Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Parceria


China reitera apoio



O encarregado de negócios da Embaixada da República Popular da China em Angola, Wang Wei, reafirmou hoje, em Luanda, que o seu governo vai continuar a apoiar o processo de reconstrução e desenvolvimento do país.
Falando à Angop, à margem de um almoço de confraternização com os jovens angolanos que participaram do 3º Festival da Juventude Sino-africana, naquele território asiático, disse ser “muito forte” o crescimento económico de Angola, nos últimos tempos, fruto do intercâmbio com vários países, entre os quais a China.
“Estamos a ter um relacionamento cada vez mais intenso com Angola, no que concerne à troca de experiências em vários domínios. Nesta fase, estamos num período de complementariedade das parcerias estabelecidas no ramo da economia e negócios, para elevar o bem-estar dos nossos povos”, expressou o diplomata chinês.
Sem avançar o volume de investimentos empregues em Angola, pela China, Wang Wei defendeu uma maior cooperação entre os empresários de ambos os países, no âmbito das estratégias do desenvolvimento desejado.
Acrescentou que a juventude angolana está preparada para ser o principal construtor do seu país, mas defendeu o reforço da troca de experiência com jovens chineses e não só, para a manutenção da amizade, cooperação e respeito mútuo entre os governos.

Pescas

Governo distribui embarcações no Huambo



Pelo menos 95 embarcações serão distribuídas, este ano, pelo Ministério das Pescas a cooperativas de pescadores da província do Huambo, com vista a combater a fome e reduzir a pobreza, garantiu hoje, na comuna do Alto-Hama, município do Londuimbali, província do Huambo, o ministro das Pescas, Salomão Xirimbimbi.
Das 95 embarcações, 20 foram já entregues hoje, por Salomão Xirimbimbi, a seis cooperativas de pescadores do Londuimbali, que desenvolvem a sua actividade na lagoa natural do Ekumbue, situada no Alto-Hama.
As demais canoas, a remo, serão disponibilizadas brevemente a outros pescadores da província, pelo governador da província do Huambo, Albino Malungo, explicou o ministro das Pescas que encorajou os beneficiados a se engajarem-se no trabalho, de modo a aumentar a produção e seus rendimentos.
"Esta entrega representa a materialização de um amplo projecto do Governo denominado “Programa de Relançamento da Pesca Artesanal em Todo o País”, que contemplará novamente, nos próximos tempos, a província do Huambo com mais 100
embarcações entre canoas a remo e a motor, devido ao potencial da província nesta área", justificou.
Sobre a comercialização do pescado, o responsável informou, a representantes de cooperativas presentes no acto, que especialistas do Instituto de Pesca Artesanal vão em ensinar, em breve, a vários pescadores novos métodos de conservação do produto, além da secagem.



Segundo o ministro das Pescas, além dos métodos tradicionais e modernos de conservação, os pescadores poderão igualmente, não só vender, como armazenar a sua produção no entreposto de frio inaugurado hoje na cidade do Huambo.
Também presente no acto de entrega das canoas, o governador da província do Huambo, Albino Malungo, em breves considerações, orientou os beneficiados a conservar os meios e garantiu que outros apoios serão dados pelo Governo central e provincial para a sustentação, o desenvolvimento da pesca artesanal, com vista a melhoria e garantia do sustento das famílias rurais.
A cerimónia de entrega das embarcações, contou igualmente com a participaram de outros responsáveis do Ministério das Pescas, entre directores nacionais e províncias, assim como de entidades tradicionais, quadros e técnicos da província do Huambo e demais convidados.
Em visita de trabalho a província do Huambo desde quarta-feira, o ministro das Pescas Salomão Xirimbimbi, e a delegação que o acompanha, tem regresso previsto para Luanda este sábado.

Cooperação

Polónia privilegia Angola para relacionamento
O encarregado de negócios interino da Embaixada da Polónia em Angola, Jacek Wasilewski, disse hoje, em Luanda, que o seu país pretende colocar Angola numa posição privilegiada, no quadro da sua política externa.
Em declarações à Angop, o responsável, que considerou as relações entre os dois países excelentes, frisou que nos últimos anos Angola passou a ser um dos 10 países que a Polónia considera como parceiros prioritários.
"Estes 10 países são extra-europeus e Angola é o único país de África subsahariana incluído na nossa política económica externa", salientou.
Segundo a fonte, um dos sinais demonstrados neste aspecto foi o crédito que a Polónia concedeu a Angola, que foi utilizado para o financiamento de parte do grande projecto de contrução da escola marítima, na província do Namibe, em 2006, e que ainda se encontra em curso.

Formação


Jovens contribuem para eficiência da Alfândega



O director nacional das Alfândegas, Sílvio Franco Burity, considerou hoje em Luanda, que o recrutamento de jovens com boa formação académica tornou a instituição mais eficiente e garante a sustentabilidade das reformas.
Segundo Sílvio Burity, em entrevista à Angop, na altura em que a Direcção Nacional das Alfândegas iniciou as reformas em 2000, a percentagem de técnicos superiores era inferior a 10 porcento e neste momento é de 25 porcento.
“O recrutamento, que aumentou significativamente a força de trabalho, foi necessário, com vista a garantir a sustentabilidade das reformas que a instituição tem vindo a empreender”, asseverou.
Burity garantiu que o contrato celebrado entre a Alfândega e a sociedade de direito inglês Crown Agents, de modernização das Alfândegas, permitiu a formação de quadros angolanos no controlo das exportações e na fiscalização de mercadorias nos portos e aeroportos.
“O contrato com a empresa inglesa é essencialmente de assistência, formação sobre os novos procedimentos que nós temos vindo a implementar e também no sistema informático, que visa agilizar a tramitação dos despachos”, referiu.
O Governo angolano estendeu por mais dois anos o contrato celebrado entre a Direcção Nacional das Alfândegas e a sociedade de direito inglês Crown Agente, com o objectivo de garantir a sustentabilidade das reformas iniciadas em 2000.
O contrato visa essencialmente aumentar a arrecadação de receitas, por via do alargamento da base tributária, combate à fraude e evasão fiscal.