Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Exposição

"Angola, Figuras de Poder" em Paris


A exposição "Angola, Figuras de Poder" leva um conjunto de peças oriundas de diferentes museus abre amanhã ao público no Museu Dapper, em Paris. "É uma das exposições mais importantes da temporada em Paris", anunciou a directora do espaço europeu, Christiane Falgayrettes-Leveau, na apresentação da colecção de arte angolana. A conferência de imprensa contou com a presença de António Óle, convidado pelo Museu Dapper a integrar a exposição com algumas das suas esculturas mais representativas, como "Anjo Exterminador". A maioria das peças provêm de Angola, museus portugueses da colecção do Museu Tervuren, na Bélgica.
Christiane Falgayrettes-Leveau salientou que "raramente é possível reunir numa mesma iniciativa um conjunto tão significativo de peças", que representam as várias culturas do grande mosaico étnico angolano, onde se destacam os grupos Ovimbundo, Herero, Luvale, Himba, Songo e Guenguela. O fio condutor da mostra é "a noção do poder, poder político por um lado, sendo importante o conceito de arte de corte de grupos como os Tchokwé, mas também o poder espiritual, uma vez que os chefes carregam e detêm as tradições". A exposição visa dialogar com a arte contemporânea africana, nomeadamente a de Angola, pelo que as esculturas de António Óle remetem para as influências profundas da arte "primitiva", um termo aliás que o artista angolano afirmou "detestar".
"Angola, Figuras de Poder" tem o patrocínio da Fundação Total, no âmbito de uma política de "mecenato de reparação" que a petrolífera francesa segue nos territórios onde opera, como Angola. A mostra está patente em Paris até 10 de Julho de 2011.

Diplomacia


Barrica destaca relação estratégica com Portugal
O embaixador Marcos Barrica sublinhou, à margem da inauguração da chancelaria do Consulado Geral da República de Angola, no Porto, que Portugal é "parceiro privilegiado" e um dos três países com que Angola "tem uma relação estratégica, sendo os outros dois o Brasil e os Estados Unidos e, futuramente, a China". A defesa de uma "parceria estratégica" entre os dois países foi uma das principais mensagens que Cavaco Silva deixou na primeira visita de Estado a Angola, em Julho. O embaixador frisou ainda que as relações entre os dois países são "intensas" e "estão no bom caminho". "Sabemos que Portugal desempenhou e desempenha o seu papel para com a luta de todos os dias de Angola", recordou, frisando que o esforço no relacionamento passa por abrir o espaço territorial angolano "que precisa de investimento estrangeiro, privilegiando Portugal". O vice-ministro do Ministério das Relações Externas, Carlos Bragança, lembrou as "vantagens nas relações com Portugal", situação que é "recíproca". "É preciso as partes explorarem as vantagens que têm e aplicarem em seu proveito, sempre no princípio da igualdade e do respeito mútuo", salientou.

Efeméride

Benfica participa nas comemorações


A comitiva do Benfica já se encontra no país para disputar o jogo da primeira edição da Taça da Independência, que decorre hoje, no Estádio 11 de Novembro. À chegada, o grupo português dirigiu-se à praça da Independência para prestar homenagem ao fundador da nação. O atleta angolano Pedro Mantorras e o presidente do clube depositaram uma coroa de flores na estátua de Agostinho Neto, perante meia centena de pessoas, que se juntaram à cerimónia para testemunhar o acto e estar perto dos jogadores. A comitiva não prestou qualquer declaração e dirigiu-se de imediato para Luanda Sul.

Petróleo


Total quer ser principal parceira da Sonangol
A petrolífera francesa Total vai aumentar os seus investimentos no país e quer tornar-se no parceiro número um da Sonangol. Citado pela TPA, o presidente do Conselho de Administração, Cristophe Margerie, explicou que os investimentos a realizar no sector petrolífero vão contribuir para a criação de mais de 400 postos de trabalho. As novidades foram divulgadas ontem, terça-feira, após um encontro com o vice-presidente Fernando da Piedade dos Santos, onde a companhia apresentou as campanhas internacionais efectuadas pela empresa, de forma a dar uma visão das potencialidades nacionais nos domínios do petróleo e gás. No projecto mais recente em Angola, a Total investiu entre cinco a 5,8 milhões de euros. Esta é a quinta vez que Cristophe Margerie se desloca ao território angolano.

Desporto

Piloto angolano soma título em Portugal


O piloto angolano da categoria Promoto 1.000, Sandro Carvalho, conquistou o título do campeonato português de velocidades e a prova de resistência “500 km Estoril”, em motociclismo, disputadas nas duas últimas semanas no circuito de Estoril (Portugal).
Depois de na época passada se ter estreado nas duas mais disputadas competições lusas e ter adquirido notoriedade pela alta capacidade técnica (fruto da qual obteve o sexto lugar do “Português” de velocidades e o segundo dos 500 km Vodafone”, em que fez par com Luís Carreira, ex-campeão português), Sandro Carvalho dissipou todas as dúvidas ao deixar para traz os mais audazes pilotos europeus na sua segunda presença.
O piloto ao serviço da Benimoto afirma que não foi fácil manter o ritmo competitivo porque teve de permanecer algumas vezes sem treinar. No entanto, lembra que, devido ao empenho de algumas pessoas que confiaram no seu talento, conseguiu superar todas as adversidades inerentes às deslocações e à preparação desportiva. “Sempre acreditei que seria possível trazer o título para Angola, mas tal só seria possível caso as condições fossem de encontro às necessidades que a prova exige", lê-se no documento enviado à redacção da Angola'in. "Não tive as melhores condições, mas os apoios que tive da Valeria Tours, Transmad, Semba produções e da Sonangol foram decisivos para esta conquista", prosseguiu.
Sandro Carvalho já pensa noutros projectos do motociclismo. Contudo, a sua prioridade está lançada na revalidação do título português, uma vez que a forte competição que caracteriza a prova é propícia para os corredores aspirantes às mais altas categorias do motociclismo. “Tenho recebido alguns convites para ensaiar outras competições, mas preconizo melhorar o meu nível técnico e julgo que mais um ano na promoto 1.000 seria o ideal e só depois pensar noutros desafios”, concluiu.