Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 24 de maio de 2010

África

Especialista sugere maior protagonismo da UA


O analista de relações internacionais Filipe Olímpio defendeu hoje, no Huambo, o maior protagonismo institucional da União Africana (UA), para fazer face aos inúmeros problemas com que os países membros ainda se debatem.

Em entrevista à Angop, a propósito do Dia de África, que se assinala amanhã, o especialista explicou que a situação se reflecte negativamente, nomeadamente ao nível da fraca intervenção da organização na promoção da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento socioeconómico dos Estados. Filipe Olímpio sustentou que o actual orçamento anual da União Africana (130 milhões de dólares) é ínfimo e, no seu entender, condiciona a prestação de ajuda aos países assolados por calamidades naturais, ao movimento de diplomatas para mediar conflitos e à manutenção de um exército de manutenção de paz.

O analista aproveitou a ocasião para condenar o facto de alguns países membros da União Africana não pagarem atempadamente as suas quotas anuais (50 mil dólares), causando transtornos para a realização das suas actividades.

Filipe Olímpio elogiou os esforços empreendidos pelos Governos para o desenvolvimento social e económico dos países do continente, realizações que concorrem para a melhoria de vida dos seus habitantes.

Banca

Abanc parceira do Governo


O secretário de Estado para a Coordenação Económica, Job Graça, revelou que a Associação Angolana de Bancos (Abanc) tem sido um parceiro importante do Governo na formulação de políticas e medidas nos domínios cambial e monetário, visando o desenvolvimento do sistema financeiro nacional.

O governante lembrou que a parceria estratégica entre o Executivo e a associação contribuiu para a ocorrência de transformações no sector bancário que permitiram ao país ser o terceiro centro bancário do continente africando, depois da África do Sul e Nigéria. A título de exemplo, recordou que no período entre 2006 e 2008, os activos bancários cresceram a uma taxa média de 46 por cento, passando de aproximadamente de USD 17 mil milhões para 35 mil milhões de dólares norte-americanos.

Job Graça defendeu que se verifica actualmente um claro aprofundamento progressivo da integração da economia nacional na economia mundial, tal como se pode constatar na recente classificação do risco soberano de Angola pelas agências de rating Fithc, Moodys e Standard and Poors.

A classificação tem o potencial de alargar as fontes e de reduzir os custos de financiamento internacional do Executivo e das empresas. Para o responsável, em declarações à Angop, o novo contexto vai exigir dos bancos nacionais o aumento da sua eficiência, de modo a desempenhar cada vez melhor as suas funções de intermediação e alocação eficiente de recursos nacionais e contribuir progressivamente para um maior desenvolvimento do sistema financeiro nacional.

Garantiu que a Abanc continuará a contar com a parceria do Executivo, porque o desenvolvimento e o aprofundamento do sistema financeiro nacional são imprescindíveis aos objectivos do Governo que consistem na estabilidade macroeconómica, crescimento, geração de empregos, diversificação económica e desenvolvimento sustentável, de modo a melhorar progressivamente as condições de vida das famílias angolanas.

Economia

Congresso de Marcas de Angola inicia hoje




O terceiro Congresso Nacional de Marcas de Angola aborda o tema “O Futuro da Televisão em Angola” e arranca hoje, em Luanda. A iniciativa é da empresa Semba Comunicação, em parceria com a Deloitte. O fórum destina-se à promoção da discussão e reflexão sobre o contexto e os desafios actuais e futuros da Televisão em Angola.
A Angop divulga ainda que o encontro se dirige a quadros seniores, com funções de administração ou de direcção e deverá contar com a presença de oradores criteriosamente seleccionados.
Para hoje está previsto o debate sobre os painéis Serviço Público de Televisão, Audiência e Estudo de Opinião, Informação Televisiva e Publicidade e Marcas. No segundo dia de trabalho, vão estar em evidência os painéis Novas Tecnologias, Investimento para o futuro, Novos Conteúdos, Projecção Internacional através da TV.
De acordo com a nota publicada pela agência de notícias, o congresso será um ponto de encontro entre os principais agentes do país (públicos e privados) para uma discussão alargada do futuro da televisão em Angola, tendo em conta as tendências internacionais.
A organização do evento espera promover o debate sobre o contexto e perspectiva do futuro da televisão em Angola, no quadro do desenvolvimento e consolidação da criação de marcas nacionais fortes, capazes de participar no fomento do desenvolvimento social, económica e cultural do país.
Por outro lado, pretende descortinar o papel da televisão no desenvolvimento social e na construção da identidade cultural do público, bem como a capacidade de promoção de Angola no estrangeiro, através da promoção e projecção internacional do país (junto das comunidades).



Tecnologias

Inamet promove workshop


O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet) promove hoje, em Luanda, um workshop sobre “Novas tecnologias aplicadas à gestão de dados hidrometeorológicos”. De acordo com a informação noticiada pela Angop, o certame, que contará com a parceria de uma empresa privada, tem como objectivo proceder à apresentação dos projectos em curso do Inamet e discutir as suas perspectivas. Durante o workshop serão apresentados temas como “A complementaridade entre a informação meteorológica e a hidrologia” e o “Inamet e os seus desafios de modernização”.
A entidade organizadora é uma instituição de pesquisa e prestação de serviços nos domínios da meteorologia, geofísica e astronomia. É tutelada pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e tem como missão contribuir para a preservação de vidas e bens e apoiar o desenvolvimento económico do país, através da geração de produtos de qualidade para diversas aplicações.

Cultura


Paulo Flores actua na Expo Shangai


O cantor e compositor Paulo Flores será uma das principais atracções na celebração do Dia de África, que terão lugar amanhã, terça-feira, no pavilhão angolano da Expo Shangai 2010. O cabo-verdiano Tito Paris e o guineense Manecas Costa são os restantes cabeças de cartaz.
Recorde-se que na quinta-feira passada, a música urbana contemporânea angolana esteve presente no 'Central Stage’ do Pavilhão Africano com a actuação dos conceituados cantores Ary, Big Nelo e Paul G. O ritmo contagiante dos sons nacionais atraiu a pacata audiência chinesa, que dançou e vibrou com a exibição dos embaixadores culturais de Angola.
Os artistas Ary, Big Nelo e Paul G e Paulo Flores, tal como Nanuto, Agre G e Kituxi, fazem parte da primeira de quatro caravanas artísticas angolana que estarão na EXPO 2010 nos próximos seis meses.
O Pavilhão tem apresentado, desde que foi inaugurado a 1 de Maio de 2010, como actos ‘residentes’ o grupo de dança “Kina Ku Moxi” e o veterano Carlos “Carlitos” Vieira Dias, acompanhado por Mário “Marito” Garnacho ao piano.
Na Galeria de Artes Plásticas estão em exibição, numa primeira fase, as obras do conceituado artista Euleuterio Sanches. Obras de uma selecção de outros artistas angolanos serão igualmente expostas ao longo da Expo universal.