O Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases (ICCT) prevê aumentar, de quatro para 80 por cento, a cobertura epidemiológica da doença do sono. O plano entra em vigor em 2011 e vai prolongar-se até 2015. De acordo com o plano estratégico nacional de luta e controlo desta doença, analisado no encontro de técnicos deste instituto, no Libolo, Kwanza Sul, é ainda previsão a redução da incidência e prevalência de 70 porcento.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Estratégia
O Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases (ICCT) prevê aumentar, de quatro para 80 por cento, a cobertura epidemiológica da doença do sono. O plano entra em vigor em 2011 e vai prolongar-se até 2015. De acordo com o plano estratégico nacional de luta e controlo desta doença, analisado no encontro de técnicos deste instituto, no Libolo, Kwanza Sul, é ainda previsão a redução da incidência e prevalência de 70 porcento.
Política
O ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem, considerou que a situação político-militar em Cabinda está estável. Durante uma visita de trabalho de algumas horas a esta província, o responsável, que se fez acompanhar pelas altas patentes do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), manteve encontros de trabalho com comandantes e outros responsáveis da Região Militar Cabinda, durante as quais foi informado sobre o estado político e militar da província.
O governante reuniu também com responsáveis do executivo local, para análise da vida socio-político e militar da região. A comitiva ministerial regressou ontem, quinta-feira, à capital do país, Luanda.
Saúde
O centro de saúde do município do Caungula, província da Lunda Norte, será inaugurado amanhã, sábado, pelo governador Ernesto Muangala. A infra-estrutura construída de raiz é composta por uma sala de tratamento, consultório, laboratório de análises clínicas, sala de internamento, balneários e área administrativa.
O centro de saúde construído no quadro do programa de inaugurações alusivas ao 11 de Novembro, dia da proclamação da independência nacional, vai garantir a população melhores serviços de saúde. De acordo com o programa de actividades, o governador Ernesto Muangala realizará a entrega de uma viatura e electrodomésticos ao regedor da localidade do Zovo no município do Caungula.
De igual modo procederá a entrega de um gerador eléctrico e um televisor ao agente do posto de guarda fronteira do Março 28.
Sociedade
O secretário da comissão instaladora da Associação dos Taxistas do município do Lobito (Benguela), Ernesto António, prometeu ontem, quinta-feira, que o preço de 100 Kwanzas praticado na rota Benguela-Lobito/ Benguela-Baía Farta (e vice-versa) é para manter enquanto decorrem as negociações com as autoridades competentes da nova proposta apresentada na sequência da subida da tarifa do combustível.
Segundo o responsável, em declarações à Angop, a decisão dos taxistas vai ao encontro da mensagem do empresário Bento Kangamba, que ajudou 157 proprietários de viaturas de táxis (dos 1.500 previstos), com 400 dólares, cada um, para comprar combustível e continuar a circulação sem especular o preço.
Manifestou-se satisfeito com a atitude do empresário Bento Kangamba, afirmando que o preço de 50 kwanzas entre localidades não vai sofrer alterações, na medida em que os taxistas devem aguardar pelos resultados da negociação aberta em função da nova tabela, que propõe uma tarifa de 150 para as rotas entre aqueles municípios e 100 para a periferia.
Ernesto António explicou que com a verba recebida, os taxistas vão adquirir combustível para abastecer as suas viaturas durante mais de um mês, “sem precisar de recorrer ao aumento do preço uma vez que está em curso o processo de negociação entre a comissão instaladora da associação e os demais sectores intervenientes nesta matéria”. O responsável espera que haja um acordo sobre a nova tabela de preços entre a associação e as autoridades competentes para se contornar toda a situação que coloque em risco a actividade de transportes de passageiros em Benguela.
Cultura

A cantora angolana Yola Semedo está em Moçambique para promover dois concertos, que estão agendados para hoje, sexta-feira, e sábado. A artista vai actuar em Maputo e apresentará o seu mais recente trabalho discográfico “Minha alma”.
Yola Moutofa Coimbra Semedo nasceu na cidade do Lobito (Benguela) a 8 de Maio de 1978. É actualmente a artista angolana mais premiada. Conquistou o prémio de “Voz de Ouro de África” (1995) em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária. Foi considerada melhor voz feminina de Angola três vezes (2000, 2006, 2007). Ganhou o prémio de Balada do ano (2006), melhor intérprete feminina, duas vezes (2006, 2007), diva do ano em 2007 e 2008. A princípio deste mês conquistou a edição 2010 do Top dos Mais Queridos, uma realização da Rádio Nacional de Angola, batendo na concorrência a artista Ary e os Irmãos Almeida.