Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Diplomacia


ONU: George Chicoty faz balanço político

"Angola iniciou um novo ciclo, caracterizado pela aprovação de uma Constituição que instaura definitivamente um Estado Democrático e de Direito", considerou ontem, terça-feira, em Nova Iorque, o secretário de Estado para as Relações Exteriores, George Chicoty.

Num discurso proferido durante a 65ª sessão da Assembleia Geral da Onu, o representante recordou que, durante os oito anos de paz, foram implementadas políticas de reformas económicas e sociais que permitiram o relançamento da economia.

Acrescentou que a reabilitação das principais infra-estruturas permitiram alcançar taxas de crescimento anuais médias de dois dígitos, com incidência indirecta na melhoria dos indicadores de base dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

George Chicoty frisou que, desde 2002, mais de dois milhões de crianças foram matriculadas no ensino primário, numa percentagem que subiu acentuadamente na ordem dos 76 por cento, enquanto a taxa de mortalidade materno-infantil diminui consideravelmente de 1.400/100.000 nados vivos, em 2001, para 660/100.000 nados vivos, em 2010.

Destacou a adopção, pelo Executivo, da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar (2009-2014), mecanismo que permitirá aumentar a produção agrícola de forma sustentada com vista à erradicação da fome e da pobreza em Angola.

Tais pressupostos resultam dos esforços da liderança do Executivo angolano e do pragmatismo das suas políticas e do seu compromisso com o aumento dos índices de desenvolvimento humano, reflectido na melhoria do bem estar das populações. Para o diplomata, as alterações climáticas, os objectivos do milénio, a segurança alimentar, a reconstrução e fortalecimento dos Estados frágeis, em fase de pós-conflito, a ajuda humanitária e o desarmamento devem merecer prioridade nas agendas nacionais e internacionais, pelo que são determinantes para o desenvolvimento sustentável, crescimento das economias e implementação de estratégias nacionais de combate à pobreza.

Política

Livro Branco será instrumento de políticas


O coordenador do grupo técnico do processo de elaboração do Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Carlos Baptista, afirmou, em Luanda, que o projecto constitui um instrumento de políticas e acções para o desenvolvimento das TIC em Angola.

“O que pretendemos genericamente é dotar o Estado angolano de um livro de políticas sobre as tecnologias de informação e comunicação, onde poderemos saber o que somos e o que haveremos de ser neste domínio”, explicou Carlos Baptista no seminário sobre apresentação do livro branco. A primeira versão já acabada do livro estará disponível em Novembro próximo, altura em que será feito um balanço da versão acabada. “Neste momento, precisamos de mais contributos, por isso realizam acções desta natureza para que todos os cidadãos possam oferecer o seu saber e contribuir para o enriquecimento do livro", salientou, em declarações à Angop.

Carlos Baptista considera que neste momento não se pode falar de desenvolvimento e bem-estar social sem pensar nas tecnologias de informação e comunicação, pois estas já constituem um factor vital para vida da sociedade. Por isso, lembrou que com a elaboração deste instrumento perspectiva-se regular a forma como a sociedade de informação será projectada.

O livro branco, apresentado no início da semana, faz referência à visão das TIC para os próximos cinco anos, englobando um objectivo geral e um conjunto de aspirações específicas nos domínios das tecnologias de informação e das telecomunicações.

O documento faz referência aos pilares de actuação como factores que constituem os principais motores de desenvolvimento do sector das TIC em Angola para concretizar os grandes desafios de modernização do país, onde constam a melhoria das infra-estruturas de telecomunicações, que são apontadas como a garantia da conectividade e acesso aos cidadãos, à administração pública e empresas, através de uma infra-estrutura presente em todo o território para os vários segmentos de mercado.


Indústria


Fábrica de água mineral em 2011

A fábrica de água mineral, localizada na comuna do Alto Hama, Município do Londuimbali (Huambo), deverá entrar em funcionamento em Março do próximo ano. A montagem e construção da infra-estrutura está orçada em 12 milhões de dólares. Em declarações à Angop, o administrador local, Hernâni Gustavo de Almeida, indicou que as obras estão praticamente concluídas, faltando apenas a instalação de duas máquinas. Na primeira fase, estima-se que a unidade produza 10 mil garrafas de 1,5 litros por hora. O objectivo é aumentar posteriormente para 30 mil por hora.
O empreendimento, de acordo com administrador da fábrica, é uma sociedade de angolanos e portugueses. Adiantou que numa primeira fase a infra-estrutura vai empregar 30 trabalhadores, prevendo que passe nos três meses seguintes para 60 e posteriormente para 120 funcionários.
A província do Huambo tem actualmente uma fábrica de embalamento de água mineral do Lépi e estão a ser construídas mais duas na comuna da Chipipa.


