Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Agricultura


Projecto ELISA prevê gestão sustentável de terras



Técnicos de vários sectores do Estado e representantes das organizações da sociedade civil encontram-se a frequentar um curso sobre gestão sustentável de terras. A formação, que teve início hoje, está a decorrer na província do Huambo e está inserido no âmbito do projecto-piloto de gestão sustentável de terras “ELISA”. Este terá a duração de três dias e visa enriquecer os conhecimentos dos participantes e partilhar experiências práticas sobre o assunto.
O coordenador do projecto-piloto de gestão sustentável de terras (ELISA), Amílcar Salumbo, esclareceu, em declarações à Angop, que a formação conta com a colaboração de docentes da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos. Durante o curso serão discutidas questões sobre a "degradação de pastagens, ravinas, agro-silvopastoricia, produção integrada, recuperação de pastagem degradada e o fogo, bem como os temas da "Camada de Ozono, “Efeito de Estufa” e “Aquecimento da Terra”.
O projecto de gestão sustentável de terras é financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e está dividido em três componentes, onde se destacam a criação de capacidade interna das instituições que trabalham no assunto e a integração dos processos de gestão sustentável de terras nas instituições nacionais.

Saúde

Técnicos de saúde recebem formação sobre diagnostico da malária







Vinte e um técnico de diversas unidades sanitárias do município do Cuvelai, província do Cunene, concluíram neste fim-de-semana um seminário de capacitação sobre diagnostico da malária, que tinha como principal objectivo a formação de profissionais capazes de prestar uma assistência médica com maior qualidade à população.
A acção formativa, com duração de dois dias, foi promovida pela direcção provincial da Saúde, no âmbito do programa Nacional de Luta Contra a Malária, com o intuito de se encontrar as medidas e estratégicas no controlo e diagnóstico desta doença, que na maioria afecta mulheres grávidas e menores de cinco anos de idade.
Os participantes aprenderam a analisar questões como diagnóstico clínico, principais sintomas, tratamento da epidemia, controlo da malária na mulher grávida, bem como a prevenção da doença, dentre outros assuntos.
Na ocasião, o supervisor provincial do programa de luta contra a doença na região, Lucas Simbundo, referiu que acção formativa é uma mais-valia e visou possibilitar a adopção de novos métodos no tratamento da patologia e medidas de prevenção no que toca a redução da propagação da doença.

Ensino Superior

Ensino superior chega ao Wako Kungo



A Universidade Katiavala Buila, que abrange as província de Benguela e Kwanza Sul, está a trabalhar no sentido de abrir cursos superiores na cidade do Wako Kungo, inseridos no quadro da expansão das suas infra-estruturas. A informação foi veiculada neste fim-de-semana pelo vice-Governador para área social e económica, Mateus de Brito.
Em declarações à Angop, o dirigente, que não revelou os nomes dos cursos a serem ministrados pela universidade, referiu que se pretende criar infra-estruturas adequadas, de forma a garantir que a juventude tenha oportunidade de se formar. “O nosso país está a crescer e para que este crescimento seja contínuo e sustentável temos de investir no desenvolvimento humano e este começa com o ensino, por isso é que o governo tem grandes prioridades no presente exercício económico para o sector da educação”, prosseguiu.
Referiu igualmente que a qualidade de ensino, desde o primário, consta das prioridades do governo da província para que os alunos tenham capacidade para frequentarem cursos superiores, sem sentirem dificuldades de adaptação devido a má formação. “Eis a razão, vamos continuar a formar docentes, construir escolas para que tenhamos quadros capazes de assegurar o desenvolvimento do país”, finalizou.
A Universidade Katiavala Buila funciona apenas no Sumbe, a capital da província, com os cursos superior de educação, agronomia, zootecnia, gestão económica, entre outros.

Educação


Sucesso da educação passa pela organização



A vice-governadora do Kuando Kubango para área económica, Verónica Mutango, proferiu, neste fim-de-semana, em Menongue, que o governo da província está ciente de que o sucesso da educação passa pela organização, unidade e investimento no sector educativo.
Verónica Mutango, que falava durante a abertura oficial do ano lectivo na província, explicou que o sucesso passa igualmente pela formação e recuperação dos docentes a nível do país. De acordo com a responsável, em declarações à Angop, a educação e o ensino são componentes determinantes, pelo que é urgente mobilizar todos os cidadãos para a vida educativa, para que os níveis de organização no sector sejam cada vez maiores.
A governante apelou, na ocasião, para um trabalho unânime, para vencer o pessimismo e descrédito que algumas vezes se tem sobre as acções educativas.
“É desta forma que o governo angolano defende incessantemente com os mecanismos que visam adequar a educação e o ensino no país à evolução permanente do mundo da ciência e da técnica”, frisou. Estes são elementos, segundo a responsável, que estimulam a formação contínua dos professores e garantem a efectividade da escolaridade obrigatória até a 9ª classe. “Um garante de um número de perspectivas incalculáveis, para se implementar um sistema educativo capaz de responder aos desafios do futuro, num contesto novo, sob o ponto de vista, político, cultural, económico e social”, asseverou.
Verónica Mutango informou que o custo do ensino eleva-se constantemente com a escolaridade obrigatória, preparação e formação de professores, construção de escolas, instalações de equipamentos escolares, laboratórios, entre outros.
Garantiu igualmente que o governo esta a reconstruir as escolas do tempo colonial e a construir novos espaços, para que todos que estejam fora do sistema de ensino, na província e não só, tenham direito à educação escolar.

