Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Educação

Proposta sugere psicólogos nas escolas

O psicólogo angolano Alberto Praia considerou hoje ser necessário criarem gabinetes de psicólogos nas escolas do ensino primário, para permitir que estes possam acompanhar o comportamento dos alunos e o aproveitamento escolar dos mesmos.

Falando à Angop, no Huambo, Alberto Praia justificou que a criação desses gabinetes pode também ajudar a melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

Informou que uma das competências do gabinete de psicólogos é a de trabalhar com alunos que apresentam certos desvios comportamentais, que fazem com que estes tenham fraco rendimento escolar. "Não basta julgarmos os alunos pelo seu fraco rendimento. Deve-se, sim, determinar as causas, muitas das quais estão ligadas à esfera cognitiva e que merecem a intervenção séria de um psicólogo", referiu.

Alberto Praia admitiu que existem em muitas escolas primárias alunos com necessidades educativas especiais, que deviam ser encaminhados para instituições de ensino especializado.

Realçou que a questão do resgate dos valores cívico-morais devia também ser da responsabilidade dos gabinetes de psicólogos.


Sociedade

Programa de combate à pobreza


O programa de combate a pobreza que está ser executado pelo governo da província, vai contribuir na rápida melhoria das condições sociais e económicas no seio da população, principalmente nas comunidades mais longínquas.

Em declaração à Angop, o administrador do Chitembo, Daniel Mucanda, sublinhou que a execução do referido programa vai contribuir substancialmente na aquisição de equipamentos agrícolas para o reforço das actividades de campo, reabilitação de algumas escolas, melhoria da rede de distribuição de energia eléctrica, abastecimento de água potável e requalificação dos serviços de saúde nas comunidades.

Referiu que com a execução deste programa, antevê resultados positivos na melhoria da vida socio-económica da população ao combate da pobreza.

Já o administrador de Catabola, Antunes Sapalo, enalteceu igualmente a iniciativa do governo central, sublinhando que a execução do referido programa vai contribuir para a melhoria do sistema de ensino, para a reabilitação de estradas secundárias e terciárias para o escoamento de produtos do campo para cidade e vice-versa e para a reabilitação de pontes.

Entretanto, para os municípios da classe C, o programa provincial recebeu 217 milhões de kwanzas, enquanto os da A, (Kuito) 277 milhões e 487 mil kwanzas respectivamente.

Recorde-se que o governo do Bié vai, até Dezembro deste ano, empregar um total de 2 biliões, 18 milhões, 708 mil e 608 Kwanzas, na execução do referido programa ao nível província.

Basquetebol


Na lista dos melhores


Apesar da eliminação da selecção nacional nos oitavos-de-final, na segunda-feira, os basquetebolistas angolanos Cipriano, Lutonda e Kikas figuram entre os melhores do mundial da Turquia nos diferentes itens da prova.
Em seis jogos (menos dois para Cipriano), estes jogadores conseguiram registos visíveis que lhes permitiu alcançar um lugar no quadro da federação internacional da modalidade (FIBA), como são os casos do segundo lugar de Olímpio Cipriano entre os lançadores de dois pontos, a terceira posição de Miguel Lutonda nos lances livres e o nono posto de Kikas Gomes nos lançamentos triplos.
Em 24 tentativas de lançamentos de campo, o extremo Cipriano converteu 17, tendo 70,8% de aproveitamento durante os quatro encontros que realizou, sendo até ao momento apenas superado pelo jordano Zaid Abbaas com 71,9% resultantes de 23 convertidos em 32 tentados.
Já o base Lutonda, figura no topo dos lances livres com 19 concretizados em 22 tentados e 86,4% de aproveitamento, empatado em termos de dados com o norte-americano Chauncey Billups (19/22 e 86,4%), numa lista comandada pelo americano Kevin Durant (17 tiros certos entre 18 lançados e 94,4%), seguido do espanhol Rudy Fernandez com 88% de 22 concretizações em 25 lançamentos.
Por sua vez, o poste Kikas Gomes aparece, surpreendentemente, numa zona “alheia” das estatísticas com 52,9% de aproveitamento, resultantes de nove triplos certeiros em 17 tentados. Kikas, um dos mais irreverentes do conjunto nacional, ocupa ainda a 25ª posição entre os “50 melhores” ressaltados com 38 bolas capturadas, divididas em 13 em acção ofensiva e 25 defensiva. Com 51 bolas ganhas, o chinês Jianlian Yi é o que mais ressaltos conquistou, sendo 14 em tabelas adversárias e 37 na defesa.
No computo geral da pontuação, Olímpio Cipriano mantém o 18º posto com os seus 59 pontos, média de 14,8 por jogo, assim como o argentino Luís Scola continua a frente, agora com 182 pontos, mercê dos 37 obtidos esta terça-feira diante do Brasil. A sua media por
jogo é de 30,3 pontos.
O atleta da Nova Zelândia Kirk Penney ocupa a segunda posição com 148 cestos convertidos, média de 24,7 por partida.
No entanto, a selecção de Angola baixou um lugar após a derrota diante dos Estados Unidos, por 66-121, que ditou o seu afastamento do mundial. Actualmente, a equipa nacional é 20ª no quadro das 24 participantes, um degrau a menos em relação a posição que ocupava a entrada dos oitavos-de-final.
Em seis partidas, Angola teve uma media de 67,7 pontos por jogo, totalizando 406. Na linha dos lances livres teve aproveitamento de 62,9%, nos lançamentos de campo 46,5% e nos triplos 29,6%. Angola é o país africano mais bem posicionado.


Banca

World Finance elege BESA


A revista internacional World Finance atribuiu os prémios “Best Banking Group in Angola” e “Best Banking Group in Subsaharian África”, no âmbito dos “Best Banking Awards 2010” ao Banco Espírito Santo Angola.

De acordo com a World Finance, “a crise internacional afectou a economia dos países desenvolvidos, assim como daqueles que estão em vias de desenvolvimento. No entanto, nem todas as instituições bancárias foram atingidas da mesma forma. Com o objectivo de seleccionar os vencedores do World Finance Banking Awards 2010, a publicação realizou uma pesquisa em que constatou que as instituições de países emergentes, apesar da crise, tiveram um desempenho excepcional e mantêm-se firme na sua estratégia”.

Para Álvaro Sobrinho, Presidente do Conselho de Administração do BESA, “O BESA tem evoluído de forma sustentada e com uma visão a longo prazo, o que nos permite manter a solidez e estratégia de crescimento, mesmo em período de retracção económica mundial. Muito nos honra esta prestigiante distinção, sobretudo pelo facto de um banco angolano ser reconhecido como o melhor de toda a África Subsariana, o que reflecte a importância da economia angolana no continente”.

A revista internacional reconhece o desempenho positivo do BESA pelo terceiro ano consecutivo, depois de ter sido distinguido como “Best Bank in Angola 2009 e “Best Private Bank in Subsaharian Africa 2008. Os prémios World Finance são atribuídos anualmente e visam destacar as melhores empresas em várias áreas de negócio, sendo reconhecido mundialmente como um modelo de eficiência e integridade.

Em 2010, o Banco tem vindo a expandir as suas áreas de negócio, consolidando a sua posição como Grupo Financeiro. Actualmente, a BESAACTIF, Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, participada do Banco Espírito Santo Angola, tem já em comercialização dois fundos, o BESA Património – Fundo de Investimento Imobiliário e BESA Opções de Reforma – Fundo de Pensões. Em licenciamento estão uma sociedade corretora, uma sociedade de leasing e um banco de investimento.