Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CPLP

Portugal faz balanço positivo da presidência


Portugal fez hoje um balanço positivo da sua presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que termina em Julho, destacando o compromisso assumido por todos os Estados membros para a promoção internacional da língua portuguesa.

"No domínio da língua, foi muito importante o que conseguimos fazer ao longo dos últimos dois anos", disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, referindo-se à importância que foi dada na primeira década de vida da CPLP à cooperação e à concertação político-diplomática em detrimento do terceiro princípio fundador da organização: a promoção da língua.

"A assunção, de todos os países da CPLP, do português como uma língua com um peso específico nas organizações internacionais nas próximas décadas satisfaz-nos bastante", acrescentou, salientando a importância dessa "dimensão multilateral" de apoio a "um programa ambicioso de expansão da língua portuguesa". Luís Amado falava à imprensa após uma reunião com a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros.

Portugal transfere a presidência rotativa de dois anos da organização para Angola na próxima Cimeira da CPLP, marcada para 23 de Julho, em Luanda. Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Saúde


32 milhões de dólares para combate à malária



Os Estados Unidos da América vão disponibilizar, a partir deste ano, 32 milhões de dólares, contra os anteriores USD 18 milhões/ano, no âmbito do Programa de Combate à Malária em Angola.
Em declarações hoje à Angop, em Luanda, o embaixador dos Estados Unidos em Angola, Dan Mozena, referiu que o governo norte-americano, em parceria com algumas ONGs nacionais e internacionais, tem desempenhado um papel importante nas actividades de prevenção e controlo da malária no país. Apesar dos índices de mortalidade baixarem nos últimos dois anos, frisou que a situação actual da malária em Angola requer ainda muita atenção, razão pela qual o Governo americano aumentou o valor do seu financiamento.
Dan Mozena, que se encontra em fim da missão diplomática em Angola, disse que já comemora a grande vitória da redução de casos, que passou de quatro para três milhões (registados nos últimos anos).
O número de óbitos também sofreu um decréscimo, fruto de várias acções de sensibilização, distribuição de mosquiteiros impregnados com insecticida e do combate anti-larval ao domicílio, numa iniciativa que data desde o mandato do ex-presidente norte americano, George W. Bush.
O diplomata, que regressa ao seu país no início de Julho, garantiu que as ajudas de financiamentos vão continuar, pois a meta é atingir uma cobertura de 100 por cento até final deste ano, com a disponibilização, principalmente, de Coartem em todas as unidades de saúde do país.
Recordou que a ajuda do Governo americano estende-se à programas de educação, sensibilização, testagem do HIV/ SIDA, entre outros projectos de âmbito da saúde e social.

Agricultura

Secretária de Estado para Desenvolvimento Rural no Bié



A secretária do Estado Para o Desenvolvimento Rural, Filomena Delgado, encontra-se desde ontem, terça-feira, na província do Bié, com a finalidade de avaliar os projectos em curso na região, enquadrados no Programa de Desenvolvimento Rural.
Filomena Delgado desloca-se hoje ao município de Kamacupa, onde além de manter um encontro com os membros da administração local, vai visitar as obras em curso dos projectos de desenvolvimento rural na comuna do Ringoma.
De acordo com o programa de visita, amanhã, quinta-feira, a secretária de Estado vai reunir com os responsáveis da organização norueguesa Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), com os membros do conselho da direcção provincial da agricultura e com os empreiteiros locais.

Segurança


Comando da Polícia de Luanda inaugurado

As novas instalações do Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, localizadas na Avenida Deolinda Rodrigues, foram hoje inauguradas, numa cerimónia orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Situado na antiga Direcção Nacional de Operações e Investigações (DNOI), o recinto vai acolher também a Direcção Provincial de Investigação Criminal.

A Angop noticia que as instalações são compostas por sete blocos, sendo o primeiro de três andares reservado ao Comando Provincial, com gabinetes de trabalho, salas de reuniões, biblioteca, copas, entre outros. Os blocos B, C e D, com um piso cada, estão reservados para refeitórios, incluíndo um para oficiais, unidade de cuidados médicos, ginásios e o Departamento de Operações, bem como gabinetes de trabalho e outros serviços.

O bloco E tem um anfiteatro, com sala VIP, e instalações de suporte ao Departamento de Investigação Criminal, enquanto no F encontra-se os departamentos de Recursos Humanos e de Acidentes.

O último, o bloco G, com dois pisos, vai acolher os diversos serviços de apoio à Direcção Provincial de Investigação Criminal, camaratas, refeitórios, cozinha industrial, entre outros serviços. O projecto engloba igualmente um parque de estacionamento para 65 viaturas, estação de combustíveis, sistemas de vigilância e de TV centralizado. Tem ainda sistemas automatizado de controlo de acessos, de detenção e combate a incêndios, subestação alternativas de energia e reservatórios de água e uma central eléctrica.


Diplomacia

Angola e Malta firmam parcerias


Angola e de Malta estabeleceram ontem, terça-feira, em Nova Iorque (Estados Unidos da América), que vão promover o relacionamento diplomático entre si.

Os documentos que formalizam o entendimento entre os dois Estados foram assinados pelos respectivos Representantes Permanentes junto das Nações Unidas, os embaixadores Ismael Gaspar Martins (Angola) e Saviour Borg (Malta). Durante a cerimónia, que decorreu na Missão Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas (ONU), os dois diplomatas trocaram impressões sobre assuntos de interesse bilateral, assim como sobre temas da actualidade internacional.

Malta, com uma superfície de 316 Km2 e uma população estimada em 413,609 habitantes, tornou-se independente do Reino Unido em 21 de Setembro de 1964. É membro da União Europeia (UE) desde 1 de Maio de 2004.