Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Visita de Estado


Primeiro-ministro de São Tomé em Angola


O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Emery Trovoada, chegou hoje, quarta-feira, a Luanda para uma visita de trabalho de algumas horas, destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Patrice Trovoada e a delegação que o acompanha, receberam cumprimentos de boas-vindas do ministro angolano dos Transportes, Augusto Tomás, da governadora provincial de Luanda, Francisca do Espírito Santo e de funcionários da representação diplomática do seu país em Angola.
Durante a sua permanência em Luanda, o primeiro-ministro são-tomense será recebido pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, com quem abordará questões de interesse bilateral e internacional, noticia a Angop.
Patrice Trovada tomou posse em Agosto, chefiando o 14º governo constitucional de São Tomé e Príncipe, após a confirmação dos resultados das eleições legislativas que deram como vencedor o partido Acção Democrática Independente (ADI) com 42 por cento dos votos expressos.
São Tomé e Príncipe é um Estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km², com cerca de 160 mil habitantes. Não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

Internacional

Angola pode cumprir metas do milénio

O analista político angolano, António Luvualu de Carvalho, considerou ontem, quarta-feira, em Luanda, que a nação é dos poucos países africanos que pode cumprir, até 2015, as metas do desenvolvimento do milénio estabelecidas pelas Nações Unidas.

Segundo o especialista, em declarações à Angop, a propósito da 65ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, sobre os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, com a diversificação da sua economia e o forte investimento em vários ramos da produção nacional, Angola caminha para o cumprimento das metas.

Para António Luvualu de Carvalho, grande parte dos países africanos estão longe de atingir este objectivo, devido às inúmeras crises políticas, étnicas e socio-económicas que enfrentam. Salientou que a mais recente deliberação do Chefe do Executivo angolano para que o Vice-Presidente da República ficasse a ocupar-se da política social, demonstra que se pretende alcançar as referidas metas, já que os assuntos serão tratados ao mais alto nível.

O analista observou que a decisão de retirar parte da subvenção dos combustíveis e direccionar esse dinheiro ao sector social como a construção de escolas, redes Sanitárias e hospitais, ajudará o país a obter bons resultados, entre outros campos, na luta contra a SIDA e alfabetização.

Líderes mundiais reúnem-se na sede da ONU, em Nova Iorque, entre 23 e 24 de Setembro, para dar impulso aos objectivos do desenvolvimento do milénio. A Declaração do Milénio foi assinada em 2000 por chefes de Estado e de Governo de 189 países, nas Nações Unidas, em Nova Iorque. O documento pretende atingir oito objectivos até 2015, nomeadamente erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar a escolaridade primária universal, promover a igualdade de género e capacitação da mulher, diminuir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.


Energia


Ministra da Energia e Águas no Huambo

A ministra da Energia e Águas, Emanuela Vieira Lopes, encontra-se desde a manhã de hoje, quarta-feira, na província do Huambo, para avaliar a execução dos projectos do sector em curso na região.

A dirigente, que foi recebida na aeroporto "Albano Machado" pela governadora em exercício da província, Loty Nolika, vai, durante as próximas 48 horas, avaliar o estado de implementação dos projectos de reabilitação das redes de média e baixa tensão das cidade do Huambo e Caála, da construção das linhas de 220 kv e da subestação eléctrica para as duas localidades. Está ainda prevista, a visita ao local onde será construída a futura subestação eléctrica do Belém do Huambo, o projecto de aproveitamento hidroeléctrico do Ngove, as instalações da barragem e outras infra-estruturas anexas.

Emanuela Vieira Lopes desloca-se amanhã, quinta-feira, ao local destinado à construção da futura estação de tratamento de água (ETA) para as cidades do Huambo e Caála, no rio Cunhongãmua, e a central térmica do Benfica. Analisará igualmente o estado actual da estação de tratamento de água do rio Culimaála e tem agendado encontros de trabalho com o governador da província, Faustino Muteka, membros do governo do Huambo e quadros do sector da energia e águas.


