Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Educação


Responsável defende Internet nas bibliotecas das escolas


O chefe da repartição municipal da Educação na Maianga, em Luanda, Orlando Lundoloka, defendeu hoje a abertura de bibliotecas e salas de informatica ligadas à internet nas escolas. O responsável acredita que com a abertura de bibliotecas ligados a este sistema, os alunos poderão aumentar os seus conhecimentos, através da consulta de novas literaturas. Para tal, é necessária a criação destas condições para incentivar os alunos a adquirirem o gosto pela leitura, principalmente de autores de língua portuguesa, para ajudá-los a adquirir novos domínios da linguagem.

Em declarações à Angop, acrescentou que os livros existentes nas escolas só beneficiam os alunos da primeira à quarta classe por serem brochuras de histórias infantis, entregues pela secção municipal da cultura. Disse ser urgente a criação de bibliotecas para os alunos da sétima e oitava classe para que estes possam investigar, procurar o local para desfrutar e quando precisarem de um espaço para grupo de estudo.

Segundo a fonte, as escolas 2001 e 2004 são as que possuem algum material de leitura para ocupação dos tempos livres dos alunos.

Transportes


British Airways com mais um voo semanal entre Luanda e Londres


A British Airways tem, a partir de hoje, mais um voo semanal entre a capital angolana e Londres, anunciou a companhia aérea britânica em Luanda.

Com o voo de hoje, a British Airways passa a dispor de dois voos semanais, quarta-feira e sábado, entre o aeroporto "4 de Fevereiro" e Heathrow, Londres.

A duplicação de voos é justificada pela companhia aérea britânica com a "crescente" procura desde há um ano na ligação Londres-Luanda.

"Este voo semanal extra melhorará a nossa proposta comercial e aumentará os nossos serviços semanais na rota Luanda-Londres (...) demonstrando a forte importância do mercado angolano", sublinha Ian Petrie, director comercial da British Airways para África citado numa nota divulgada pela companhia.

Também citado na mesma nota, Pedro Machado, director da British Airways em Angola, informa que "a procura de voos para Angola tem vindo a crescer significantemente desde o ano passado e as reservas para os próximos tempos são um indicador muito positivo".

A British Airways destaca igualmente a possibilidade de os passageiros poderem usufruir dos 140 destinos que a companhia tem, a partir de Londres, para todo o mundo.

Saúde

Angola vai dispor de 1,8 milhões de vacinas


Angola vai dispor de 1,8 milhões de vacinas para a gripe A (H1N1) quando tem registados apenas 13 casos desde que o vírus chegou ao país, há cerca de um mês, informou fonte do Ministério da Saúde angolano.

A quantidade de vacinas que Angola vai aplicar no programa de combate à gripe A (H1N1)corresponde, segundo o ministro da Saúde, José Van-Dúnen, após uma reunião da comissão interministerial de prevenção, a 10 por cento da população, estimada em 18 milhões de habitantes.

Isto, porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que os países com casos confirmados de gripe A (H1N1) recebam vacinas para 10 por cento da sua população, número considerado suficiente para bloquear a cadeia de transmissão do vírus.

Apesar de ter garantido o acesso a 1,8 milhões de unidades da vacina, o ministro da Saúde sublinhou que a prioridade no combate à doença é a sensibilização e a informação da população.

Para já, o país mantém há cerca de 10 dias o mesmo número de diagnósticos confirmados, 13.

Angola tem há duas semanas um laboratório onde os testes são feitos, o que permitiu que deixasse de recorrer à África do Sul.

Cooperação


Alemanha quer cooperar nos sectores energético e mineiro



A Alemanha pretende incrementar as relações com Angola, no domínio económico, sobretudo nas áreas de exploração mineira e energética.

Em declarações à Angop, Berndt Oesterlen, conselheiro da embaixada germânica, frisou que o seu país estabeleceu para o efeito, este ano, uma delegação económica em Luanda que servirá de base para esse relançamento. Esclareceu ainda que durante a última visita realizada em Julho deste ano pelo seu vice-ministro dos Negócios Estrangeiros a Angola contribuiu para estabelecer contactos com os ministros dos Petróleos e de Energia.

Berndt Oesterlen afirmou que os dois governos trabalham para concretizar vários projectos, apesar de neste momento estar a ser formado o novo Governo da República Federal da Alemanha, chefiado ainda pela chanceler Angela Merkel. "Também no relacionamento bilateral Alemanha/Angola é um ano especial, porque vivemos uma expansão extraordinária das relações comerciais, assim como novas perspectivas noutras áreas de cooperação entre as duas nações", sustentou.

De acordo com o diplomata, a Alemanha "recebe" principalmente de Angola petróleo bruto e diamantes, e presta serviços nos sectores de exploração industrial no tocante a equipamentos para fabricas de cervejas, sumos e gasosas, bem como perspectiva entrar noutros sectores da actividade económica.

A fonte considera Angola um país dinâmico, que está a mostrar grande capacidade económica, testemunhando um desenvolvimento exemplar para a região e para o mundo. Berndt Oesterlen disse estar orgulhoso com as acções de "extrema importância" que o Governo de Angola está a realizar, proporcionando uma economia em crescimento.


Visita de Estado


Chefe de Governo são-tomense agradece ajuda em tempo de crise


O primeiro ministro são-tomense, Rafael Branco, referiu hoje à chegada a Luanda para uma visita de dois dias que foi graças ao apoio de Angola que São Tomé e Príncipe conseguiu superar a crise financeira global. O responsável anunciou que a visita, a convite do seu homólogo angolano, Paulo Kassoma, serve para agradecer ao Governo angolano o apoio essencial ao arquipélago que, segundo Rafael Branco, sentiu de forma "particularmente difícil" os efeitos da crise.

"Os anos de 2008 e 2009 têm sido bastante difíceis para a maioria dos nossos países, particularmente para os são-tomenses, mas nós conseguimos superar as dificuldades graças ao apoio de Angola", defendeu. O ministro congénere foi recebido no aeroporto de Luanda pelo ministro das Relações Exteriores angolano, Assunção dos Anjos, e seguiu de seguida para a Cidade Alta para se avistar com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e depois com o primeiro-ministro, Paulo Kassoma.

O responsável são-tomense lembrou ainda que é "patente" que a parceria entre os dois países tem sido mutuamente benéfica. Segundo o comunicado oficial, a presença de Rafael Branco em Angola serve para fortalecer as relações de amizade e cooperação, mas fontes são-tomenses admitiram que vai ser também abordada a área dos negócios entre os dois países e empresas.