Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Construção

Novos equipamentos contribuem para aumento de habitação


O presidente da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime, explicou hoje, quinta-feira, em Luanda, que o aparecimento de novos empreendimentos habitacionais, como vivendas e apartamentos do tipo T3 e T4, visa incrementar a oferta de habitações para cidadãos com médio e baixo rendimento. Em declarações à Angop, o dirigente português confirmou que o projecto visa complementar os esforços governamentais para a edificação de um milhão de casas até 2012.

"O surgimento de mais um projecto habitacional representa uma manifestação de confiança dos investidores estrangeiros que escolheram o nosso país para investirem a sua tecnologia, o seu saber e os seus capitais, o que para ANIP é motivo de orgulho", afirmou após a cerimónia de apresentação do empreendimento.

Denominado "Bem Morar", o equipamento será desenvolvido numa área de 20 hectares, no Benfica, município da Samba. A obra está a cargo do Grupo Build Brasil e contará com infra-estruturas sociais, serviços de segurança, espaços desportivos e área comercial, além de paisagismo nas zonas comuns.

A classe média angolana será a maior beneficiada do empreendimento, cujas primeiras moradias, avaliadas entre 180 a 280 mil dólares, poderão ser entregues num período de 12 meses.

O condomínio começou a ser edificado em Janeiro deste ano.



Educação

Reforçado apoios para os sectores da saúde e educação


O director do Gabinete de Estatística e Planeamento (GEP) no Bié, Francisco Munana anunciou hoje, quinta-feira, no Kuito, que o governo da província vai reforçar as acções nos sectores da saúde e educação, através da construção de novas infra-estruturas.

O responsável não revelou o número, nem os custos dos empreendimentos. Apenas definiu que os objectivos se prendem com o reforço da prestação e assistência aos sectores referenciados, dando especial atenção à construção de novas unidades hospitalares e aquisição de meios modernos de diagnóstico.
O governo tem como meta para os próximos três anos, a construção de mais salas de aulas, para que todas as crianças disponham das condições necessárias para estudar e se verifique uma melhoria na qualidade do ensino. Os investimentos vão contribuir para o equilíbrio dos níveis de desenvolvimento socioeconómico em várias municipalidades da província, bem como para a melhoria das condições de vida da população. A província do Bié tem com mais de dois milhões de habitantes e possui 114 instituições sanitárias, que funcionam com 4.110 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Conta ainda com 1.392 escolas para 800 mil alunos dos diferentes níveis de ensino, que contam com 11.556 professores.

Protecção de menores


Centro regional arranca em Maio

O Centro Regional de Desenvolvimento e Protecção Integral da Criança estará apto para receber o primeiro grupo jovens já a partir de Maio. O espaço está a ser construído na localidade de Cambiote, na cidade do Huambo. O director da obra, Cláudio Dias Jesus, garantiu à Angop que tudo ficará concluído na data prevista, registando-se no momento a finalização de trabalhos e a criação de acessos no interior do equipamento, através da colocação de iluminação e tratamento dos espaços verdes.

A obra está a cargo da construtora portuguesa 'Somage'. O bloco A destina-se aos serviços administrativos, o bloco B está reservado para as salas de aulas e oficinas e o bloco C albergará os dormitórios. Os restantes blocos estão ligeiramente atrasados, devido às chuvas fortes que dificultaram o seguimento das obras.

"Estou optimista que em finais de Maio a obra será entregue às autoridades para a inaugurarem. Em termos de execução física, posso garantir que estamos a 85 por cento, o que nos resta fazer é muito pouco", assegurou. No final deste mês, está prevista a conclusão do bloco D (refeitório, cozinha e campo polidesportivo) e do bloco F (moradia do director da instituição).

