Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Agricultura


Governo autoriza compra de carne do Brasil e da Argentina

O Ministério da Agricultura levantou, esta semana, a interdição de importação de carne com osso de bovinos, caprinos, suínos, ovinos, antílopes e búfalos, oriunda do Brasil e da Argentina. A suspensão da aquisição destes produtos que havia sido imposta ao abrigo de dois despachos publicados no dia 18 de Dezembro de 2006.

O levantamento da proibição deve-se ao facto de as medidas de controlo da febre aftosa estarem a ser rigorosamente cumpridas nestes dois países, refere um despacho do ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, a que a Angop teve acesso.

O cumprimento das medidas de controlo da febre aftosa estão conforme o estipulado no Código Sanitário dos Animais Terrestres da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), e estão em conformidade com as informações regulares prestadas pelos serviços competentes dos dois países, menciona o despacho ministerial.

Acordo

Angola e RD Congo chegam a entendimento


Os governos de Angola e da República Democrática do Congo decidiram cessar imediatamente a expulsão de cidadãos dos dois países que vivem regular e pacificamente em cada um dos Estados, revelou o vice-ministro das Relações Exteriores, George Chicoty.
A decisão, segundo o responsável que chefiou uma delegação angolana ao Congo Democrático, mandatada pelo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, vem expressa no comunicado final das conversações mantidas com as autoridades congolesas mandatas por Joseph Kabila. De acordo com George Chicoty, que falava à imprensa no aeroporto internacional “4 de Fevereiro”, as partes decidiram ainda que qualquer outro tipo de expulsão de cidadãos ilegais vai obedecer aos mecanismos estabelecidos anteriormente. “Regularmente haverá consultas prévias entre os governos, haverá comunicações ao nível das fronteiras, ao nível dos governos provinciais e postos fronteiriços”, frisou, em declarações à Angop.
Indagado sobre as motivações que levaram o parlamento congolês a decidir-se sobre a expulsão de angolanos, o vice-ministro adiantou que o Governo do Congo nunca tomou uma decisão parlamentar para o efeito, contrariamente ao divulgado por certos círculos. Salientou que os dois países comprometeram-se a divulgar essa decisão nos seus territórios para que os seus cidadãos a escutem e se sintam mais protegidos.
Segundo referiu, os países têm a obrigação de velar pela segurança dos seus cidadãos e defesa dos seus bens. “Os cidadãos que se encontram neste momento em suas casas devem sentir-se protegidos na base do direito internacional e dos direitos humanos”, pontualizou.




A partir deste acordo, os governos devem prestar maior atenção, em caso de expulsões, à dignidade, aos direitos, seus bens, a sua profissão e todo tipo de tratamento digno e humano.
Relativamente à situação dos angolanos que ainda se encontram na RDC, George Chicoty acrescentou que reuniu com o presidente da Associação dos Angolanos residentes na RD Congo, que manifestou preocupações muito graves, mas que se mostrou profundamente agradecido pela resposta rápida do Presidente da República à questão.
A comitiva angolana foi integrada ainda pelos vice-ministros da Defesa, Cândido Van-Dúnem, do Interior, Dinho Martins, da Reinserção Social, Miguel Ângelo, e o chefe do Estado Maior adjunto das Forças Armadas Angolanas, Geraldo Sachipengo “Nunda”.
Cerca de 35 mil cidadãos angolanos regressaram já a Angola, provenientes da RDCongo, entrando no território nacional sobretudo pelas províncias de Cabinda, Zaire, Uíge, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

Aviação


Novo aeroporto receberá 10 milhões de passageiros por ano

O novo aeroporto internacional de Luanda, cujo projecto foi aprovado esta quarta-feira pelo Conselho de Ministros, terá uma capacidade para atender 10 milhões de passageiros por ano. O projecto foi ontem aprovado em Conselho de Ministros e a futura infra-estrutura será equipada com 12 mangas de embarque e equipamentos aeronáuticos modernos.

