Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Educação

Luanda ganha 39 mil novos alunos


Mais de trinta e nove mil alunos estão matriculados pela primeira vez, no presente ano lectivo, na província de Luanda, em diversas escolas do ensino geral. O ingresso dos alunos deve-se à entrada em funcionamento de 22 escolas, perfazendo assim 292 novas salas de aulas na sua maioria do ensino primário.
Estes dados foram disponibilizados ontem, em Luanda, pelos directores provincial da Educação, André Soma, durante o acto de abertura do ano lectivo/2010. De acordo com o director, actualmente a rede escolar do ensino não universitário é constituída por 604 escolas, mais 22 em relação a 2009, na sua maioria localizadas na periferia da cidade.
Devido ao aumento de escolas públicas, na cidade capital, das 351 escolas privadas oficiais desde 2008, 25 foram, este ano, obrigadas a encerrar por falta de alunos. O 'Correio do Patriota' adianta que, neste momento, o corpo docente é composto por 29.178 efectivos com a 12.ª classe, bacharelato, licenciatura, mestrado e doutoramento.
A Direcção Provincial de Educação distribuiu às Repartições Municipais 1.578.425 mil manuais escolares para a iniciação (até à sexta classe).
Recorde-se que no presente ano lectivo, estão matriculados mais de dois milhões de alunos no ensino primário, primeiro e segundo ciclo.

União Africana


Líder do Malawi é o novo presidente


O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika foi eleito por consenso para a presidência rotativa da União Africana (UA), em substituição do líder líbio, Muammar Kadhafi, que exerceu essas funções, durante um ano. A votação decorreu no último domingo. Recorde-se que Muammar Kadhafi tinha sido eleito na cimeira anterior em representação da região Norte de África e o que presidente do Malawi foi escolhido, por ser vez da África Austral, a exercer o mandato. Assim cumpre-se os estatutos da UA, que se baseiam na rotatividade das zonas económicas ou das regiões políticas em que se divide o continente.
Bingu wa Mutharika, de 76 anos, é o líder do partido no poder no Malawi, o Democrático do Progresso (DDP). O Malawi é um país da África Oriental, limitado a norte e a leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique e a oeste pela Zâmbia, a sua capital é Lilongwe. O Malawi é membro da União Africana, da ONU e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Agricultura


Grupo holandês quer desenvolver projecto agrícola


O grupo Tahal, controlado pelo grupo holandês Kardan NV, assinou um contrato de 143 milhões de euros com o Ministério das Obras Públicas de Angola para construir um projecto integrado de desenvolvimento agrícola e regional. A informação é divulgada pelo próprio grupo, que anuncia que vai construir um sistema de abastecimento e de recolha de águas residuais e de irrigação para o novo colonato rural de Quiminha com 310 explorações agrícolas, localizado a 70 quilómetros a sudeste da capital angolana Luanda, perto da barragem de Quiminha, no rio Bengo.
O projecto, segundo publica o 'Correio do Patriota', visa fundamentalmente aproveitar terrenos férteis para aumentar a produção local de produtos agrícolas.
O grupo Tahal pretende dar início a este projecto ao longo do primeiro semestre de 2010, pelo que as obras devem ficar concluídas dentro de três anos, após o qual a empresa garantirá assistência técnica durante dois anos.
O Tahal Group International BV é uma organização mundial com sede em Amesterdão, especializado em projectos multidisciplinares tais como sistemas de abastecimento de água e recolha de águas residuais, energia hidroeléctrica, gestão de resíduos sólidos e desenvolvimento agrícola e irrigação, entre outros.

Cooperação

Sonangol e empresa indiana são parceiros


A Sonangol e a companhia indiana de Petróleo e Gás assinaram um memorando de entendimento, com vista a desenvolverem futuramente actividades conjuntas de exploração de petróleo em Angola, num reforço da cooperação bilateral.
O memorando foi rubricado entre a Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol) e a corporação indiana durante a visita a Luanda do ministro indiano dos Petróleos e Gás Natural, Murli Deora.
O presidente da Oil & Natural Gás Corporation of Índia, citado pela agência Bloomberg como R.S. Sharma, referiu que «este acordo abre oportunidades para as duas empresas trabalharem juntas em todas as áreas do negócio do petróleo».