Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ambiente

Ministro da Indústria alerta para medidas de protecção ambiental

O ministro da Indústria e Geologia e Minas, Joaquim David, alertou ontem, terça-feira, na província do Huambo, para a necessidade de as instituições públicas e privadas trabalharem para garantirem, sempre, a preservação e o equilíbrio ambiental.
De acordo com o governante, que proferiu essas considerações na abertura do 2º Conselho Consultivo do Ministério do Ambiente, a convite da titular do sector Fátima Jardim, a defesa e protecção do meio ambiente são factores importantes para o desenvolvimento saudável do ser humano e aumento da qualidade de vida. Acrescentou que as políticas do sector industrial estão dirigidas no sentido de responderem este desiderato.
Segundo a Angop, o ministro lembrou que a actividade industrial, para lá das exigências de estudos de impacto ambiental, visa que nas unidades potencialmente poluentes haja uma monitorização contínua das emissões e a obrigatoriedade de quantificação de poluentes críticos, tais como dióxido de enxofre, óxido de azoto e dióxido de carbono, bem como a recolha selectiva de resíduos classificados.
No domínio mineiro, de modo a suprir as lacunas, o Governo está a trabalhar para a aprovação de um novo código mineiro, que obriga os candidatos às explorações à apresentação de estudos de impacto ambiental, bem como a consignação do quadro de responsabilidades sociais dos titulares de direitos de exploração de direitos mineiros, no tocante à preservação ambiental.
“No quadro da nova lei, mas concretamente no seu capítulo 16, artigo 26, os titulares de direito mineiros estão obrigados a constituir uma provisão financeira destinada à restauração ou recuperação dos danos ambientes derivados de uma determinada actividades”, explicou. Para si, a nova lei constitui uma ferramenta imprescindível para acautelar eventuais danos derivados de exploração mineira.
Numa outra perspectiva, ainda sobre problemas ambientais, o ministro referiu que em Angola não são ainda resultantes de excessiva de fábricas poluidoras, ou ainda, na adopção de modelos de crescimento económico desadequados. Deve-se ter uma atitude preventiva nos modelos de gestão, por forma a evitarem-se erros por outros cometidos.
O segundo conselho consultivo do Ministério do Ambiente está a prestar particular atenção a celebração da biodiversidade em Angola e vai, entre outros aspectos, abordar questões relacionadas à restauração dos parques nacionais e propostas de integração nde novas reservas de conservação.
Está também analisar o diploma legal regulador das actividades ambientais, os mecanismos de fiscalização, o fomento de políticas de sensibilização e educação ambiental.
O Conselho Consultivo do Ministério do Ambiente analisa também informações sobre o Orçamento Geral do Estado de 2010 revisto para o sector, propostas e plano de orçamento para 2011, bem como fazer considerações gerais sobre a Semana Nacional do Ambiente.

Sociedade


BPC disponibiliza três milhões de dólares para crédito agrícola Bié


Pelo menos três milhões de dólares norte-americanos é o valor disponibilizado pelo Banco de Poupança e Credito (BPC), para apoiar o programa de crédito agrícola na província do Bié. A informação foi prestada ontem, terça-feira, pelo director regional centro daquela instituição bancária, Sidónio Paím, no seminário de capacitação sobre "Credito Agrícola".
O responsável afirmou que o referido valor já está disponível para os agricultores, aguardando-se apenas pela entrega dos projectos das associações agrícola e cooperativas.
Pontualizou que o crédito vai beneficiar agricultores e camponeses organizados em associações e cooperativas agrícolas e, cada poderá receber pelo menos cinco mil dólares norte-americanos.
Sidónio Paím disse que o programa visa aumentar a produção agrícola, de modo a combater a pobreza.
Além do Banco de Poupança e Crédito (BPC), outras instituições bancárias, como o Banco de Fomento Angola (BFA) e o Banco Sol, poderão participar no projecto.

Ensino

Ausência de jovens nos cursos de formação profissional


O director do Centro de formação profissional de Ondjiva, Cunene, José Maria Ndala, mostrou-se hoje, quarta-feira, preocupado com a ausência de jovens nos vários cursos de formação profissional. Segundo o responsável, em declarações à Angop, dos 144 jovens inscritos, 14 desistiram dos cursos que tiveram início em Março deste ano, nas especialidades de electricidade, serralharia, alvenaria e carpintaria.
O número de desistências "preocupam-nos quando somente faltam três meses para o término dos cursos que servirão de porta de entrada para o primeiro emprego". José Ndala sublinhou que, em virtude do quadro, a direcção do centro tem mantido encontros regulares com os formandos, no sentido de encoraja-los a continuar.
Frequentam as aulas 130 jovens nas especialidades de electricidade, serralharia, alvenaria, carpintaria, cujo término está previsto para Novembro próximo.

Educação

Escola espanhola oferece bolsas


A escola de negócios madrilena IE Business School, uma das mais procuradas por alunos portugueses, quer alargar os seus cursos a outros países lusófonos e, por isso, anunciou este ano a oferta de bolsas a profissionais angolanos.

Fontes da instituição, considerada uma das melhores do mundo para o estudo de um MBA, explicaram à agência de notícias portuguesa Lusa que o objectivo das bolsas é reconhecer a "crescente importância económica de Angola". Inseridas no programa "Leadership Scholarship for African Nationals", as bolsas oferecem até 50 por cento dos custos de inscrição em qualquer um dos programas de mestrado da IE.

Estão ainda disponíveis bolsas para mulheres profissionais angolanas através do programa "Women Leaders Scholarships". Outras bolsas oferecidas para profissionais e executivos angolanos incluem a IE Foundation Scholarships com até 20 por cento de desconto sobre o preço da inscrição e a IE - QS Scholarships for Women com uma bolsa que alcança os 22.500 euros.

Além das bolsas para estudos presenciais, a IE reforçará igualmente os programas de MBA on-line, que combinam parte do curso pela Internet com várias semanas de estadia em Madrid ou outras cidades. "Em todos os programas é requerida titulação universitária, conhecimento de inglês e vários anos de experiência em postos de direção, tanto no sector público como no privado", refere a IE.

Actualmente a IE Business School, com sede em Madrid (Espanha), conta com alunos presenciais e on-line de mais de 93 países. "O fomento do espírito empreendedor e a diversidade de nacionalidades, que visam fomentar uma network internacional que beneficie a carreira dos seus alunos, são duas das características diferenciadoras da IE Business School", refere uma nota da instituição.