Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saúde

Estratégias em debate


O vice-governador provincial do Moxico para Esfera Económica e Social, Francisco Cambango, apontou ontem, quinta-feira, no Luena, em declarações à Angop, que a melhoria dos serviços de urgência e assistência aos doentes são os principais desafios do sector para os próximos seis meses.

A organização desta área tem ainda como metas o funcionamento de todos os postos e centros de saúde, sobretudo os da periferia da cidade do Luena, para diminuir o afluxo de pacientes no hospital central.

O governante apontou estas linhas de acção na abertura do V Conselho Consultivo Alargado da Direcção Provincial da Saúde, em que apelou para que se dê maior atenção à reactivação e melhoramento urgente dos postos e centros de Saúde da periferia da cidade do Luena.

No pacote das orientações constam ainda os serviços de maternidade, consultas externas, cuidados primários de saúde e outros serviços complementares do sector da Saúde.

Aconselhou os gestores hospitalares que empreendam esforços para se manter os stocks de medicamentos essenciais em todas as unidades de referência, incluindo os postos e centros médicos, bem como as unidades hospitalares municipais.

Durante a reunião, os participantes analisaram a situação sanitária da província e o plano de acção para o segundo semestre do ano corrente.

Diplomacia


Parceria Estratégica com a UE


A proposta de Parceria Estratégica da União Europeia (UE), apresentada ao Governo angolano, em Novembro de 2009, poderá ganhar impulso nos próximos meses. A Angop noticia que um responsável do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) referiu que "estão em curso consultas sectoriais, a nível nacional, destinadas à apresentação de pareceres sobre o assunto". Às autoridades nacionais cabe identificar as prioridades, com base nas iniciativas da UE. No entanto, não definiu o horizonte temporal para a conclusão do projecto.
Explicou que os actos, elaborados na base de um Programa Indicativo Nacional, estabelecem as premissas fundamentais e as linhas de actuação no domínio da cooperação entre as partes.
No quadro geral das sucessivas convenções de Yaoundé e Lomé, tem-se traduzido em financiamentos, sob forma de subvenções, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento, constituído a base de contribuições dos Estados-Membros, bem como por fundos próprios da União Europeia, designadas por Linhas Orçamentais.
Desde sua adesão ao chamado Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), a República de Angola beneficiou de aproximadamente 800 milhões de Euros em investimentos, 40 por cento dos quais no âmbito do FED e os restantes 60 a partir de Linhas Orçamentais.
A cooperação Angola/UE desenvolve-se há mais de duas décadas, com início antes mesmo de o país ter, formalmente, aderido a então III Convenção de Lomé, em 1986.

Política

Quatro ministérios em encontro de concertação


O Governo de Angola realiza de 5 a 8 de Julho próximo, O primeiro encontro nacional dos ministros das Relações Exteriores, Interior, Administração do Território e Assistência e Reinserção Social com os governadores das províncias confinadas com a República Democrática do Congo está agendado para a semana de 5 a 8 de Julho. A reunião, organizada pelo Governo, decorrerá na província do Uíge.
De acordo uma nota do Gabinete de Estudos, Informação e Analise do Ministério do Interior, divulgada pela Angop, em Luanda, terá como finalidade a concertação de assuntos, com vista a uniformizar critérios de actuação nos problemas que estas províncias têm enfrentado, quer de índole de segurança, de índole política, económica e social.
Para preparar o encontro nacional, tem hoje lugar em Luanda, uma reunião com entidades envolvidas no projecto.

Mundial 2010


Santuário dos Elefantes é a principal atracção turística



A 80 quilómetros de Joanesburgo encontra-se uma das maiores atracções turísticas do país do Mundial2010. O Santuário dos Elefantes tem despertado a atenção dos visitantes da África do Sul , que sentem curiosidade em conhecer as particularidades desta região e ficam deslumbrados com a beleza da natureza animal.
Neste espaço, o contacto com o estado puro da natureza é uma mais-valia, sendo possível viver de perto o clima da selva e descobrir o modus vivendi da espécie. Porém, o que mais chama atenção é a grandeza dos elefantes e em sua homenagem foi baptizado um local com o nome deste gigante africano, que também simboliza a selecção da Cote d’Ivoire, uma das participantes da competição.
Simbarasne Mubvindi, guia do Elephant Sanctuary, acompanhou a diversão de 25 estrangeiros, entre repórteres e turistas ávidos em saber mais sobre o ambiente destes animais, referindo à Angop que “os elefantes foram transferidos para este espaço porque eram maltratados nos seus habitats anteriores e para salvá-los estão protegidos aqui”.
Por 200 rands por pessoa (1 USD equivale a 7,5 rands), o visitante pode subir para as costas do animal, alimentá-lo, acariciá-lo, caminhar ao seu lado e no fim ganhar beijo da sua tromba.
A iniciativa privada tem protegido vários animais. “Cuida-se deles, porque sofriam de maus-tratos em zoológicos e outros que viviam sob ameaça dos caçadores furtivos. Uma das formas de ajudar foi transformá-los em centro de atracção turística e durante o Mundial2010 a procura aumentou”, explicou o guia.
Os que visitam o santuário não só passeiam e vêem os animais como também têm a possibilidade de interagir com eles, através de caminhadas de mãos dadas com a tromba, numa verdadeira lição de vida junto da selva e partilhar momentos inesquecíveis com os elefantes de perto.


Desporto

Assistente Inácio Cândido entra hoje em campo


Angola estará hoje representada no campeonato do mundo de futebol que decorre na África do Sul . O árbitro assistente Inácio Cândido participa no jogo entre a Eslovénia e Estados Unidos da América, para o grupo C, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo.
De acordo o site da FIFA, o angolano de categoria internacional terá como chefe o árbitro principal Koman Coulibaly, do Mali, num trio que integra ainda o assistente Redouane Achik, de Marrocos.
O único representante angolano no evento integra uma lista de 17 árbitros assistentes indicados pelo órgão reitor do futebol mundial para arbitrar as principais partidas da segunda jornada da Copa2010.
Natural de Luanda, Inácio Cândido estreia-se em campeonatos do mundo ao nível do escalão sénior. O técnico já tinha participado no Mundial de sub-17, que decorreu em 2009, na Nigéria. Actuou ainda no Campeonato Africano de Futebol (CAN2010), que teve lugar em Angola, em Janeiro.