quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Justiça
Telecomunicações

O director executivo da TV AZAP, que não avançou números, anunciou que o projecto vai criar empregos directos e indirectos, através dos seus serviços centrais, lojas “call centers”, instaladores, parceiros certificados em todo território angolano. A empresa pretende formar pessoal a nível interno e quer atrair parceiros em áreas como engenharia comercial, instalação e manutenção, tendo como estratégia a internacionalização pela África Austral a partir de Angola.
Construção

A reabilitação do aeroporto Albano Machado, na província do Huambo, constitui uma das prioridades direcção provincial local da Empresa Nacional de Exploração de aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), que pretende melhorar os serviços oferecidos às companhia aéreas e passageiros.
Em declarações à Angop, o director provincial da ENANA no Huambo, Januário Pena, referiu que os dois quilómetros de comprimento e 25 de largura da pista apresentam várias lombas e charcos de água, enquanto a aerogare tem as suas estruturas degradadas, pelo que as obras deverão arrancar este ano. O responsável adianta ainda que a sala de embarque não oferece condições dignas para acomodação dos passageiros, uma vez que apresenta acentuadas fissuras nas suas estrutura
Januário Silvestre Pena sublinhou que a pista do aeroporto "Albano Machado", construída em 1947, foi concebida para um prazo não superior aos 30 anos.
"Já excedemos o tempo de vida útil da pista. Os trabalhos paliativos que temos vindo a desenvolver agudizaram ainda mais o estado da própria pista que, em função desta situação, está impedida de receber a nova frota de aviões da TAAG", disse.
Outra preocupação manifestada pelo responsável da ENANA no Huambo prende-se com a deficiência do sistema de iluminação da
pista.
Pesca

Um sistema de vigilância marítima, comunicação e gestão de pesca artesanal foi lançado esta semana, em Luanda, pelo Instituto Nacional de Pesca Artesanal em parceria com a Organização Marítima Internacional de Sistemas de Informação (IMIS). O mecanismo tem como objectivo apoiar as actividades das comunidades de pescadores do país.
Províncias
O fornecimento de energia eléctrica ao município do Kunhinga, a norte da cidade do Kuito, província do Bié, vai sofrer melhorias nos próximos dias. A administradora local, Beatriz Diniz Napende, anunciou, em declarações à Angop, que o fornecimento de energia será melhorado porque a administração adquiriu dois novos grupos geradores de 250 KVA.
Beatriz Dinis Napende sublinhou que os equipamentos serão instalados nos próximos dias, de modo a reforçar a capacidade do grupo actual. As novas estruturas foram adquiridos à luz do programa de gestão municipal, que está a ser implementado desde 2009, no âmbito da descentralização do município.