Desporto

Rally: Dirigente apela a envolvimento das marcas



"O retorno às provas de rally em automobilismo deve "necessariamente" envolver as empresas das marcas sedeadas em Angola para dar maior impulso na sua realização", anunciou terça-feira, em Luanda, o presidente de direcção do clube os Persistentes, Victorino Guedes.
O dirigente, que abordava o desporto motorizado no país, numa entrevista à Angop, realçou que, pelos custos que exige a organização de rallies, há necessidade da participação destas instituições, como a Toyota, União, Renault, Peugeot e tantas outras marcas para fazer face a estas realizações.
Referiu que, na qualidade de modalidade desportiva com muitos custos, esta obriga o envolvimento de uma logística para servir de apoio aos juízes cronometristas e outros integrantes, para além do pagamento de prémios aos concorrentes.
Victorino Guedes indicou que depois da interrupção da disputa de provas de Rallies, em 1990, devido à situação política, o país reúne actualmente condições para que as picadas voltem acolher provas desta natureza. Indicou que para se realizar uma prova de género nesta altura exige-se pelo menos 50 mil dólares americanos, que servirão para o pagamento de todos elementos envolventes, para além da compra de pneus e outros materiais.
Para além do Rally, o desporto motorizado também tem realizado provas como Raid de Cacimbo, os grandes prémios das cidades do Huambo, Sumbe, Namibe e os 200 quilómetros da Huíla.
Angola acolheu pela primeira uma prova internacional designada - Pallye Paris/Cidade de Cabo, que passou pelas províncias de Benguela (porto do Lobito), Huíla e Cunene.

Banca


BPC lança Internet Banking


O presidente do Conselho de Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Paixão Júnior, anunciou ontem, em Luanda, a introdução do serviço de Internet Banking, no âmbito do plano de expansão da sua rede de serviços.
Em entrevista à Angop, o responsável explicou que se trata de um produto financeiro muito importante, pois está a ser desenvolvido pela entidade. “Já fizemos os testes, entramos agora na fase de utilização provisória (pelos clientes)”, contou.
De acordo com presidente do BPC, a adopção deste serviço tem como finalidade a redução do número de pessoas que se dirige aos bancos, possibilitando a prestação de um serviço com melhor qualidade aos clientes.
O PCA do Banco de Poupança e Crédito garantiu que, em 2012, o produto estará em pleno no mercado e disponível a todos os usuários.
O Internet Banking é um serviço através do qual o cliente tem acesso a sua conta via Internet, podendo efectuar consultas e transacções bancárias, contratação de produtos e serviços, com informações precisas e actualizadas num ambiente personalizado.
Dentro do plano de expansão da sua rede de serviços, o BPC planeia inaugurar até ao final do ano mais 15 novas agências bancárias em todo o país.

Construção


Ministro defende parcerias público-privadas

O ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior considera que as parcerias público-privadas são um importante veículo para a satisfação das necessidades que se colocam no processo de reconstrução e desenvolvimento do país. O responsável discursou na abertura do workshop sobre "As parcerias público-privadas e a modernização das infra-estruturas rodoviárias de Angola", promovido pelo Ministério do Urbanismo e Construção (Minuc).
“Os recursos do Estado por maiores que sejam nunca serão suficientes para satisfazer a totalidade das necessidades que se colocam no processo de reconstrução e desenvolvimento”, salientou. Lembrou igualmente que ainda existem muitos investimentos que são necessários e que o Estado tem que fazer para garantir o acesso generalizado das famílias à habitação condigna, água potável, energia eléctrica, serviços de educação e saúde e a outros bens públicos que contribuem para bem-estar das populações.
Manuel Júnior recordou as conclusões e recomendações do workshop sobre a Lei das Parcerias Público/Privada, que decorreu em Agosto, realçando que deste encontro foi possível chegar a uma versão melhorada deste projecto, que será apreciado pelo Conselho de Ministros futuramente. Acrescentou que com a referida lei, o Executivo passa a contar com novas alternativas sobre o financiamento dos investimentos públicos, através de uma maior participação do sector privado nos empreendimentos do Estado.

Este workshop visa discutir quatro painéis: 'Conceitos gerais', 'O marco legal', 'Aspectos sociais desde questões ambientais até técnicas e económicas no estudo de viabilidade' e 'Estudos de Casos'. Foram convidados especialistas angolanos e estrangeiros (do Brasil, Portugal, Moçambique) que, em conjunto com os mais de 200 participantes, avaliam o quadro de implementação de parcerias no país.

O workshop é dirigido a entidades públicas e privadas ligadas ao sector das infra-estruturas rodoviárias, banca, energia, construção civil e estudantes.