Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 11 de março de 2010

Desporto


África do Sul e Moçambique querem apoio angolano


Os responsáveis desportivos da África do Sul e de Moçambique estão interessados na assessoria técnica de Angola. Tendo em conta os eventos que irão organizar este ano, nomeadamente o campeonato do mundo de futebol, a ter lugar em Junho, no território sul-africano, e os Jogos da CPLP, a realizar-se em Julho, em Maputo, as duas nações esperam contar com a experiência angolana, visto que organizaram recentemente o CAN.
A informação foi avançada pela Angop pelo director nacional dos Desportos, Raimundo Ricardo, quando se pronunciava sobre a sua participação na reunião dos directores dos desportos da SADC, realizada em Fevereiro último, na Swazilândia. O responsável explicou que o projecto foi apresentado pelos homólogos à margem do fórum da SADC, onde foi definido o modelo de actuação na perspectiva dos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra) em 2012.
Acrescentou que os dirigentes da África do Sul e de Moçambique têm Angola como um exemplo a seguir em termos de grandes realizações desportivas, fundamentalmente depois do CAN2010, reconhecido como exemplo de alto nível organizativo. Confirmou que Moçambique pediu pontualmente para que Angola enviasse, a curto prazo, um grupo de consultores para integrar as comissões de trabalho da organização dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Raimundo Ricardo adiantou que vai para Moçambique durante a próxima semana para acertar pormenores sobre esta questão com as autoridades desportivas locais.
Quanto à África do Sul, referiu que o envio de quadros angolanos para este país, tendo em conta o Mundial de 2010, depende de futuros contactos entre os dois Estados, mas acrescentou haver um acordo em estado avançado para o envio de um treinador que irá ajudar a desenvolver o basquetebol sul-africano ainda este ano, questão que mereceu já a atenção do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Ensino Superior

Faculdades de Agronomia e Veterinária em 2011



O pró-reitor da Universidade Lueji a Nkonde, Carlos Yoba, anunciou que as aulas nas faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária arrancam oficialmente em 2011. O responsável discursou no acto de abertura do ano académico 2010 da Faculdade de Medicina e aproveitou a ocasião para explicar que o governo local, em parceria com a sua instituição, está a trabalhar no sentido de ter tudo apto em 2011.
A universidade de Medicina tem a responsabilidade de organizar estrutural e metodologicamente as novas unidades orgânicas, cabendo ao governo garantir as infra-estruturas habitacional e escolar para que o ensino se inicie. A reitoria da Universidade Lueji a Nkonde espera dos docentes destas unidades de ensino resultados de um diagnóstico bem estruturado, capaz de demonstrar as necessidades concretas e reais das faculdades, para que, dentro dos órgãos internos, tomem decisões concretas. Carlos Yoba explicou, por outro lado, que os professores da Faculdade de Medicina têm a responsabilidade de transmitir aos estudantes os conhecimentos e experiências Académicas, cumprindo com rigor científico a adequada estruturação metodológica, com vista a assegurar uma aprendizagem satisfatória por parte dos discentes.
A Faculdade de Medicina abriu em Malanje em 2009, com 60 estudantes distribuídos por duas turmas. Neste ano académico, foram admitidos 67 novos alunos, cujas aulas estão a ser garantidas por professores cubanos.



Banca


Finibanco na Huíla e em Benguela



O Finibanco Angola, instituição financeira em actividade desde Junho de 2008, poderá abrir, no decurso deste ano, balcões nas províncias de Benguela e da Huíla, informou hoje o presidente da comissão executiva, António Couto Lopes. O banco vai procurar ainda dar maior cobertura à província de Luanda, sobretudo na zona oriental da cidade.

