenaram o recente ataque perpetrado em Cabinda pela Flec contra a selecção do Togo, "tendo-o considerado como um acto criminoso".

Reinserção Social

Reintegrados mais de 900 cidadãos expulsos da RDC



Trezentas e oitenta famílias, com um agregado de 990 pessoas, expulsos da República Democrática do Congo (RDC), foram reintegrados, no último fim-de-semana, nos municípios de Nambuangongo, Dande, Pango-Aluquém e Icolo e Bengo, província do Bengo, nas suas zonas de origem.
A directora da Assistência e Reinserção Social no Bengo, Anastácia Chilombo Vasconcelos, confirmou à Angop que do referido número 188 pessoas foram reassentadas no município de Nambuangongo, Ambriz (601), Dande (191), Pango-Aluquém (05) e Icolo e Bengo (05), respectivamente.
Recorde-se que 1.630 cidadãos repatriados da RDC se encontram concentrados desde o ano passado no Centro de Acolhimento de Lifune, comuna de Kicabo, município do Dande, província do Bengo. A responsável frisou que após o processo, o Governo vai continuar a prestar assistência humanitária, doando às famílias reintegradas bens alimentares diversos, utensílios de cozinha e roupa usada para colmatar algumas carências.
Segundo a directora, a Comissão Provincial de Reintegração Social está a trabalhar ainda para facilitar o acesso das crianças à escola, o registo civil, a distribuição de terras para o cultivo, kits agrícolas, bem como de terrenos para construção de moradias para uma reintegração condigna e facilitada. Os cidadãos reassentados nos seus municípios de origem estarão sob a responsabilidade das administrações locais.

Sociedade

Direcção da Família aposta na educação das comunidades


A directora da Família e Promoção da Mulher no Kwanza Sul, Maria da Felicidade Cardoso, anunciou, hoje, no Sumbe, que a sua instituição vai apostar este ano na educação das comunidades, com vista ao combate à violência doméstica.

Em declarações à Angop, Felicidade Cardoso sublinhou que as estatísticas sobre a violência no lar, revelam à sua instituição indicativos da necessidade de trabalhar, no sentido de proteger as famílias, sob pena de continuar a assistir à desintegração das mesmas. "Temos de lutar no combate à violência e outros males que afectam as famílias e nesta empreitada vamos trabalhar com os nossos parceiros sociais no que concerne aos direitos da mulher," argumentou. As secções municipais trabalham no projecto 'Angola Solidária', "que visa ao resgate dos valores morais". "Os resultados são positivos, pois temos efectuado palestras junto de instituições do Estado e privados, associações de camponeses, escolas e nas comunidades e estamos em crer que, se forem acatados os conselhos, então estaremos a dar o nosso contributo para o resgate dos valores morais e assim protegermo-nos de muitos males", rematou.

Durante o último ano, foram registados na província do Kwanza Sul 115 casos de violência doméstica.

CAN 2010


Hélder Martins estreia-se como árbitro


O internacional angolano Hélder Martins estreou-se, ontem, segunda-feira, na Taça de África das Nações Orange-Angola2010 como quarto árbitro no confronto entre a Cote d'Ivoire/Burkina Fasso (0-0), na abertura da série B, em Cabinda. A partida, disputada no estádio Nacional do Chiazi, foi comandada pelo tunisino Bennaceur Kacem, que teve ainda como primeiro e segundo assistentes, respectivamente, Hassani Bechir, também da Tunísia, e Champiti Moffat, do Malawi.

A participação de Hélder Martins, 32 anos, no CAN2010 marca a história da arbitragem nacional, quebrando um jejum desde 1996 na estreia de Angola em evento do género na África do Sul.

O jovem árbitro foi nomeado pela Confederação Africana de Futebol para apitar como juiz principal na 27ª edição do evento continental, à semelhança de Inácio Cândido, este último na condição de assistente.