Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Investimento


Sogester investe oito milhões de dólares em terminal


A Sociedade Gestora de Terminais (Sogester) investiu este ano, pelo menos, oito milhões de dólares norte-americanos na construção de um terminal provisório de segunda linha, na zona industrial de Viana, enquanto aguarda a conclusão do terminal definitivo que está a ser edificado no município luandense de Cacuaco.
A obra ocupa uma área de sete hectares e tem capacidade para acolher sete mil contentores de 12 pés. Porém, essa capacidade está coberta em 60 por cento. O director geral da empresa, Félix Matias Neto, comunicou à imprensa, no acto de inauguração do terminal provisório, que é fundamental prosseguir com o trabalho que realiza em parceria com o Ministério dos Transportes e o Porto de Luanda, de forma a incentivar os receptores a levantarem mais contentores naquele terminal de segunda linha. Esse esforço tem como base o facto de, em um mês e meio de actividade, o terminal ter recebido quatro mil e 500 contentores, números que considerou impensáveis de se alcançar, em tão pouco tempo, antes do lançamento do projecto.
“Apesar deste factor moralizador para a empresa, ainda existe um deficit entre os níveis de produção no terminal e os de entrega, mesmo com a transferência dos 400 contentores para fora do terminal, o que demonstra haver um desnível na capacidade de descarga”, argumentou, lembrando que com os investimentos feitos pela Sogester, nos últimos meses (compra de duas gruas que podem fazer até 40 movimentos/hora), as operações no novo terminal estão longe de satisfazer as metas da empresa. Destacou ainda que os investimentos feitos visam, entre outros objectivos, acudir o Porto de Luanda, uma unidade que recebe anualmente 85 porcento das importações do país.
A par da busca de soluções para o descongestionamento do Porto de Luanda, Victor Alexandre, do Ministério dos Transportes, referiu que o Governo tem em perspectiva projectos para melhorar as performances da unidade portuária nos sectores de infra-estruturas, equipamentos, tecnologias de gestão e de recursos humanos.

Habitação


Reservas fundiárias avaliadas para implementação de projectos residenciais



O vice-ministro do Urbanismo e Habitação, António Teixeira Flor, encontra-se nos últimos dois dias no Soyo, no âmbito da constatação à província do Zaire. O governante constatou 648 hectares de reserva fundiária disponível na zona do "Soyo 2", para a construção de mil e 200 casas, no âmbito do programa do Governo que prevê, nos próximos quatro anos, a construção de um milhão de residências em todo o território nacional.

O responsável explicou que a sua visita permitiu abordar com as autoridades locais sobre eventuais dificuldades na implementação dos programas gizados para o sector de Urbanismo e Habitação. "Estamos muito animados pelo trabalho que está a ser levado a cabo ao nível desta região quanto à urbanização e estou certo de que estamos no bom caminho", frisou, enquanto explicava que esta fase do projecto prevê simplesmente a urbanização das reservas disponibilizadas para a auto–construção, iniciativas privadas, sector cooperativo e industrial.
Durante a visita, António Flor manteve a promessa de empenho por parte do governo na implementação dos projectos habitacionais, de modo a resolver as principais dificuldades que a população vive neste domínio.

Exportações

Diamantes mantêm procura internacional


A qualidade do diamante produzido em Angola, nomeadamente a jóia, tem garantido, relativamente, a procura internacional das pedras preciosas produzidas no país.
De acordo com as declarações do administrador da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), Tiago Dias, em entrevista à Angop, a diversidade produtiva e a qualidade dos diamantes nacionais têm contribuído para a sua permanência no mercado internacional de vendas face ao actual contexto da crise económica e financeira mundial. “Felizmente o diamante é um produto bastante pretendido e Angola tem a sorte de ter jazigos primários e secundários. Os jazigos secundários produzem o diamante jóia, que é bastante raro em vários países africanos, e nós temos sido muito solicitados na procura deste diamante”, esclareceu, salvaguardando que o mercado mundial continua crítico para a indústria diamantífera.




