Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Educação

Universidades impulsionam crescimento


O docente universitário angolano Durbalino de Carvalho considerou hoje, em Luanda, positiva a legalização e criação de novos estabelecimentos particulares do ensino médio e superior, porque vão permitir ao país, a curto e longo prazo, contar com muitos quadros capazes de fazer face aos desafios do desenvolvimento.
Para o docente, formado em Engenharia Civil, é importante que estas instituições reúnam as condições necessárias para o seu funcionamento, de modo a juntarem-se às iniciativas do Estado que visam a expansão do ensino superior especializado em todo o país.
Ao falar à Angop a propósito da estratégia da formação de quadros para tornar Angola numa economia competitiva, Durbalino de Carvalho referiu que actualmente o país perde muito dinheiro com a contratação de mão obra estrangeira, pois estes técnicos não pagam certos impostos.
De acordo com o docente, para se evitar esta situação, o Governo deve continuar a apostar na formação de quadros médios e superiores de todas áreas do saber, com maior incidência para os cursos de engenharia, com vista a garantir o desenvolvimento sustentado do país.
Para o entrevistado, a criação de escolas técnicas profissionais, desde o ano de 2007, constitui um bom indicador da aposta do Estado neste segmento da economia, uma vez que estarão disponíveis mais quadros capacitados para apoiar o processo de reconstrução e desenvolvimento do país.
O professor universitário chamou também a atenção dos quadros nacionais para a necessidade de procurarem interagir com os especialistas de outras nações, com vista garantir um desenvolvimento célere em todos os sectores da vida.


Telecomunicações


Telecom vai inaugurar sistema digital

O sistema digital da rede fixa de telefonia da Angola Telecom na província do Kwanza Sul será inaugurado no final deste mês, anunciou hoje o director provincial da empresa, José Freitas. Em declarações à Angop, o responsável disse estar já concluída a parte técnica do projecto e os clientes interessados já podem proceder à assinatura de contratos para acesso aos serviços de voz e Internet banda larga. Financiado pelo Governo italiano em 18 milhões de euros, o plano vai facilitar inicialmente a interligação de oito sedes municipais, nomeadamente o Sumbe, Porto Amboim, Amboim, Conda, Cela, Seles, Kibala e Libolo.

De acordo com o responsável, em declarações à Angop, o sistema vai trazer inúmeros benefícios às comunidades, uma vez que poderão se comunicar com outras do país.

Finanças

Seminário sobre educação financeira

O workshop sobre “A banca ao serviço da população” decorre hoje, em Luanda. A iniciativa do Banco Nacional de Angola (BNA) surge no âmbito de uma campanha de educação financeira que será desenvolvida pela instituição.
O objectivo do evento consiste em partilhar os desafios do programa e eleger um grupo multisectorial, que deverá assegurar a execução eficiente da campanha, com a finalidade de sensibilizar a população para o acesso aos serviços financeiros.
A Angop noticia que o seminário abordará temas como “Criando condições Favoráveis para a bancarização do povo angolano”, “Impacto da Banca e das Micro Finanças na Sociedade Angolana”, bem como “Relações de Consumo no sector financeiro: realidade angolana”.
“Implementação da Instrução Financeira: seus actores principais, alianças, estratégias e benefícios partilhados”, “Organização de Produtores Agro-pecuários e a Banca” e “Desafios da banca no meio rural e áreas peri-urbanas” serão outros temas em debate.

Cultura

Guilherme Mampuya abre exposição


O artista plástico angolano Guilherme Mampuya inaugura hoje uma exposição de pintura, que estará patente a até ao dia 24 deste mês, numa das unidades hoteleiras de Luanda.
A Angop divulga uma nota do autor, que indica que a exposição se chama "Caleidoscópio" e que se trata de um artefacto composto por fragmentos coloridos e espelhos, que uma vez mexida aleatoriamente, cria uma certa imagem maravilhosa ordenada para a visão.
"Caleidoscópio" consiste numa analogia a várias questões sociais e na criação de uma ordem através do caos. Para a criação dos 11 quadros que compõem o acervo, Guilherme Mampuya recorreu a pintura a óleo acrílico, colagens e uso de elementos naturais que compõem a exposição.