O referido espaço está a ser construído nas proximidades do município de Viana, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, numa área de cerca de mil e 324 hectares. O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, revelou à Angop, após a reunião do Governo, que o projecto resulta de um “diagnóstico exaustivo” sobre a situação do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, cujas infra-estruturas estão “saturadas e localizadas entre a malha inter-urbana da cidade de Luanda, sem possibilidades de expansão”.

O aeroporto estará interligado à rede rodo e ferroviária prevista para zona, tendo em conta o desenvolvimento de novas centralidades naquele perímetro. De acordo com o ministro, espera-se que o projecto sirva para a recepção, escala, distribuição de passageiros a nível das regiões da África Austral e Central, devido à posição estratégica do país.

Na reunião de ministros o Governo aprovou ainda o projecto arquitectónico e urbanístico do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação. As instalações servirão para a promoção e capacitação dos recursos humanos no domínio das telecomunicações e tecnologias de informação, para suporte do projecto Angosat e do espacial nacional.

O projecto arquitectónico integra, para além do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação, habitações para o corpo docente, instalações de internato e refeitório para o corpo discente.


Formação


Governo relança formação no sector da hotelaria e turismo


A formação de quadros no sector da hotelaria e turismo no Huambo, paralisada desde 1992, reiniciou a sua actividade nesta cidade, com a abertura do curso de "Mesa e Bar", uma iniciativa do governo da província.
Com duração de três semanas, a formação, é uma parceria entre a direcção provincial do comércio, hotelaria e turismo e a empresa Brithus Business. Terá como finalidade melhorar a prestação de serviço nesta área e proporcionar novos empregos.
Sessenta formandos de restaurantes e hotéis vão beneficiar do curso, que está a ser ministrado pelo português César Costa, licenciado em direcção e gestão hoteleira, com o propósito de formar, capacitar e reciclar profissionais do ramo hoteleiro da província.
Divididos em dois turnos, os formandos estão a aprender nesta primeira fase matérias relacionadas com as "regras básicas de higiene e serviço ", "procedimentos de serviço", "tipos de serviços" e "excelência no atendimento ao cliente.
Em declarações à Angop, a directora provincial do comércio, hotelaria e turismo, Delina Samessele, afirmou que o governo pretende especializar quadros para corresponderem às exigências que a hotelaria moderna impõe. Considerou ainda que o crescimento do sector hoteleiro na província exige a capacitação dos quadros, de modo a prestar um serviço com qualidade.
Em Novembro, arranca a segunda fase do programa, com o curso de recepção e serviços de quarto.
A escola regional de hotelaria e turismo, destruída parcialmente pela guerra, localiza-se no largo Wassanjuca e até à década de 90 ministrava os cursos de "gestão hoteleira, "mesa e bar", cozinha e pastelaria", "decoração", "recepção e quartos " e "guias turísticos".
Na província do Huambo o sector da hotelaria e turismo dispõe de quatro hotéis (273 camas), 21 pensões (286 camas), cinco hospedarias (49 camas) e um aparte-hotel (45 camas).

Construção

Novo edifício do Parlamento em 2012


A primeira pedra para a construção do novo edifício da Assembleia Nacional, que ficará localizado em Luanda, é lançada hoje. O acto decorrerá após a abertura solene da segunda sessão legislativa (ano legislativo 2009-2010) da legislatura 2008-2012.
O projecto do novo edifício do hemiciclo angolano foi apresentado oficialmente aos deputados em Julho de 2008 pelo Ministério das Obras Públicas. O futuro espaço comportará uma sala para sessões plenárias para cerca de 800 pessoas, com uma área reservada à presidência da mesa, com 52 assentos. O novo edifício, cujo projecto fora na altura apresentado pelo vice-ministro Joanes André, será construído no perímetro localizado na parte traseira do Ministério da Defesa. A obra tem a duração prevista de três anos.