Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estratégia

ICCT prevê cobertura até 80 por cento


O Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases (ICCT) prevê aumentar, de quatro para 80 por cento, a cobertura epidemiológica da doença do sono. O plano entra em vigor em 2011 e vai prolongar-se até 2015. De acordo com o plano estratégico nacional de luta e controlo desta doença, analisado no encontro de técnicos deste instituto, no Libolo, Kwanza Sul, é ainda previsão a redução da incidência e prevalência de 70 porcento.
A Angop noticia que o ICCT vai organizar equipas móveis em número de 23 para o rastreio e diagnóstico da doença nas províncias endémicas e tornar funcional 42 centros de tratamento para curar e seguir os doentes detectados, bem como massificar a luta anti-vectorial com a participação da comunidade para cortar a transmissão.
Reforçar as unidades de análise de dados e de estatística, organizar pequenas equipas de vigilância quantitativa e qualitativa para trabalhar nas zonas endémicas remotas e não só, bem como realizar acções de formação permanente, elaborar protocolos de investigação e divulgar os resultados são outros objectivos do ICCT.
De acordo com o director geral do ICCT, Josenando Teófilo, o plano estratégico nacional de luta e controlo das tripanossomíases para o período 2011-2015 visa a sua eliminação enquanto problema de saúde pública, estendendo e intensificando as actividades nas zonas endémicas para assegurar uma melhor qualidade de vida às populações e, consequentemente, contribuir no aumento da produção e produtividade agrícola e pecuária que levam ao crescimento económico do país e ao combate à pobreza.
A tripanossomíase humana africana é uma doença parasitária que pode ser mortal quando não é tratada, mal medicada ou tardiamente detectada. Ela simula muitas doenças febris do foro tropical e é responsável, na fase avançada, por sequelas neurológicas e perturbações endocrinianas polimorfos.

Política

Ministro da Defesa considera situação de Cabinda estável


O ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem, considerou que a situação político-militar em Cabinda está estável. Durante uma visita de trabalho de algumas horas a esta província, o responsável, que se fez acompanhar pelas altas patentes do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), manteve encontros de trabalho com comandantes e outros responsáveis da Região Militar Cabinda, durante as quais foi informado sobre o estado político e militar da província.
O governante reuniu também com responsáveis do executivo local, para análise da vida socio-político e militar da região. A comitiva ministerial regressou ontem, quinta-feira, à capital do país, Luanda.

Saúde

Centro de Saúde do Caungula inaugurado amanhã

O centro de saúde do município do Caungula, província da Lunda Norte, será inaugurado amanhã, sábado, pelo governador Ernesto Muangala. A infra-estrutura construída de raiz é composta por uma sala de tratamento, consultório, laboratório de análises clínicas, sala de internamento, balneários e área administrativa.
O centro de saúde construído no quadro do programa de inaugurações alusivas ao 11 de Novembro, dia da proclamação da independência nacional, vai garantir a população melhores serviços de saúde. De acordo com o programa de actividades, o governador Ernesto Muangala realizará a entrega de uma viatura e electrodomésticos ao regedor da localidade do Zovo no município do Caungula.
De igual modo procederá a entrega de um gerador eléctrico e um televisor ao agente do posto de guarda fronteira do Março 28.




Sociedade

Benguela: Taxistas prometem manter preços


O secretário da comissão instaladora da Associação dos Taxistas do município do Lobito (Benguela), Ernesto António, prometeu ontem, quinta-feira, que o preço de 100 Kwanzas praticado na rota Benguela-Lobito/ Benguela-Baía Farta (e vice-versa) é para manter enquanto decorrem as negociações com as autoridades competentes da nova proposta apresentada na sequência da subida da tarifa do combustível.
Segundo o responsável, em declarações à Angop, a decisão dos taxistas vai ao encontro da mensagem do empresário Bento Kangamba, que ajudou 157 proprietários de viaturas de táxis (dos 1.500 previstos), com 400 dólares, cada um, para comprar combustível e continuar a circulação sem especular o preço.

Manifestou-se satisfeito com a atitude do empresário Bento Kangamba, afirmando que o preço de 50 kwanzas entre localidades não vai sofrer alterações, na medida em que os taxistas devem aguardar pelos resultados da negociação aberta em função da nova tabela, que propõe uma tarifa de 150 para as rotas entre aqueles municípios e 100 para a periferia.
Ernesto António explicou que com a verba recebida, os taxistas vão adquirir combustível para abastecer as suas viaturas durante mais de um mês, “sem precisar de recorrer ao aumento do preço uma vez que está em curso o processo de negociação entre a comissão instaladora da associação e os demais sectores intervenientes nesta matéria”. O responsável espera que haja um acordo sobre a nova tabela de preços entre a associação e as autoridades competentes para se contornar toda a situação que coloque em risco a actividade de transportes de passageiros em Benguela.

Cultura


Yola Semedo apresenta Minha Alma em Maputo


A cantora angolana Yola Semedo está em Moçambique para promover dois concertos, que estão agendados para hoje, sexta-feira, e sábado. A artista vai actuar em Maputo e apresentará o seu mais recente trabalho discográfico “Minha alma”.
Os moçambicanos Neyma Alfredo e Sweet Boys foram os escolhidos para acompanhar a cantora. “Este disco foi muito bem aceite em Angola e as informações que tenho é que também foi bem aceite aqui em Moçambique, pelo que não podia desperdiçar este convite do Big Brother Entretenimento, que tem feito muito para elevar a música dos dois países”, referiu Yola Semedo à Angop.
Os temas “Injusta” e “ Say Yo” são os mais conhecidos do seu segundo CD “Minha Alma”, que já vendeu mais de 50 mil cópias em toda Angola.
Yola Moutofa Coimbra Semedo nasceu na cidade do Lobito (Benguela) a 8 de Maio de 1978. É actualmente a artista angolana mais premiada. Conquistou o prémio de “Voz de Ouro de África” (1995) em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária. Foi considerada melhor voz feminina de Angola três vezes (2000, 2006, 2007). Ganhou o prémio de Balada do ano (2006), melhor intérprete feminina, duas vezes (2006, 2007), diva do ano em 2007 e 2008. A princípio deste mês conquistou a edição 2010 do Top dos Mais Queridos, uma realização da Rádio Nacional de Angola, batendo na concorrência a artista Ary e os Irmãos Almeida.