
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Agricultura

Saúde

Vinte e um técnico de diversas unidades sanitárias do município do Cuvelai, província do Cunene, concluíram neste fim-de-semana um seminário de capacitação sobre diagnostico da malária, que tinha como principal objectivo a formação de profissionais capazes de prestar uma assistência médica com maior qualidade à população.
Ensino Superior
Educação

Ambiente

Especialistas angolanos e estrangeiros estão hoje reunidos, em Luanda, para discutirem aspectos relacionados com a implementação da legislação ambiental do país e sobre institucionalização do sistema nacional de fiscalização.
Inovação
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, anunciou ontem, no seu discurso, a aprovação pelo executivo angolano do seu projecto da rede privada “e-Governo”, como meio para melhorar a transparência governativa.
Ao discursar em representação do presidente José Eduardo dos Santos, na 14 ª Cimeira dos chefes de Estado e de Governos da União Africana (UA), que arrancou este domingo, Fernando da Piedade frisou que o “e-Governo - governo electrónico” é um meio que visa estreitar a relação do governo com os seus órgãos dependentes, com a população e o sector privado.
Além desse projecto, recordou o lançamento da construção do primeiro Centro de Dados Certificados de nível 3, no último ano, que permitirá a centralização dos bases de dados do Estado e a salvaguarda e hospedagem do domínio Top da Internet em Angola.
Em relação ao governo electrónico, informou, segundo a Angop, que Angola ganhou duas vezes, em 2007 e 2009, o prémio TIGA AWARDS, promovido pela Comissão Económica e Social de África da ONU, que galardoa governos que empregam as Tecnologias de Informação e da Comunicação na prestação de serviços.
A cimeira, com termo previsto para amanhã, decorre sob o lema “Tecnologias de Informação e de Comunicação em África: desafios e perspectivas para o Desenvolvimento”.
CAN2010
Egipto vence CAN pela terceira vez consecutiva
O Egipto conquistou ontem a sua sétima Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol ao vencer o Gana, por 1-0, na final de Luanda, Angola. Nagy Gedo, melhor marcador do torneio, saiu novamente do banco para marcar o único golo do desafio, aos 85 minutos, garantindo assim o triunfo que atenua a desilusão do país pela ausência no Mundial2010 da África do Sul.
O Egipto, que venceu a prova pela sétima vez, faz assim história na CAN, pois é o primeiro país a conquistar o "tri", depois dos triunfos em casa em 2006, no Gana em 2008 e agora em Angola. O renovado e surpreendente Gana, que perseguia o quinto troféu, perdeu a possibilidade de reconquistar o título, 28 anos depois do último êxito na prova.
Prova marca etapa de desenvolvimento desportivo
O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Justino Fernandes, referiu ontem, em Luanda, em conferência de imprensa, que a realização da Taça Africana das Nações Orange Angola-2010 vai marcar decisivamente a etapa do desenvolvimento da modalidade no país.
Em declarações à Angop, antes do início da partida entre as selecções do Ghana e do Egipto, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, frisou que as infra-estruturas construídas devem ser aproveitadas ao máximo para o bem do desporto. O responsável explicou que será implementado um programa de desenvolvimento do futebol, no qual espera contar com a contribuição dos angolanos entendidos na matéria ou de estrangeiros, caso haja necessidade.
As camadas jovens vão merecer uma atenção especial, com vista a garantirem melhores resultados no futuro para o país.