Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Petróleo

Ministro aponta benefícios do Angola LNG

O projecto de exploração de gás liquefeito Angola LNG, na vila do Soyo, província do Zaire, vai proporcionar vários benefícios para o país. O ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, elogiou a actividade da empresa, porque permitirá aumentar a produção de gás para o consumo doméstico.

O governante discursou na abertura do conselho consultivo alargado do ministério e explicou que o projecto terá como benefício imediato a redução da queima de gás, deixando de poluir o ambiente, através da reinjecção do gás na unidade fabril e armazenado para alimentar a fábrica. Outra vantagem destacada pelo ministro está relacionada com a utilização do gás para a produção de electricidade e para outras aplicações industriais, sem descurar o aumento das exportações.

Botelho de Vasconcelos disse que o aumento da produção de derivados de petróleo, como a gasolina, gasóleo, petróleo iluminante e gás permitirá melhorar o padrão de vida dos angolanos.


Tecnologias


TICs podem ter maior impacto na vida social

A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, anunciou ontem, quinta-feira, em Luanda, que o desafio do Governo angolano e da SADC, nos domínios das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, consiste em implantar e garantir que o cidadão sinta o impacto delas na melhoria da educação, saúde e demais serviços. A governante discursou na abertura da reunião de ministros da SADC e explicou que o alcance da referida meta requer especial atenção à criação de capacidade e desenvolvimento do capital humano, assim como de infra-estruturas para que a região possa enfrentar os desafios.
A responsável considerou que é necessária a coordenação e harmonização de esforços com base nos instrumentos que existem, como é o caso do Plano de Acção Regional de África sobre Económia do Conhecimento e a declaração "Oliver Tambo". A ministra referiu que o país dedica especial atenção à recuperação e construção de infra-estruturas de suporte às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e que está em curso a implementação de projectos inseridos no programa de rede básica, com o objectivo de interligar todo o país por via de um backbone (cabo de fibra óptica) complementado por sistemas de transmissão por feixes hertzianos e por satélite, com amarração ao cabo submarino SAT3 e à adesão ao sistema WACS.

De acordo com Ana Dias Lourenço, os projectos foram elaborados tendo em conta as necessidades regionais. Deu a conhecer que estão a ser efectuados esforços na recuperação da rede postal e na introdução do conceito de estação postal multi-funcional, dando reposta à necessidade de outros serviços requeridos pelos cidadãos.

Nesta reunião, os ministros das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação da SADC abordaram questões sobre os serviços de roaming internos e regional na comunidade, o estudo de avaliação do impacto regulador, as directrizes para a defesa do consumidor e dos seus direitos na área das TIC e o plano de implementação da migração para a televisão digital na região. A reunião de ministros foi antecedida de um encontro de peritos do sector.

Aviação


TAAG apresenta novo plano

A TAAG (Linhas Aéreas de Angola) apresentou ontem, quinta-feira, no Namibe, o novo projecto da companhia que visa dar outra dinâmica aos seus serviços para atingir a excelência operacional e comercial. O programa, apresentado aos chefes de escalas nacionais, poderá conferir uma nova dinâmica aos serviços da TAAG em termos de eficiência operacional. O membro da comissão de gestão da TAAg, Rui Carreira, explicou aos órgãos de comunicação social local que o novo plano visa a transformação e motivação do pessoal e serviços prestados aos clientes.

Em 2009, a TAAG incidiu toda a atenção ao estabelecimento da credibilidade técnica da empresa do ponto de vista da segurança de voo e operacional. Este ano e nos próximos, a sua acção incidirá essencialmente na melhoria da prestação de serviços aos clientes. "Melhor prestação de serviço aos nossos clientes é o nosso lema. Queremos oferecer um serviço personalizado e mais direccionado", sublinhou.

O dirigente acrescentou que a credibilidade técnica operacional da companhia foi alcançada com a obtenção do primeiro certificado nacional passado pelo ENAVIP (entidade aeronáutica nacional), com a retoma de voos para a Europa e ainda com a obtenção do certificado Yoza que é uma auditoria de segurança operacional da IATA. Garantiu existir segurança nos serviços da TAAG, por isso, a compamhia teve avaliação positiva em várias auditorias.

