Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sociedade

Comuna de Mundundu já tem transportes públicos


Os autocarros públicos da operadora Bacatral começaram ontem a operar no troço Ukuma/Mundundu (província do Huambo), numa acção que visa facilitar a livre circulação de pessoas e bens na respectiva via. De acordo com fonte da empresa que avançou a informação à Angop, em função do estado de degradação das vias, optou-se por operar no troço Ukuma/Mundundu com autocarros de marca "Lei Land", com mais potência e com capacidade para 22 passageiros, para além da mercadoria diversa.
Os autocarros percorrem cerca de 22 quilómetros para atingir a sede comunal de Mundundu com duas viagens por dia, sendo que os passageiros pagam o valor 100 kwanzas por viagem.
No entanto, o governo da província do Huambo prevê reabilitar a via, com o intuito de facilitar a livre circulação de pessoas e bens naquela circunscrição.
No âmbito do quadro da reabilitação das vias que ligam as comunas do interior da província do Huambo, estão em curso os trabalhos da reabilitação das vias Katchiungo/Chinhama, com cerca de 84 quilómetros, e de Londuimbali/Cumbira/Galanga.

Tecnologia

Telecomunicações aposta na rede de fibra óptica

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, encontra-se na província do Huambo, desde a tarde de ontem, terça-feira, para onde participar no II Conselho Consultivo Alargado do ministério, que vai decorrer de 30 de Junho a 2 de Julho.

À chegada, o ministro esclareceu à imprensa local que a visita se destina igualmente à avaliação dos trabalhos de expansão da rede de fibra óptica. Explicou que o encontro, que vai decorrer na comuna do Calenga, município da Cáala, visa analisar o desenvolvimento do sector e rever alguns aspectos legislativos do ministério para os adequar às actuais exigências do país. "Pretendemos actualizar a nossa legislação adequando-a aos rumos que o país vai tomando, " esclareceu o ministro, em declarações à Angop.

José Carvalho da Rocha afirmou que o ministério está empenhado em expandir a rede de fibra óptica para todo o país e fazer com que a população utilize cada vez mais os serviços de telecomunicações.

O ministro visitou entretanto a Estação de Fibra Óptica (transmissão Wako-Kungo/Huambo), na comuna do Alto-Hama e ontem à noite foi recebido em audiência pelo governador da província, Faustino Muteka.



Cultura



Bonga actua no México

O músico angolano Bonga actuou no XVI festival Afrocaribenho-Internacional, que decorreu sob o lema “ Independéncia-Revolução e Mestiçagem", entre 17 e 20 de Junho no Estado de Vera Cruz (México).
Perante uma plateia de várias idades, Bonga cantou diversos títulos musicais ritmados com o pulsar dos hábitos e costumes angolanos, animando o final do festival Afrocaribenho, que ficou marcado por outros eventos, nomeadamente palestras e exposições, retratando a presença do Continente Africano na América.
Angola, além da participação do seu embaixador no México (decano africano), Jaime Gonçalves, como orador numa palestra referente à escravatura, foi representada num desfile de moda africana e numa prova de gastronomia nacional. A organização verificou que teve sempre casa cheia para assistir ao sons da música angolana.


Mundial 2010


Portugueses em Luanda desolados com afastamento do Mundial


Centenas de cidadãos portugueses manifestaram-se ontem, terça-feira, em Luanda, desiludidos pelo afastamento da sua selecção de futebol pela congénere de Espanha. Uma reportagem da Angop indica que os entrevistados transferem o apoio e solidariedade para a equipa do Brasil.
Numa volta efectuada pela agência de notícias por vários locais e sítios da cidade capital angolana, onde habitualmente vários adeptos se reúnem junto dos ecrãs gigantes para assistirem à transmissão de partidas da maior prova do futebol, constatou-se um clima de descontentamento após derrota (0-1) diante dos espanhóis.
No Centro Cultural da representação diplomática lusa em Angola, que para além do embaixador Francisco Ribeiro Teles, albergou mais de uma centena de portugueses, na sua maioria equipados com as cores da sua bandeira nacional, foram incapazes de conter as emoções pelo desaire no confronto.
O Adido Cultural da instituição, João Pignatelli considerou de bastante triste o afastamento da selecção das “Quinas”, pois acreditava no seu apuramento para os quartos-de-final e até mesmo para a final da competição.
“Portugal jogou muito bem na primeira parte. Mas a Espanha aproveitou melhor a oportunidade na segunda parte e marcou o golo da vitória. Agora só nos resta transferir o nosso apoio e solidariedade ao outro país de língua portuguesa, que é o Brasil”, disse.
A Angop passou ainda pelos restaurantes do antigo Clube dos Caçadores (Ex-Gama), no Bairro do Miramar, Veneza, São Jorge, no Maculusso, entre outros. Nos referidos locais, o clima foi idêntico no final do desafio.

Economia


Reservas internacionais angolanas cresceram


O Banco Nacional de Angola anunciou que o país tem actualmente uma reserva externa próxima dos 20 mil milhões de dólares. Isto deve-se ao crescimento registado de Dezembro de 2009 a Junho deste ano. Marta Paixão e Silva, directora do gabinete de Gestão de reservas do BNA, adiantou em entrevista à Rádio Nacional de Angola que em sete meses estas registaram um acréscimo de cerca de três mil milhões de dólares. A responsável explicou ainda que até ao final do ano espera que as reservas externas sofram "um aumento significativo". "As reservas internacionais continuam a crescer, prova disso é que de Dezembro para cá as reservas internacionais crescera, cerca de três mil milhões de dólares e o BNA está a fazer tudo no sentido de permitir o crescimento destas reservas", esclareceu.