Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Províncias

Placa do aeroporto de Saurimo com gestão privada



A placa do aeroporto Deolinda Rodrigues, em Saurimo, Lunda Sul, foi adjudicada à empresa privada "Organizações Santos Bicucu", que procederá à sua gestão e manutenção.
De acordo com responsável da empresa, Santos Bicucu, em declarações à Angop, a mesma conta com quatro mini autocarros e cinco carrinhas para transporte de passageiros e carga da sala de embarque para o avião e vice-versa. Santos Bicucu assegurou que a partir de agora os passageiros deixarão de circular a pé da sala de embarque para o avião e deste para a sala de desembarque.
O empresário anunciou estar previsto para breve o início das obras que visam melhorar as condições das salas de embarque e desembarque, bem como a criação de uma sala de protocolo. Vinte trabalhadores estão destacados para garantir a gestão do empreendimento.
A governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, considerou que a terciarização destes serviços é uma mais valia, tendo em conta que o estado não pode garantir tudo, sobretudo por se tratar de uma zona onde chove constantemente.
Estes serviços permitirão também melhorar as condições de trabalho dos estivadores, que faziam tudo manualmente. A companhia aérea nacional TAAG realiza três voos por semana para Saurimo.

Reconstrução


Malanje ganha mais escolas



O governo da província de Malanje, no âmbito do seu programa de acções para 2010, vai construir este ano mais unidades escolares na província, com vista a reduzir em 30 por cento o número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino, que se estima que rondem os 63 mil.
O programa do Governo da província para o ano de 2010, que abarca acções estruturantes e de gestão corrente. Para o sector da Saúde está prevista a implementação de acções que visem reduzir as mortes por malária, doenças respiratórias e diarreicas agudas, bem como a cólera e o VIH/Sida.
O conselho provincial apreciou ainda os projectos dos sectores do emprego, assistência e reinserção social, agricultura e pescas, transportes, telecomunicações e tecnologias de informação, energia eléctrica, águas, comércio, turismo e hotelaria, cultura, juventude e desportos, indústria, geologia e minas, programa de habitação social, limpeza urbana e saneamento básico, sistema viário e serviço comunitário. A sessão foi presidida pelo governador provincial, Boaventura da Silva Cardoso, que revelou que a concretização dos projectos do Governo será mediante a utilização efectiva e racional dos recursos postos à disposição do executivo de Malanje, em parceria com o sector privado.
Precisou que o Governo tem como objectivos a reabilitação e construção de infra-estruturas produtivas e sociais, tendentes à melhoria dos serviços de educação, saúde e de assistência social, bem como o reforço da capacidade produtiva dos funcionários para se adequar aos novos instrumentos administrativos.
Assistiram a reunião membros do Governo da província, sociedade civil, deputados pelo círculo eleitoral de Malanje, autoridades tradicionais, ong's e convidados.

Eleições

Paulo Kassoma é o presidente da Assembleia Nacional



O deputado, António Paulo Kassoma, da bancada parlamentar do MPLA foi hoje eleito Presidente da Assembleia Nacional com 191 votos a favor, nove contra, duas abstenções e um nulo.
António Paulo Kassoma foi indigitado pelo Presidente da República, Presidente da Assembleia nacional, à luz da Constituição promulgada na passada sexta-feira. A eleição foi feita por voto secreto.
António Paulo Kassoma exerceu o cargo de primeiro-ministro no anterior governo saído das eleições legislativas de Setembro de 2008.

Advocacia


Inglês Pinto preside I Congresso da UALP



O I Congresso Internacional de Advogados de Língua Portuguesa, que decorrerá entre 22 e 24 de Março, em Lisboa, Portugal, é a primeira iniciativa da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP).
Segundo a Angop, o evento, que tem como lema “Os Desafios da Advogacia de Língua Portuguesa no Mundo Sem Fronteiras", será orientado pelo Bastonário da Ordem de Advogados de Angola, Manuel Vicente Inglês Pinto. De acordo com as notas da associação, o encontro visa abordados temas como “As Prerrogativas dos Advogados como Garantias dos Cidadãos”, " O Advogado perante o Estado de Direito" e "O Advogado perante o Poder Judicial", entre outros.
Inglês Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, estima reunir várias centenas de advogados provenientes dos oito países de expressão oficial portuguesa e ainda do território de Macau.
A União de Advogados de Língua Portuguesa é integrada pela Ordem dos Advogados de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, de Moçambique, de Portugal e de São Tomé e Príncipe, bem como pela Associação dos Advogados de Macau.


Moeda

Dólar cede terreno ao Euro



O dólar desceu, hoje, terça-feira, na relação com o euro, recuando pela primeira vez em cinco sessões. A moeda única europeia marcava 1,373 dólares, em resultado da tendência no trading asiático, mostrando um ganho a rondar 0,6% face ao valor de fecho no dia anterior.
Na relação com a divisa do Japão, o euro progredia para 123,1 ienes, avançando ainda para 0,8782 libras esterlinas, perto de máximos de três semanas nas trocas com a moeda britânica.