
quinta-feira, 11 de março de 2010
Desporto

Ensino Superior
Banca

Finibanco na Huíla e em Benguela
O Finibanco Angola, instituição financeira em actividade desde Junho de 2008, poderá abrir, no decurso deste ano, balcões nas províncias de Benguela e da Huíla, informou hoje o presidente da comissão executiva, António Couto Lopes. O banco vai procurar ainda dar maior cobertura à província de Luanda, sobretudo na zona oriental da cidade.
A entidade, cujo capital social é detido por angolanos e portugueses, tem três balcões em Luanda (Marginal, Viana e Mulemba) e um na província do Huambo. O gestor referiu estar em construção na cidade capital do país balcões no São Paulo e Morro Bento. Quanto ao desempenho financeiro da instituição bancária, António Couto Lopes considerou frutíferos os 18 meses de actividade, visto que os activos do Finibanco superarem os 100 milhões de dólares norte-americanos (um dólar equivale 90,3 kwanzas). Apesar de não avançar o valor, garantiu que o banco já obteve lucros neste curto espaço de tempo e disse estar esperançado que na reunião de accionistas, a ser realizada na próxima semana, se decida pela não repartição dos dividendos, de modo a ser reinvestidos no desenvolvimento da actividade da instituição.
Segundo o presidente da comissão executiva, a carteira de crédito está avaliada em quatro mil milhões de kwanzas. O financiamento do banco está direccionado, preferencialmente, para agricultura, comércio, indústria, apoio à importação de equipamento e bens essenciais. O banco conta com 60 colaboradores, dos quais 55 são angolanos.
Cultura
Governo recorda poetisa Alda Espírito Santo
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção dos Anjos, destacou hoje o caráter e o humanismo da poetisa Alda Espírito Santo, que morreu em Luanda, na terça-feira, aos 83 anos. Durante uma homenagem realizada na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde também estiveram presentes o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, e a governadora de Luanda, Francisca Espírito Santo, entre dezenas de outras presenças, Assunção dos Anjos considerou ainda a poetisa são-tomense "uma mulher imensa".
Lusófonia
Parque de Exposições de Braga e AEP promovem feira em Angola
O Parque de Exposições de Braga (PEB) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vão cooperar na realização da Feira Agrícola e Pecuária em Angola. A agência portuguesa Lusa noticia que fonte do PEB adiantou que o organismo municipal bracarense detém uma longa experiência na organização de feiras agrícolas, dado que realiza anualmente a Agro, enquanto a AEP tem realizado outras feiras e exposições em Angola, no quadro de uma parceria com associações empresariais daquele país lusófono.