Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Segurança


Polícias angolanos trocam experiência na África do Sul


Um grupo de oficiais da Polícia Nacional (PN) participa, hoje e amanhã, num encontro, que se destina à troca de experiências com os efectivos das congéneres dos 13 estados membros da SADC. Aspectos ligados à operacionalidade e funcionamento em missões internas e externas da Polícia Nacional e da África do Sul, vão estar em análise neste encontro, que decorre a margem do exercício Golfinho FTX- Fase III, em Loahtla.

Os efectivos da corporação nacional estão representados neste exercício com tropas de intervenção rápida, ordem pública e de individualidades protocolares. Os efectivos da PN, recorde-se, participaram anteriormente num curso de 45 dias de operações de apoio à paz, na capital do país, destinado a preparar os profissionais que integram a Brigada em Estado de Alerta (BEA) da SADC e, concomitantemente, da União Africana.

Outra dos temas a abordar está relacionado com a componente civil, que terá uma actuação no quadro da ajuda humanitária e assistência social, em que participam especialistas angolanos dos ministérios da reinserção social, relações exteriores, administração do território e da protecção civil.

A missão da BEA tem como objectivo principal realizar missões de observação e controlo, apoio à pacificação, intervenção num estado membro, de modo a restaurar a paz e segurança, prevenir um diferendo ou conflito, impedir que se agrave ou alastre para áreas ou estados vizinhos, prestar assistência humanitária, desarmamento e desmobilização pós-conflito.


Cultura


Apelo à criação de mais salas de exibição

O director artístico do grupo Enigma Teatro, Tony Frampénio, considera ser necessário construir mais salas de teatro, para se reduzir a carência que se assiste, por forma a permitir a exibição dos grupos teatrais.

Em declarações à Angop, Tony Frampénio, lembrou que o Governo e as instituições privadas devem dar o seu contributo na construção e na reabilitação de salas de exibição. O artista admite ser fundamental, pelo menos, uma sala de teatro em cada município da província de Luanda.

Tony Franpenio informou que a Liga de Amizade e Solidariedade para com os Povos (LAASP) e o auditório Njinga Mbandi são as únicas salas que oferecem condições no sentido de os grupos teatrais poderem exibir as suas peças. Contudo, são "insuficientes" para albergar os múltiplos grupos existentes na província de Luanda.

Os grupos teatrais devem dar o seu contributo na promoção do teatro, para incentivar as autoridades competentes e a sociedade civil, para que se criem mais salas de actuação.

Integrado por 25 pessoas, das quais 15 mulheres e 10 homens com idades compreendidas entre os 18 aos 38 anos, o Enigma Teatro foi fundado a 10 de Setembro de 1987. Já exibiu várias peças teatrais como “Saba Tchuca” e “Luanda para Luandão” , classificado na segunda posição no festival teatral de Luanda 2008.

Desporto

Diplomata considera CAN etapa para desenvolvimento do desporto


O embaixador do Brasil em Angola, Afonso Cardoso, revelou hoje, em Luanda, que a realização do CAN’2010 constitui uma etapa no processo de desenvolvimento do desporto angolano.

Em declarações à Angop, o diplomata referiu que a importância deste evento não se deve apenas ao facto de poder reunir o mundo futebolístico, mas também porque irá trazer benefícios para Angola noutros sectores. Afonso Cardoso defende que se o país tem muitos êxitos no basquetebol e andebol, seguramente também terá no futebol e nos campos político, económico e social.

Referiu igualmente que do mesmo jeito que Angola está a fazer esforços para organizar o CAN, o Brasil está a esforçar-se para realizar a Copa do Mundo de 2014, um evento em que augura a presença dos angolanos. "Compreendemos perfeitamente o empenho de Angola em organizar o Campeonato Africano das Nações. Estamos a acompanhar com muito interesse e entusiasmo a entrega do país na preparação do evento", proferiu.

Para a realização do CAN, estão a ser construídos quatro estádios e unidades hoteleiras em Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla, províncias que vão acolher, de 10 a 31 de Janeiro, a competição.



Telecomunicações


Projecto de modernização avaliado em 1,2 biliões de dólares


O projecto de modernização e desenvolvimento das infra-estruturas da rede básica de telecomunicações, que arrancou em 2006, está avaliado em um bilião e 200 milhões de dólares norte-americanos, informou Pedro Mendes, director nacional do sector.
O responsável participou na cerimónia de apresentação do projecto de cabo submarino de fibra óptica, feita pela Angola Telecom, e no final revelou que os investimentos que estão a ser feitos a nível do back bone (auto-estrada de telecomunicações) poderão contribuir na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Além dos serviços de voz, já disponíveis em grande escala, a tecnologia que está a ser instalada permitirá a transmissão de dados e imagens em tempo real. O director nacional das telecomunicações defende a necessidade de se fazer manutenção e preservação destes equipamentos.
De acordo com Pedro Mendes, os actuais constrangimentos na rede, sobretudo dos serviços de telefonia móvel, devem-se ao facto das infra-estruturas de serviço ainda não terem a robustez, segurança, e fiabilidade, necessárias à prestação de um serviço de qualidade.

Obras

PR inaugura ponte sobre o Rio Catumbela







O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugurou hoje a nova ponte sobre o Rio Catumbela, construída pelo consórcio Soares da Costa/Mota-Engil, que vai ligar as cidades do Lobito e Benguela.

José Eduardo dos Santos deslocou-se a Benguela para inaugurar a nova infra-estrutura, que teve um custo de 27 milhões de euros. No entanto, remeteu-se ao silêncio.

A inauguração da ponte, baptizada 4 de Abril, alusiva à data da assinatura dos acordos de paz de 2002, após o fim da guerra em Angola, decorreu na presença de milhares de pessoas.

O director-geral do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) informou que a ponte 4 de Abril tem um comprimento de 438 metros, englobando dois viadutos de acesso e a plataforma sobre o rio, com 170 metros, contando ainda com duas faixas de rodagem em cada direcção e um passadiço para peões.

Joaquim Sebastião considerou a obra como "de grande importância na rede fundamental de estradas do país" porque permite a ligação sem entraves entre várias províncias do país, como sejam Luanda, Benguela, Huambo e ainda as do sul, como Huila e Namibe.

A conclusão da empreitada, que se realiza sobre o rio Catumbela era há vários anos esperada e vai facilitar o tráfego rodoviário entre Benguela e Lobito e tinha a sua inauguração prevista para 1 de Julho, altura em que ficou concluída.

A construção da ponte teve início em Maio de 2007, envolvendo uma mão-de-obra de 400 trabalhadores entre angolanos e estrangeiros.

Em declarações aos jornalistas, Rita Monteiro, do Instituto de Soldadura e Qualidade de Portugal, entidade fiscalizadora da obra, considerou que foram cumpridas todas as etapas de construção previstas com a qualidade exigida.

Para testar a segurança da ponte, a empresa procedeu à colocação de 18 camiões, com 30 toneladas cada um, em cima da estrutura.

Para Luís Parreirão, administrador da construtora Mota/Engil, a conclusão da ponte constitui um "marco histórico" para as duas empresas portuguesas. "É um grande orgulho para todos nós", constatou.