Questionado quanto à crise económica e financeira admitiu que esta afectou, grandemente, o mercado com a redução do poder de compra, estando, neste momento, o sector à procura de melhores políticas para fazer face à situação. No entanto, mostrou-se confiante quanto ao aumento das vendas internacionais, uma vez que o aproximar da época natalícia faz incrementar a procura deste produto em regiões como os Estados Unidos, Japão e Europa Central.
Em relação ao mercado interno, no que diz respeito à exploração e desenvolvimento do sector, Tiago Dias disse haver uma forte aposta do Governo no sentido de trabalhar, cada vez mais, na capacitação de quadros e melhoria dos recursos tecnológicos.
A empresa diamantífera estima que Angola passe para terceiro maior produtor mundial em 2010, com cerca de 19 milhões de quilates/ano, face aos 10 milhões de 2007.

Tecnologia


Fibra óptica operacional em Novembro



A empresa de telefonia fixa Angola-Telecom prevê concluir em Novembro o processo de instalação do cabo de fibra óptica, na província do Huambo.
Em declarações à Angop, Adriano Muholo, director provincial, disse estar em curso, no quadro da instalação do quadro de fibra óptica, obras de construção de um anel óptico na capital provincial, que vai abranger os bairros Benfica, São Pedro, na zona industrial e centro da cidade. Nas referidas localidades serão instaladas novas unidades de assinantes, num total de mil e oito linhas telefónicas e 432 linhas de acesso à Internet. Adriano Muholo confirmou que após a conclusão da instalação do cabo de fibra óptica, a província tornar-se-á na sede regional da operações e manutenção da região centro/sul do país, integrando as províncias de Benguela, Kuanza Sul e Bié.
O director da filial da Angola-Telecom no Huambo esclareceu que a partir da cidade do Huambo, a capital da província, serão também servidas pela futura rede as sedes municipais da Caála, Longonjo e Ukuma, assim como as sedes comunais de Catata, Cuima e Calenga, devido à proximidade das vias Huambo/Benguela e Huambo/Huíla.
Os restantes municípios do interior da província do Huambo (Ekunha, Katchiungo, Londuimbali, Mungo, Tchikala-Tcholohanga e Tchindjendje) serão dotados de equipamentos de telecomunicações por satélite.
A Angola-Telecom controla apenas na província do Huambo cerca de dois mil e 862 clientes activos, distribuídos em 2.362 no município do Huambo (capital da província) e 500 no município do Bailundo, que se situa a 82 quilómetros a norte da capital da provincial.
A central técnica da Angola-Telecom tem capacidade para quatro mil linhas, ao passo que a central sem fio instalada no Bailundo tem comporta duas mil e 500 linhas, das quais 50 se destinam a usuários de Internet.

Desporto


Ministro dos Desportos defende intercâmbio entre as selecções



O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, considera ser pertinente a aposta num maior intercâmbio entre os deca-campeões africanos de basquetebol e a selecção nacional de futebol, que disputará o CAN2010, no próximo ano.
O dirigente manifestou-se a este respeito durante a gala de homenagem e premiação da formação nacional, pela conquista do 10º título no Afrobasket2009, na Líbia. Esclareceu ainda que o CAN é um desafio sério e difícil, pelo que é indispensável que os basquetebolistas interajam mais com os futebolistas, de modo a incentivá-los a alcançar uma participação exemplar, na maior cimeira do futebol africano, que decorrerá em Angola.
O ministro antevê que o décimo troféu da selecção sénior masculina de basquetebol contagie os palancas negras, para os quais, reitera o apoio do Governo.
Da mesma forma, apelou aos agentes desportivos para estarem disponíveis a trabalhar em prol da organização êxitosa do CAN.
A cerimónia de homenagem, promovida pelo Governo, destinou-se a premiar o esforço e sucesso dos deca-campeões. A comitiva já tinha sido alvo de tributos da parte dos governos provinciais de Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla. Entidades governamentais, diplomáticas, parlamentares e ligadas ao desporto assistiram à gala, realizada no parque Heróis de Chaves e animada pelos músicos Bangão, Gabriel Tchiyema, Yuri da Cunha, Margareth do Rosário e as Gingas do Maculusso.