Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Economia

ONU investe 4 milhões de dólares para combate à mal-nutrição


As Nações Unidas investiram quatro milhões de dólares para a execução do programa de combate à mal-nutrição do país, no âmbito do “Programa Conjunto Crianças, Segurança Alimentar e Nutrição em Angola”, visando aliviar a fome e a subnutrição das crianças. O programa foi apresentado hoje, na cidade do Kuito, província do Bié, pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

O programa é apoiado pelas agências das Nações Unidas, através do Fundo para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Devido à situação de pobreza que afecta a maioria da população angolana, 12 milhões, dos cerca de 19,7 milhões de habitantes que constituem a população angolana encontram-se vulneráveis a crises alimentares, sendo que 75 por cento destas pessoas são crianças e mulheres em idade reprodutiva.

Durante a apresentação do “Programa Conjunto Crianças, Segurança Alimentar e Nutrição em Angola”, a representante adjunta do UNICEF, Amélia Russo de Sá, disse que “ao apoiar esta iniciativa, as Nações Unidas pretendem contribuir na erradicação da fome e na redução da mortalidade infantil”. “Vamos contribuir para aliviar a fome das populações angolanas e prevenir a mal-nutrição nas crianças”, fez saber Amélia Russo de Sá.

Cerca de 8,2 por cento das crianças angolanas de 6 a 59 meses apresentam uma mal-nutrição aguda e 29,2 por cento, acrescentou a responsável, apresentam uma má nutrição crónica, causada pela inadequada dieta alimentar, doenças infecciosas ou a combinação das duas causas.

Para combater este fenómeno, o “Programa Conjunto Crianças, Segurança Alimentar e Nutrição em Angola” vai reforçar os serviços de apoio a sobrevivência da criança nas comunidades, criando condições para o acesso mínimo a serviços de saúde e nutrição.

Por outro lado, o programa vai oferecer assistência específica para o fortalecimento da segurança alimentar dos agregados familiares: criar Escolas de Campo para capacitar os camponeses, ensinando-os as técnicas agrícolas convencionais, com vista a diversificar a produção; promover a utilização de produtos locais na merenda escolar e a educação nutricional com ênfase na transformação de produtos locais. Este sistema vai cobrir, numa primeira fase, três municípios em igual número de províncias, respectivamente Cunene, Moxico e Bié, para a posterior, alargar a outras localidades.

As referidas províncias estão entre as mais críticas do país, sendo que o Cunene foi atingido em 2007 por secas e em 2008 e 2009 por cheias. O Moxico apresenta um estado nutricional crítico dos menores de cinco anos (8,4 por cento de acordo com o Inquérito Nutricional), enquanto a província do Bié mostra números de insegurança alimentar moderada e grave que vão de 87 por cento a 94 por cento do total da população.

Com a execução do “Programa Conjunto Crianças, Segurança Alimentar e Nutrição em Angola”, se vai intensificar, nas três províncias, a identificação e tratamento activo da mal nutrição patente, para alcançarem pelo menos, 12 mil crianças gravemente mal nutridas e prestar-se o apoio essencial ao aumento de acesso ao pacote essencial de serviços de sobrevivência da criança.


Criança

Protecção da criança potencia desenvolvimento

"O desenvolvimento do país passa necessariamente pela protecção e assistência integral às crianças, que são o futuro de amanhã", disse hoje o secretário do governo provincial do Zaire, Cudimuena Cabeia, em Mbanza Kongo.

O responsável teceu estas considerações no acto do lançamento da primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, em representação do governador do Zaire, Pedro Sebastião. "O Governo está a trabalhar no sentido de desenvolver o país. E o país só se desenvolve com Homens. E, para haver Homens tem que haver crianças, por isso, nós estamos a cuidar delas hoje para serem homens amanhã", sublinhou em afirmações à Angop.

Esta protecção de menores, acrescentou Cudimuena Cabeia, passa também pelas campanhas de vacinação contra a paralisia infantil que o Governo nacional está a desenvolver para um crescimento são e saudável da criança.

O secretário do executivo provincial apelou aos pais e encarregados de educação a colaborarem com as equipas de vacinadores para o êxito da campanha. Nesta jornada de vacinação contra a pólio, a decorrer de 11 a 13 do corrente mês, o Programa Alargado de Vacinação (PAV) do Zaire prevê imunizar 56.231 crianças dos zero aos cinco anos de idade.

Foram mobilizados 299 vacinadores, constituídos por 148 equipas móveis que vão, de porta a porta, administrar as duas gotas milagrosas à população alvo.



