Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diplomacia

José Eduardo dos Santos convidado para cimeira do G-8




O presidente angolano José Eduardo dos Santos vai participar na próxima cimeira do G-8, que decorrerá em Itália, entre os dias 08 e 10 de Julho.

O convite foi formulado durante uma audiência em Luanda, em que o Chefe de Estado angolano recebeu Luccas Ruardi, representante pessoal para África do primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi.

No final da audiência de 30 minutos com José Eduardo dos Santos, Luccas Ruardi disse à imprensa ter entregado ao Presidente angolano "uma carta pessoal de Sílvio Berlusconi, na qualidade de Presidente do G-8, que o convida a participar na próxima cimeira deste grupo". "É um convite especial, (...) dado que os problemas de África estarão, igualmente no centro das discussões desta cimeira do G-8", acrescentou.

Para além de Angola, deverão participar, ao mais alto nível, a África do Sul, Egipto, Gana e Senegal. Do G-8, que integra os países mais industrializados e desenvolvidos, fazem parte, a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.


Cooperação


Lisboa e Luanda vão cooperar nas novas tecnologias




O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna de Portugal, José Magalhães, considerou em Luanda "aliciante" avançar para uma cooperação com Angola na área das novas tecnologias aplicadas às fronteiras e no combate ao crime.

José Magalhães discursou na conferência "Liberdade e Segurança no Século XXI - Mudanças e Desafios na Era digital", que decorreu no auditório Pepetela do Centro Cultural Português, em Luanda. Um dos pontos centrais da sua apresentação assentou na inovação surgida nos últimos anos na área das fronteiras electrónicas. O secretário de Estado defendeu existir um campo de trabalho conjunto possível de explorar entre Portugal e Angola, semelhante ao que Lisboa está a fazer com os países da União Europeia.

"A criação de fronteiras electrónicas com controlos automatizados de pessoas, eliminação da papelada e melhoria da cooperação entre as polícias dos dois países permitiria ao cidadão honesto uma transição mais fácil", salientou.

A cooperação entre Portugal e Angola está actualmente assente na formação das forças de segurança, mas esta pode ser "alargada aos novos sistemas tecnológicos" que, partilhados pelos dois países, "podem facilitar a vida das polícias e tornar mais eficaz a sua acção".

Sociedade

Sociedade "convive com um vulcão"



A sociedade angolana "convive com um vulcão" que poderá "explodir a qualquer momento" se não foram tomadas medidas sérias contra a pobreza e a exclusão social. O alerta foi lançado pelo escritor e Prémio Camões, Pepetela. As afirmações foram proferidas ontem à noite, durante a apresentação do livro do escritor e sociólogo Paulo de Carvalho, que aborda a exclusão social em Angola, especialmente no que respeita ao caso dos deficientes.

"E se esse vulcão um dia explodir, não foi por falta de aviso", argumentou Pepetela, acrescentando que o livro é de todo o interesse para o poder público, "a todos os níveis". O autor Paulo de Carvalho defende, na sua obra, que os incapacitados fisicamente constituem o grupo social mais marginalizado em Angola. A ideia foi corroborada por Pepetela, que considerou que essas pessoas podem ser muito úteis à sociedade.

No livro de Paulo de Carvalho, este chama à atenção para a existência de mais de 150 mil deficientes em Angola, os mais expostos à exclusão social e considera que são urgentes programas de acompanhamento destas pessoas para que possam inserir-se na sociedade com o seu saber e ser útil, o que muitas vezes não acontece por causas como os preconceitos ou a falta de auto-estima, situações debeláveis com acompanhamento eficaz.


Desporto




FIFA prepara visita a Angola



Uma delegação da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) deverá visitar Angola em Agosto. A deslocação tem como objectivo avaliar os preparativos para o CAN, que decorre em Janeiro do próximo ano e cuja organização cabe a Angola. O porta-voz da comissão, Emmanuel Maradas, explicou durante uma conferência de imprensa em Joanesburgo, que a FIFA considera a realização com êxito do CAN2010 como uma influência positiva para o campeonato do mundo, que se vai realizar seis meses depois da prova continental. Daí o interesse em visitar o país a fim de constatar o nível de preparação e apoiar o comité organizador (COCAN).

O representante da FIFA prometeu inserir no programa da eventual visita um encontro com os media angolanos, a fim de transmitir a experiência e a forma de proceder em eventos do género, nomeadamente como apoiar os colegas estrangeiros credenciados para cobertura da prova.



Legislação

Câmara de Comércio acredita na regulamentação da lei de vistos


A Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola está confiante de que o Governo angolano vai regulamentar, ainda este ano, a nova lei de vistos, de forma a permitir a emissão de vistos profissionais de longa duração.
"Pensamos que Angola permitirá a emissão de vistos de seis meses e um ano para possibilitar que os empresários possam ir ao país quando precisarem", adiantou Carlos Bayan Ferreira, presidente da Câmara do Comércio, frisando que assim evitar-se-iam esperas burocráticas para quem precisa de viajar frequentemente para o território angolano.
O empresário falava aos jornalistas durante um seminário sobre as relações entre os dois países, que se inseriu na abertura em Braga de uma delegação do banco português de raiz angolana, BIC.