Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Energia



Barragem do Ngove arranca em 2011


O secretário de Estado da Energia, João Baptista Borges, confirmou que a primeira unidade da Barragem do Ngove inicia funções no primeiro trimestre de 2011, com uma produção inicial de 20 megawatts. O dirigente, que esteve quarta-feira na província do Huambo para o lançamento da execução da primeira pedra do projecto de Reabilitação e Expansão da Rede de Distribuição do Huambo e da Caála, confirmou as datas após um encontro com o governador da província, Faustino Muteka.
O responsável fez saber que apesar de algumas dificuldades, o Governo pensa que será possível cumprir com o previsto e que o arranque da primeira unidade do empreendimento será no primeiro trimestre de 2011, de forma a fornecer energia eléctrica aos habitantes do Huambo e Bié.
João Baptista Borges salientou que em simultâneo deverá ser concluída a instalação da linha de transportação do Ngove ao Dango, onde será instalado uma subestação para a inter conexão com as subestações do Benfica e da Caála.
Disse que para a conclusão das subestações do Benfica, da Caála e a linha de transportação exige um esforço suplementar, devido a algumas incertezas que têm a ver com o fornecimento de equipamentos e pagamentos em atraso. A construção da barragem hidroeléctrica do Ngove está avaliada em aproximadamente 150 milhões de dólares. O plano de construção das linhas de média e baixa tensão para as regiões do Huambo e Caála, aprovados pelo Conselho de Ministros em finais de Abril, será executado em 18 meses e custará ao Estado 52 milhões de dólares.

Ambiente

Biocombustíveis em debate


A cidade do Huambo recebe hoje uma palestra sobre biocombustíveis, a decorrer no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico. A conferência será orientada pelo decano da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo (Brasil), Rudinei Toneto Júnior e tem como tema "a experiência brasileira com o etanol e impactos no desenvolvimento económico: novas oportunidades para o desenvolvimento angolano". O certame é dirigido aos membros do Governo, estudantes universitários, funcionários seniores da Sonangol, representantes de empresas operadoras de transportes rodoviários e concessionários de viaturas.
A Angop divulga o programa de actividades e revela que o certame vai contar com a participação de uma delegação da Universidade de São Paulo (USP) composta por Rudinei Toneto Júnior, da coordenadora da USP no Lobito, entre outros responsáveis.

Economia

Angola cotada pela primeira vez pelas agências de rating


As três agências de notação financeira atribuíram ontem, quarta-feira, pela primeira vez uma classificação para Angola. A Standard & Poor´s e a Fitch apostaram no B+ para o longo termo e a Moody´s a ficou-se por B1 "not-prime".

Após um longo processo, que teve início em 2009, o país obteve da Standard & Poor´s um B+ para o longo prazo e um B para o curto prazo, sendo a classificação da Fitch semelhante para o longo prazo e um 'outlook' positivo, optando a Moody´s por um rating inferior, B1 "not-prime".
O ministro da Economia angolano, Manuel Nunes Junior, já reagiu às classificações, que considerou como "muito positivas", pois traduzem "o bom desempenho da economia" nacional.
O dirigente sublinhou que a forma como as agências classificaram Angola "é positiva", "porque demonstra que resulta de um bom desempenho da economia angolana, sobretudo depois de alcançada a paz em 2002".
"As três classificações são praticamente no mesmo sentido", esclareceu durante as declarações aos jornalistas, à margem dos trabalhos que decorrem na Assembleia Nacional.
As três agências de Rating apresentam "uma perspectiva positiva da economia angolana e o país pode, em muito pouco tempo, chegar a níveis superiores de classificação, o que significa de forma clara uma perspectiva positiva para a economia do país.
"Consideramos muito positivo este cenário, sobretudo porque o país tem classificação nas agências de rating pela primeira vez", disse, acrescentando: "Estas classificações revelam o reconhecimento da comunidade internacional relativamente ao avanço da economia angolana nos últimos anos".
Sobre a venda da dívida no exterior, Manuel Nunes Junior frisou que a questão "deve ser colocada em separado". Como o país conseguiu ingressar nas listas de rating e, de acordo com as necessidades que o país tiver em termos de financiamento, e perante as alternativas existentes, "tomar-se-á uma decisão".
"O mais importante é que este rating nos satisfaz", sublinhou.


Cultura



Carlos Burity lança novo álbum


O artista Carlos Burity lançou em Luanda o novo disco. “Malalanza” pretende retratar a vivência da população an
golana e realçar a cultura nacional. “Eu procuro trazer, na medida do possível, aquilo que apreendi com os outros cantores de outrora”, realçou o cantor, em declarações à Angop.O disco foi produzido em algumas paragens da Europa e África e contou com participação de compositores nacionais. Existem no mercado 10 mil cópias do álbum.
De acordo com Carlos Burity, o disco tem nove temas, dos quais seis inéditos e três já conhecidas, “Ngana”,” Inveja” e “Alucase”, que ganharam uma nova “roupagem”. O artista anunciou ainda que trabalhou "com o instrumentista Coreia, Carlos Timóteo no baixo e algumas canções, Betinho Feijó, entre outros".
O disco “Malalanza”, que significa "laranja" em língua portuguesa, foi gravado em semba e sungura.
Nascido em Luanda, em 1952, Carlos Burity, iniciou a sua carreira nos de 1960, na província do Moxico. Durante parte da sua vida dedicou-se à música ao lado de nomes famosos do "Music Hall" nacional, nomeadamente David Zé e Artur Nunes.

Desporto

Brasil tem de investir 20 biliões de dólares para Mundial 2014

O ministro dos Desportos do Brasil, Orlando Silva, anunciou ontem, quarta-feira, que o país vai ter de investir 20 biliões de dólares em projectos de infra-estruturas e de transportes públicos no âmbito da preparação do Mundial de Futebol de 2014.

O responsável brasileiro explicou que, dos 53 projectos referentes à área dos transportes, apenas alguns foram entretanto adjudicados, estando a maioria ainda em fase de preparação e de planeamento.

Orlando Silva alertou há um mês para o risco de algumas das cidades candidatas a sede do Mundial 2014. Apesar de não especificar quais as localidades, referiu que poderão ser excluídas da lista, caso não iniciem a curto prazo as obras de renovação dos velhos estádios ou a construção de novos.

Recorde-se que a FIFA já tinha aprovado 12 cidades para receberem os jogos do Mundial, mas o ministro dos Desportos brasileiro referiu que oito seriam suficientes para a realização do evento.