A entidade, cujo capital social é detido por angolanos e portugueses, tem três balcões em Luanda (Marginal, Viana e Mulemba) e um na província do Huambo. O gestor referiu estar em construção na cidade capital do país balcões no São Paulo e Morro Bento. Quanto ao desempenho financeiro da instituição bancária, António Couto Lopes considerou frutíferos os 18 meses de actividade, visto que os activos do Finibanco superarem os 100 milhões de dólares norte-americanos (um dólar equivale 90,3 kwanzas). Apesar de não avançar o valor, garantiu que o banco já obteve lucros neste curto espaço de tempo e disse estar esperançado que na reunião de accionistas, a ser realizada na próxima semana, se decida pela não repartição dos dividendos, de modo a ser reinvestidos no desenvolvimento da actividade da instituição.

Segundo o presidente da comissão executiva, a carteira de crédito está avaliada em quatro mil milhões de kwanzas. O financiamento do banco está direccionado, preferencialmente, para agricultura, comércio, indústria, apoio à importação de equipamento e bens essenciais. O banco conta com 60 colaboradores, dos quais 55 são angolanos.

Cultura

Governo recorda poetisa Alda Espírito Santo


O ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção dos Anjos, destacou hoje o caráter e o humanismo da poetisa Alda Espírito Santo, que morreu em Luanda, na terça-feira, aos 83 anos. Durante uma homenagem realizada na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde também estiveram presentes o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, e a governadora de Luanda, Francisca Espírito Santo, entre dezenas de outras presenças, Assunção dos Anjos considerou ainda a poetisa são-tomense "uma mulher imensa".

"Foi em vida uma grande mulher e amiga de Angola. Rendo a última homenagem a um grande ser humano, uma mulher imensa como foi Alda do Espírito Santo", referiu o governante, numa cerimónia onde não se confirmou, durante a homenagem pública, a presença do Presidente José Eduardo dos Santos, tal como estava previsto. Assunção dos Anjos sublinhou ainda o facto da poetisa se ter associado "muito cedo" às "correntes nacionalistas e emancipalistas do continente de uma forma geral". "Esta luta foi travada, sobretudo, usando o seu talento e apetência para a escrita, através do qual transformou a poesia numa poderosa arma de combate para o resgate da identidade dos africanos", notou Assunção dos Anjos. "Tal como Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Nwame Nkrumah, Aimé Cesaire, ergueu os seus braços para a mãe África, cujos resultados hoje podemos observar", lembrou.

O vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, sublinhou, nas palavras que deixou no livro de condolências, como refere o Jornal de Angola, que Alda Espírito Santo foi educadora de várias gerações e um exemplo vai perdurar no tempo. No mesmo livro, são ainda expressas as condolências e a memória produzida pela vida de Alda Espírito Santo e o impacto da sua obra no despertar particular da consciência nacionalista nas ex-colónias portuguesas e no continente em geral, de Irene Neto, filha do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, ou ainda do embaixador cabo-verdiano em Luanda, Domingos Mascarenhas. O corpo de Alda Espírito Santo segue hoje para o seu país natal, São Tomé e Príncipe, onde terá lugar o funeral na sexta feira.

Lusófonia

Parque de Exposições de Braga e AEP promovem feira em Angola



O Parque de Exposições de Braga (PEB) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vão cooperar na realização da Feira Agrícola e Pecuária em Angola. A agência portuguesa Lusa noticia que fonte do PEB adiantou que o organismo municipal bracarense detém uma longa experiência na organização de feiras agrícolas, dado que realiza anualmente a Agro, enquanto a AEP tem realizado outras feiras e exposições em Angola, no quadro de uma parceria com associações empresariais daquele país lusófono.

As duas partes formalizam no próximo sábado, em Braga, a parceria numa cerimónia que decorre no âmbito da 43.ª Feira de Agricultura, Pecuária e Alimentação - AGRO 2010 - que é inaugurada quinta feira no PEB e termina domingo. O protocolo será divulgado na presença do ministro da Agricultura, António Serrano, que nesse mesmo dia visita o certame.

A presente edição da Agro mantém o nível de 2009, com o mesmo número de expositores, 197, entre nacionais e estrangeiros, que irão ocupar uma área de 6.853 metros quadrados. A criação de uma zona de restauração, o alargamento do horário de funcionamento e o lançamento de um programa musical de animação são as principais novidades da Agro.