O Centro Regional de Desenvolvimento e Protecção Integral da Criança, cujas obras tiveram inicio em Março de 2009, possui 44 dormitórios para pelo menos 298 crianças, dez oficinas para aulas práticas, entre as quais de serralharia, carpintaria, mecânica e electricidade, dez salas de aulas, cozinha, refeitório, campo polidesportivo para desportos de sala, entre outras infra-estruturas de apoio. O mesmo vai ocupar uma superfície de 237 mil e 990 metros quadrados, dos quais 35 mil metros se destinam a construção. Além das crianças do Huambo, o centro, cujo orçamento está avaliado em 32 milhões de dólares, vai também receber crianças das províncias do Bié e Kuando Kubango.



Desporto


O piloto Sandro Carvalho prepara-se para participar no campeonato mais aguardado do motociclismo em Portugal. O Campeonato Motorsport – Open de Velocidade/ Vodafone 2010 tem início já no próximo fim-de-semana e promete levar ao rubro as emoções no Circuito do Estoril. O Team Beni Moto volta a competir na prova portuguesa de velocidade, encontrando-se já no Estoril. A equipa está motivada, após uma pré-época em que os testes foram bastante satisfatórios. O piloto nacional, Sandro Carvalho, vai correr novamente na classe promomoto 1000, categoria onde deseja fazer a pole e vencer a corrida. Aliás, esse é um desejo partilhado, visto que a “equipa tem trabalhado bastante”. “É o segundo ano que participo na Promo1000, o objectivo é terminar sempre no pódium, se possível vencer o campeonato. Os testes pré-época correram bem, a mota é diferente este ano, mas adaptei-me bem”, explicou à Angola’in. O atleta conta com os patrocínios da Semba Comunicação, Transmad e Valéria Tours.

Futsal


Quadros técnicos recebem formação

Os árbitros e técnicos das equipas de futebol de salão (futsal) da província de Malanje encontram-se desde quarta-feira a participar num seminário de capacitação, com vista à preparação para o campeonato local a disputar-se em Maio. A formação termina amanhã e até ao momento os participantes abordaram matérias relacionadas com a interpretação das 17 leis de jogo, medição de campo e de bola, movimentos dos jogadores. As aulas práticas de resistência e psicológicas foram uma mais valia para os 'alunos'.
Em declarações à Angop, o presidente da Associação Provincial de Futsal (APF), Joaquim Acácio, referiu que o seminário se destina a colmatar as dificuldades na interpretação das novas regras de jogo, assim como motivar os praticantes aos treinos diários. Mostrou-se satisfeito pela motivação das equipas que se preparam para o campeonato provincial e para a taça de Angola.
Acrescentou que a acção de formação dos agentes de futsal vem relançar a modalidade, pelo que espera que os participantes consigam apreender os conhecimentos leccionados. O responsável solicitou ao governo provincial apoio para a construção de mais recintos desportivos.
A associação provincial de futsal na província conta com sete equipas inscritas (Baixa de Cassanje, Ritondo, Sonangol Sport Clube, Velhas Guardas, Policia Nacional, Bairro Azul e mistos da Juventude malanjina).

Recursos naturais

Responsável apela à racionalização do uso da terra


O chefe de Departamento da Direcção Provincial de Ordenamento do Território, Lindo Moisés, apelou ontem, quinta-feira, para que se proceda ao uso racional da terra, de forma a não comprometer as necessidades das futuras gerações. O responsável manifestou-se em Saurimo, após a palestra "Planeta Terra e a problemática actual", promovida pela Direcção Provincial do Ordenamento, que decorreu na Escola Superior Politécnica.

O responsável defendeu que "urge a necessidade de se preservar e fazer um uso racional dos recursos, porque a satisfação das necessidades dos adultos não podem comprometer a satisfação das necessidades das próximas gerações”. O chefe de departamento mostrou-se preocupado com a proliferação de ravinas, explicando que estão a fazer os possíveis para resolver a situação, através da introdução anual de plantas nos polígonos, de forma a evitar que os fortes ventos que atingem a província não causem danos significativos. A população tem colaborado mediante a participação nos programas de (re)povoamento florestal.