Cooperação

Secretário do Tesouro interessado em parceria entre Angola e Espanha


O secretário de Estado do Tesouro, Manuel Neto Costa, manifestou, em Madrid, o interesse de o Governo angolano estabelecer parcerias público-privadas de sectores estrurantes da economia de Angola com investidores exteriores que queiram se instalar no país, transferindo conhecimento e competências aos angolanos.
Manuel Neto Costa interveio num encontro para Captação de Investimentos para Angola, promovido pela Embaixada nacional em Espanha, durante o qual ele e o presidente da Agência Nacional para o Investimento Privado (Anip), Aguinaldo Jaime, foram os principais oradores. O dirigente abordou as políticas do Governo relativamente à diversificaçao da economia dos projectos em curso e dos planos em carteira.

Representantes de 60 empresas, umas já implantadas no mercado e outras interessadas em investir em Angola, estiveram presentes no almoço interactivo no qual foram informados sobre o actual cenário macro-económico, a política financeira, as oportunidades de negócio e os incentivos fiscais e aduaneiros que o país oferece aos investidores privados.

Por seu turno, Aguinaldo Jaime sublinhou a confiança dos agentes económicos internacionais na economia nacional, resultado das políticas de desenvolvimento feitas Governo. O responsável da Anip adiantou que o Acordo de Protecção Recíproca de Investimentos celebrado entre Angola e Espanha confere segurança no retorno dos investimentos efectuados pelos empresários.

Interpelado sobre a dificuldade na aquisição de vistos de trabalho, Aguinaldo Jaime referiu que as autoridades angolanas criaram um visto especial para os investidores externos que queiram contribuir com os seus negócios no processo de desenvolvimento de Angola e na melhoria do bem-estar dos angolanos.

Aguinaldo Jaime disse que em breve os investidores poderão, através da “website” da Agência Nacional para o Investimento Privado, remeter todos os seus projectos de investimento para o país. Nesse momento, a página web serve apenas para consulta de informações relativas às políticas do Governo para investimento em Angola.

O anfitrião da actividade, o embaixador de Angola no Reino de Espanha, Victor Lima, falou da necessidade de maior dinamização da política das autoridades espanholas às actividades do empresariado espanhol no território nacional. Lembrou que o Governo espanhol esteve ao lado de Angola nos momentos mais difíceis da sua história e que se trata de um país prioritário na cooperação com Angola.

Victor Lima anunciou, por outro lado, que as negociações entre as autoridades angolanas e espanholas para que Luanda e Madrid estejam ligadas via aérea deverão terminar em breve e que o voo inaugural directo entre as duas capitais deverá acontecer a 01 de Janeiro de 2011.

A crise que afecta imensas empresas espanholas com experiência e conhecimento comprovado faz com que o mercado exterior seja visto como uma alternativa à viabilização dos seus negócios. A Espanha é o país da União Europeia com o maior índice de desemprego 20,9 porcento, segundo o Instituto Nacional de Estatística Espanhol.

Diplomacia

Angola apoia Portugal na ONU


Angola vai apoiar a candidatura de Portugal a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, garantiu o secretário de Estado angolano para as Relações Exteriores, George Chicoty. Alemanha e Canadá também concorrem para a mesma posição.

George Chicoty chefia a delegação do seu país na cimeira de avaliação da implementação das metas de desenvolvimento do milénio, que abriu segunda-feira em Nova Iorque. O responsável referiu à Angop que Portugal "é a nossa primeira opção", apesar das boas relações que mantém com os três países.

Reagindo às declarações do governante angolano, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, considerou ter acolhido com "satisfação" a posição de Angola, acrescentado que nunca teve dúvidas quanto ao seu apoio em relação à candidatura portuguesa. "Temos sempre apoiado Angola no plano internacional. Há, por isso, no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) uma partilha de interesses e de apoios que nós respeitamos e que temos honrado e, por isso, não tinha dúvida de Angola não só nos apoia como é um actor com entusiasmo e militância para que Portugal possa representar no Conselho de Segurança interesses que de alguma maneira convergem os interesses de Angola", manifestou.

Instado se Portugal estaria propenso em apoiar mais os esforços de estabilização da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em detrimento da CPLP, disse que, pelo contrário, o seu país está interessado que a CEDEAO coopere com CPLP na promoção das acções desta última organização supra-regional.
"Acho que é para a CPLP trabalhar também em conjunto com a CEDEAO e é isso que a presidência angolana tem estado a fazer", afirmou.