Infra-estruturas

Requalificação da rede de água de Caxito e Catete


O governo do Bengo e o departamento Nacional das Águas rubricaram hoje, em Caxito, o contrato de consignação das obras complementares do projecto de reforço do sistema de captação e tratamento de água das cidades de Caxito, Icolo e Bengo e Uíge, orçado em seis milhões e 500 mil dólares.
O documento foi assinado peloo vice-governador do Bengo para a área técnica, Farel Van-Dúnem, e pelo chefe do departamento Nacional das Águas, António Quaresma.
De acordo com o chefe do departamento nacional das águas, António Quaresma, em declarações à Angop, o projecto vai beneficiar a cidade de Caxito com cerca de dois milhões de dólares, Catete com 1.300 mil dólares, enquanto que três milhões de dólares serão para a cidade do Uíge.
O responsável adiantou que a obra terá a duração de quatro meses e será levado a cabo pela empresa chinesa CEIEC (China National Electonics Import and Export Corporation) e fiscalizada pelo consórcio de empresas angolanas “Construtora Projecto” e a portuguesa “AMBIO”.
Explicou que este equipamento prevê a harmonização das ferramentas de planeamento e formação dos quadros locais, bem como a melhoraria do sistema de distribuição do fornecimento de água, contemplando ainda a requalificação da rede na localidade do Bom Jesus.
Na primeira fase, o Governo vai dar prioridade às cidades onde há maior fluxo populacional, sem descurar as zonas rurais que estão a beneficiar de um tratamento especial do programa “Água para Todos”, com o apoio das administrações municipais e comunais locais.
Sublinhou, que existe um novo projecto de requalificação da rede de água de Caxito, porque o actual sistema encontra-se degradado e não é visível, bem como a sua fonte de extracção não favorece, devido às más condições do saneamento básico do local.
a procura de água nas comunidades rurais e suburbanas.

Comunicação


Luanda e Lisboa estudam nova cooperação no âmbito dos Media

Os ministros da Comunicação Social angolana, Carolina Cerqueira, e dos Assuntos Parlamentares português, Jorge Lacão, que tutela a comunicação social estatal, definiram hoje em Luanda as linhas mestras da cooperação entre os dois países para o sector.

O encontro decorreu no ministério da Comunicação Social, em Luanda, onde estiveram ainda o embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, o Presidente da Lusa, Afonso Camões, e o administrador da RTP, Luís Marinho. No final, Jorge Lacão disse aos jornalistas que a conversa decorreu em torno de "questões relevantes para a vida das sociedades e para o aprofundamento da democracia".

"Vamos trabalhar no sentido de dar consistência às modalidades de cooperação técnica e, através dos dois governos, concretizar essas modalidades de cooperação que permitam que as nossas instituições de comunicação social na área do serviço público tenham um relacionamento que a todos beneficie", enunciou.

Foi feito um convite à ministra da Comunicação Social angolana, Carolina Cerqueira, para visitar Portugal, o que deverá acontecer ainda este ano. Por seu lado, a responsável especificou que o futuro da cooperação entre Lisboa e Luanda nesta área passa pela "modernização da comunicação social angolana e pela sua transformação num instrumento cada vez mais importante no reforço da paz e nos ditames do Estado Democrático e de Direito".

Formação de quadros, intercâmbio de programas e modernização do sector são alguns dos exemplos apontados por Carolina Cerqueira. Um dos objectivos desta cooperação passa por fazer com que Portugal "sirva de transmissor da realidade angolana, cooperando na divulgação, através de imagens e notícias, do que é o país hoje". Para isso, Carolina Cerqueira conta com um acordo que deverá ligar a Lusa e a agência de notícias angolana, Angop. "A Lusa está em muitos países, a Angop é uma agência que sobressai em África e em conjunto vamos conseguir reforçar e melhorar a imagem de Angola no exterior", admitiu. Também em declarações aos jornalistas após o encontro, o presidente do Conselho de Administração da Lusa, Afonso Camões, frisou que "há um enorme campo de cooperação pela frente" e lembrou que a Lusa é uma das poucas empresas que nunca deixou Angola, "mesmo nos tempos mais difíceis da guerra".



África do Sul

José Eduardo dos Santos na abertura do Mundial

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, encontra-se desde ontem, quinta-feira, na África do Sul para assistir à partida inicial do Mundial de Futebol 2010 a convite do seu homólogo Jacob Zuma. O jogo inaugural acabou há alguns minutos com um empate entre a equipa anfitriã e o México.

A par da abertura do mundial, José Eduardo dos Santos vai estar em dois encontros presidenciais tripartidos, com Jacob Zuma e com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e noutro com Zuma e Dennis Sassou Nguesso, Chefe de Estado do Congo-Brazzaville.

Jacob Zuma esteve pela última vez em Angola quando da abertura do Campeonato Africano das Nações (CAN 2010), em Janeiro.