Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Crise na RD Congo


Autoridades garantem assistência sanitária


Uma equipa sanitária composta por dez técnicos de saúde foi colocada na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, para prestar assistência médica e medicamentosa aos angolanos expulsos compulsivamente na República Democrática do Congo.
Segundo o chefe da repartição municipal da saúde de Mbanza Kongo, Nsakala Mpasi Iberto, cinco técnicos de saúde estão destacados na sede comunal do Luvo, ao passo que os outros estão no centro de acolhimento Mamã Rosa. Durante declarações à Angop, acrescentou que este número de profissionais foi reforçado no último fim-de-semana por alguns técnicos da saúde pública e por uma equipa da Cruz Vermelha de Angola, que no local prestam a assistência sanitária necessária para os angolanos que todos os dias cruzam a fronteira. "A assistência sanitária aos nossos concidadãos que estão concentrados no Luvo está garantida. Temos medicamentos suficientes para fazer face a esta situação", garantiu.
Sem avançar o número de casos de doenças registadas, Nsakala Iberto mencionou a malária, tuberculose, hipertensão e doenças diarreicas e respiratórias agudas como sendo as patologias mais frequentes no local.
Adiantou que foram mobilizadas ambulâncias para garantir a evacuação, até ao Hospital Central do Zaire, os pacientes que apresentam um estado crítico de saúde para melhor assistência sanitária. "Já começamos também com a vacinação das crianças e adultos concentrados no Luvo. As crianças menores de cinco anos estão a ser imunizadas contra a poliomielite, pentavalente e BCG, ao passo que as mulheres e homens estão a receber vacinas de tétano", reforçou.
A comuna do Luvo situa-se a 60 quilómetros a norte de Mbanza Kongo (Zaire) e actualmente acolhe mais de 25 mil angolanos de diversas províncias do país expulsos da República Democrática do Congo.

Política

Modelo de eleição do PR se adapta à realidade política


O segundo secretário do MPLA no Kwanza Norte, Pedro Aguiar, considera que a proposta do seu partido de eleição do presidente da República se adapta à realidade nacional política, social e económica. O dirigente abordou a questão durante um encontro com os militantes do MPLA, no município de Kambambe, que se destinou a debater o modelo de eleição do Chefe de Estado proposto pelo partido, no quadro da discussão da futura Lei Constitucional.
Em seu entender, é importante o debate da questão num regime democrático, tendo convidado as demais forças políticas com assento parlamentar a aderirem à mesma dinâmica.
O evento decorrido no recinto de jogos da cidade do Dondo, congregou políticos, estudantes, funcionários públicos e sociedade civil. O MPLA propõe um modelo de eleição do Presidente da República por sufrágio universal, directo e secreto, no quadro da lista concorrente mais votada para as eleições parlamentares, em que o candidato a chefe de Estado aparece como o cabeça-de-lista.

Educação


Governo garante construção de 37 escolas na Jamba


Trinta e sete escolas do primeiro nível, para albergar mais de 25 mil alunos, começam a ser construídas ainda este ano, no município da Jamba, província da Huíla, pela administração municipal, que contará com a comparticipação das comunidades locais.

De acordo com o chefe de secção municipal da Educação, Francisco Cassinda, as escolas a serem erguidas terão cada quatro salas de aulas, lavabos e gabinetes para directores. Sem precisar os custos do projecto, o responsável adiantou que as infra-estrturas serão construídas pelos munícipes na sede e nas comunas do Dongo e Tchamutete, com ajuda da administração, que terá a responsabilidade de fornecer coberturas metálicas, cimento, quadros e carteiras.

Francisco Cassinda afirmou que a intenção é aumentar o número de escolas no município, atendendo a exiguidade de infra-estruturas que se faz sentir na localidade. Revelou ainda que o município da Jamba possui 40 escolas dos primeiro e segundo níveis, frequentadas por 45.567 alunos que recebem aulas de 167 professores. Para cobrir as necessidades, segundo a fonte, são necessários mais 56 docentes.

O município da Jamba, com uma superfície territorial de 12 mil e 700 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em 90 mil habitantes espalhados pelas três comuna que o compõem, Jamba, Dongo e Tchamutete. A localidade está localizada a 326 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

CAN2010


Sistema eléctrico do novo estádio começa a funcionar esta semana


O sistema de fornecimento de energia eléctrica através da rede pública instalada no estádio do Lubango, que irá albergar a Taça de África das Nações Orange Angola 2010, começa a funcionar esta semana, informou hoje o supervisor chefe da empresa fiscalizadora (Nuclear), Gilberto Gama.
Em declarações à Angop, o responsável disse que a instalação eléctrica no estádio está concluída, numa altura em que foi montada uma subestação eléctrica ligada à rede pública de três megawatts, para fornecer energia ao estádio antes, durante e depois da competição.
Gilberto Gama, apesar de não revelar a área onde foi instalado o sistema eléctrico no recinto, disse que todas as condições técnicas para o funcionamento eficaz do mesmo estão criadas, numa altura em que se realizam trabalhos de colocação da rede de telefonia.
O campo contará com uma subestação eléctrica alternativa composta por quatro geradores de 150 kva cada.
Por outro lado, o fiscalizador disse que os técnicos da empresa chinesa encarregada pela empreitada (Sinohydro), estão a dois por cento da conclusão total das obras da infra-estrutura, estando neste momento a realizar acções de acabamento dentro e fora do edifício. Realçou que os arruamentos e parque do estacionamento estão completamente terminados. "Estamos satisfeitos com o evoluir das obras e pensamos que até no próximo dia 31 deste mês possamos entregar as estruturas físicas do estádio enquanto aguardamos pelos crescimento da relva", destacou.
Orçado em 69 milhões de dólares americanos, o estádio tem a capacidade de albergar 20 mil pessoas. As obras do estádio começaram no princípio do ano transacto estando a sua inauguração prevista para Novembro deste ano.

Iniciativa

Banco Sol adere programa habitacional "Angola Jovem"




O presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, anunciou para os próximos dias a assinatura de um acordo de parceria entre esta instituição bancária e o Ministério da Juventude e Desportos, com vista a facilitar o acesso à habitação aos jovens angolanos.
Em declarações à Angop, o gestor bancário afirmou que as questões de natureza técnica para o efeito estão solucionadas, acrescentando ter sido encontrado o formato adequado que permita o engajamento das duas instituições no projecto "Angola Jovem". O responsável garantiu que falta apenas a assinatura deste acordo, o que significa dizer que todos os aspectos que constituem as normas directas foram já objecto de análise e tratamento técnico.
"Angola Jovem" é um programa do Governo em parceria com instituições bancárias, que visa ajudar a aquisição de habitação própria e numa primeira fase vai abranger os jovens trabalhadores, casados e com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
Coutinho Nobre Miguel explica que nesta parceria o Ministério da Juventude e Desportos aparece como a entidade que concede a garantia e o Banco Sol limita-se a financiar as empresas imobiliárias.
O responsável considerou que o crédito habitação é um empréstimo de médio e longo prazo que requer um conjunto de garantias, entre as quais a existência de títulos legais como o direito de superfície, as estruturas de aquisição dos próprios terrenos, o registo dos terrenos, entre outros.
"Dada a dimensão do projecto, temos que avaliá-lo tendo em conta as necessidades reais e sobretudo a existência de um plano de execução física e financeira para a nossa intervenção em termos de financiamento", disse o gestor bancário.