Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 15 de junho de 2010

Banca

Millennium disponibiliza mais de 200 milhões até Dezembro


O Banco Millennium Angola prevê disponibilizar em crédito, até Dezembro deste ano, um valor superior a 200 milhões de dólares, de modo a superar os 150,8 milhões de dólares norte-americanos concedidos em 2009. O anuncio, noticiado pela Angop, foi proferido hoje por uma fonte do Conselho de Administração da instituição financeira.

Em entrevista à Angop, em Luanda, a fonte referiu que os sectores beneficiários do crédito do banco são a construção civil, indústria transformadora, comércio a grosso e a retalho, transportes, armazenagem, telecomunicações, imobiliário e serviços.

Explicou ainda que os serviços e produtos do banco são procurados por empresários em nome individual e por pequenas e médias empresas, que solicitam pequenos ou médios valores de crédito para financiar a sua actividade corrente. "Por isso, esperamos um grande aumento na procura do crédito pessoal em Angola", destacou.

Em relação às taxas de juros, sublinhou que as mesmas estão de acordo com as praticadas por outros bancos comerciais que operam em Angola e são revistas sempre que existam variações relevantes no mercado.

Em dólar, esclareceu, o banco utiliza a taxa de juros indexada a Libor (taxa de referencia do mercado de Londres para grandes empréstimos), enquanto em Kwanza varia em função das condições do mercado.

Em relação ao desempenho da instituição no ano transacto, a fonte adiantou que o resultado líquido ascendeu USD 20.129 milhares, tendo crescido 249 por cento em relação ao ano anterior.Tal resultado deve-se em parte à evolução positiva do produto bancário que cresceu 128 por cento em relação a 2008.

Mundial 2010

Angolano arbitra jogo Eslovénia/Estados Unidos



O árbitro assistente angolano Inácio Cândido estreia-se no Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul no próximo dia 18, em Joanesburgo, no jogo entre as selecções da Eslovénia e dos Estados Unidos da América.
O encontro, a ser dirigido pelo maliano Koman Coulibal, conta para a segunda jornada do grupo C. O angolano será o segundo auxiliar e o marroquino Achik Redouane o primeiro.
Inácio Cândido esteve presente no CAN2010, em Janeiro, em Angola, e no campeonato do mundo em sub-17, em 2009, na Nigéria.

Construção



Arquitecto defende projectos que contemplem lazer das crianças



O director do Ordenamento do Território, Urbanismo e Habitação no Kwanza Norte, Erlindo Lidador, defendeu hoje, em Ndalatando, a necessidade de se proceder à adopção de projectos urbanísticos que confiram uma atenção especial à criança, mediante a criação de espaços de lazer, desporto e recreio.
Em declarações à Angop, Erlindo Lidador disse ser importante que na adopção de projectos de construção seja tido em conta vários factores de fórum sociológico, psicológico e de integração do indivíduo, sobretudo naqueles com benefícios directos para os menores.
O responsável advogou que no âmbito da construção de uma infra-estrutura social, sobretudo escolas, urge a necessidade de se adoptarem projectos que observem escrupulosamente as normas de edificações urbanas dotadas de espaços de lazer e que promovam a integração social entre os indivíduos ou estudantes.
Ainda na concepção de projectos de construção de escolas, Erlindo Lidador defendeu igualmente ser imperioso a observância rigorosa dos dimensionamentos dos pátios ou espaços de lazer, visando a concretização do pressuposto de socialização, prática de desporto e educação física.
Apontou ainda a necessidade rigorosa de serem adoptados estudos técnicos antecipados no quadro da concepção de projectos direccionados a construção de instituições de ensino, de modo a se garantir que sejam edificadas infra-estruturas sociais com a prévia análise urbana e com um horizonte temporal mais alargado possível.

Sociedade

Bombeiros passam a cobrar determinados serviços


O Serviço de Bombeiros (SB) vai, a partir do dia 22, proceder à cobrança de alguns serviços públicos prestados pela corporação, desde que não sejam de emergência.

Em declarações hoje à Angop, no município da Ingombota, em Luanda, o porta-voz deste órgão afecto ao Ministério do Interior, Faustino Sebastião, apontou os casos de neutralização de derrames de combustíveis na via pública, abertura de portas bloqueada e desencravamento de elevadores como tarefas que vão ser pagos.

Constam igualmente destes serviços, a passagem de documentos que certifiquem a ocorrência de algum incidente ou acidente (declaração comprovativa), serviços em recintos de diversão pública, bem como os cursos ministrados pelos bombeiros.

A título de exemplo, a limpeza de um derrame de combustível por negligência comprovada é cobrada 76 Kwanzas por metro quadrado, a abertura de uma porta bloqueada custa 12 mil e 900 Kwanzas, no caso de ambulância solicitada pode custar 290 Kwanzas por hora.

O responsável recordou que este procedimento está legislado e consta no Diário da República da I série número 152 de 13 de Agosto de 2009.

Desde a publicação deste decreto até ao momento foram criadas comissões especializadas que trabalharam na criação de condições técnicas para sua implementação.