Ambiente

Especialistas abordam a legislação ambiental






Especialistas angolanos e estrangeiros estão hoje reunidos, em Luanda, para discutirem aspectos relacionados com a implementação da legislação ambiental do país e sobre institucionalização do sistema nacional de fiscalização.
A abertura do evento, organizado no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Ambiente, esteve ao cargo da ministra da justiça, Guilhermina Prata, em representação da titular da Ministra do Ambiente, Fátima Jardim. Sob lema “ Protejamos a Biodiversidade Angola”, os especialistas estão a debater temas ligados à avaliação do impacto e licenciamento ambiental, bem como regulamento sobre responsabilidade por danos ambientais e dos resíduos.
Para hoje estão agendadas intervenções acerca da regulamentação do ruído, das substâncias que empobrecem a Camada de Ozono em Angola e da importância do ordenamento do território para a preservação do ambiente.
Organizado pelo Ministério do Ambiente, o evento conta com a presença de convidados de alguns países africanos, entre os quais de Cabo Verde, deputados a Assembleia Nacional, representantes de instituições públicas e privadas.
No mesmo recinto decorrerá igual modo as jornadas técnicas sobre os Parques Nacionais e Áreas de Conservação, uma actividade que vai decorrer de 2 a 3 do mês de Fevereiro.

Inovação

"E-Governo" vai garantir transparência





O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, anunciou ontem, no seu discurso, a aprovação pelo executivo angolano do seu projecto da rede privada “e-Governo”, como meio para melhorar a transparência governativa.
Ao discursar em representação do presidente José Eduardo dos Santos, na 14 ª Cimeira dos chefes de Estado e de Governos da União Africana (UA), que arrancou este domingo, Fernando da Piedade frisou que o “e-Governo - governo electrónico” é um meio que visa estreitar a relação do governo com os seus órgãos dependentes, com a população e o sector privado.

Além desse projecto, recordou o lançamento da construção do primeiro Centro de Dados Certificados de nível 3, no último ano, que permitirá a centralização dos bases de dados do Estado e a salvaguarda e hospedagem do domínio Top da Internet em Angola.

Em relação ao governo electrónico, informou, segundo a Angop, que Angola ganhou duas vezes, em 2007 e 2009, o prémio TIGA AWARDS, promovido pela Comissão Económica e Social de África da ONU, que galardoa governos que empregam as Tecnologias de Informação e da Comunicação na prestação de serviços.

A cimeira, com termo previsto para amanhã, decorre sob o lema “Tecnologias de Informação e de Comunicação em África: desafios e perspectivas para o Desenvolvimento”.

CAN2010

Egipto vence CAN pela terceira vez consecutiva


O Egipto conquistou ontem a sua sétima Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol ao vencer o Gana, por 1-0, na final de Luanda, Angola. Nagy Gedo, melhor marcador do torneio, saiu novamente do banco para marcar o único golo do desafio, aos 85 minutos, garantindo assim o triunfo que atenua a desilusão do país pela ausência no Mundial2010 da África do Sul.

O Egipto, que venceu a prova pela sétima vez, faz assim história na CAN, pois é o primeiro país a conquistar o "tri", depois dos triunfos em casa em 2006, no Gana em 2008 e agora em Angola. O renovado e surpreendente Gana, que perseguia o quinto troféu, perdeu a possibilidade de reconquistar o título, 28 anos depois do último êxito na prova.








Prova marca etapa de desenvolvimento desportivo



O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Justino Fernandes, referiu ontem, em Luanda, em conferência de imprensa, que a realização da Taça Africana das Nações Orange Angola-2010 vai marcar decisivamente a etapa do desenvolvimento da modalidade no país.

Em declarações à Angop, antes do início da partida entre as selecções do Ghana e do Egipto, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, frisou que as infra-estruturas construídas devem ser aproveitadas ao máximo para o bem do desporto. O responsável explicou que será implementado um programa de desenvolvimento do futebol, no qual espera contar com a contribuição dos angolanos entendidos na matéria ou de estrangeiros, caso haja necessidade.

As camadas jovens vão merecer uma atenção especial, com vista a garantirem melhores resultados no futuro para o país.