Abordando sobre o incumprimento de horários e cancelamento de voos, Rui Carreira lembrou que a empresa já fez um diagnóstico profundo de todas as causas de irregularidades e considera ser necessário tomar decisões.

Sociedade

Governador do Huambo quer crescimento rural


O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, defendeu ontem, quinta-feira, na vila de Katchiungo, a necessidade de haver maior incentivo para o desenvolvimento rural na região, com vista a combater a fome e a garantir o desenvolvimento sustentável, através da agricultura.
Ao falar no final de uma visita que serviu para a sua apresentação oficial aos habitantes de Katchiungo, como governador do Huambo, Faustino Muteka referiu que a materialização dessa acção passa pela realização de investimentos em infra-estruturas, de modo a auxiliar os agricultores e as famílias camponesas a aumentar a produção.
Lembrou ainda que é fundamental que se preserve a paz alcançada em 2002 para que as populações possam acreditar no país e realizar grandes investimentos, que proporcionarão a criação de postos de trabalho. O executivo local tem como prioridade a recuperação da estrada que liga a vila à comuna de Chinhama, assim como as terciárias, para facilitar a livre circulação de pessoas e bens em toda extensão da região.
Com uma população estimada de 152.860 habitantes, o município de Katchiungo tem uma superfície de dois mil e 947 quilómetros quadrados.

Construção

Ministro destaca criação de infra-estruturas



O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, considerou ontem, quinta-feira, em Cabinda, que a construção de infra-estruturas integradas na província vai melhor a dignidade e as condições de habitabilidade da população da região.
Em declarações à imprensa, à margem de uma visita de trabalho de dois dias a localidade, o governante sublinhou que o executivo angolano vai prestar maior atenção às condições de vida e de habitação às populações locais.
Bornito de Sousa referiu ter sido nomeado pelo Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, para avaliar a evolução das obras enquadradas nos projectos de desenvolvimento em curso em todo o país. O dirigente, que se encontra desde quinta-feira em Cabinda, efectuou visitas ao Aeroporto de Cabinda, à Central de Produção de Energia Eléctrica do Malongo e constatou o andamento das obras do campus universitário da localidade do Caio e alguns projectos do bairro Tchizo.
As referidas visitas foram orientadas pelo governador provincial de Cabinda, Mawete João Baptista, na companhia do secretário de Estado do Urbanismo e Habitação, Joaquim Silvestre, técnicos das direcções provinciais do Urbanismo e Construção, Administração do Território e membros do conselho da província.
O ministro da Administração do Território encontra-se hoje na aldeia de Santa Catarina, no município de Cabinda, para a cerimónia de lançamento da primeira pedra que marcará o início da implementação de obras sociais, económicas e produtivas na localidade.
O programa prevê ainda deslocação ao município de Belize, onde terá um encontro com os administradores municipais de Buco Zau, Cacongo, Cabinda e com as autoridades tradicionais.

Desporto


Hervé Renard satisfeito com prestação de Angola frente ao México


O técnico principal da selecção nacional, o francês Hervé Renard, afirmou hoje à Angop, que, apesar da derrota de 0-1 diante do México, sente-se satisfeito pelo comportamento da equipa em função do pouco tempo de trabalho.

No final do jogo, enquadrado na data Fifa, no Realiant Stadium, em Houston, estado do Texas, o seleccionador acrescentou que gostou da postura do colectivo perante um adversário que jogou ao seu melhor nível devido à participação no mundial da África do Sul em Junho. Para Hervé Renard, os atletas convocados,(particularmente o estreante Geraldo, o único profissional na selecção que está em Houston) permitiram perceber que existem talentos em Angola, acrescentando estar confiante na “matéria-prima” (atletas jovens) para trabalhar. Quanto ao resultado, mostrou-se despreocupado pelo que espera trabalhar muito, de modo a que a selecção nacional possa produzir um futebol mais apoiado e com melhor capacidade ofensiva. Referiu que o jogo contra o México marca, na prática, o início da preparação de Angola visando as eliminatórias de acesso à Taça CHAN em 2011 no Sudão. O técnico francês foi contratado em Março pela Federação Angolana de Futebol (FAF) por um período de dois anos em substituição do português Manuel José.