Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Agricultura


Província do Bié alberga primeira conferência sobre agricultura familiar



A Direcção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural realiza hoje (terça-feira), nesta cidade, a primeira conferência provincial sobre agricultura familiar e garantias da segurança alimentar das populações.
De acordo com o programa de actividades a que a Angop teve acesso, o evento abordará temas como parceria público-privada, mecanização agrícola, pólos agro-industriais, diversificação da produção agro-pecuária como garantia da segurança alimentar e renda
familiar.
Os participantes vão discutir também a comercialização e interacção entre o campo e a cidade, medidas, políticas e perspectivas, o papel da mulher no desenvolvimento das comunidades e experiência da organização feminina da igreja católica (Promaica) no meio rural.
O programa reserva ainda a discussão de temas como micro-crédito como motor do desenvolvimento das comunidades rurais, programa de desenvolvimento rural integrado e suas estratégias de implementação e progresso do programa de desenvolvimento rural na província.

Segurança

Mais de trezentos efectivos policiais aptos para operações de apoio à paz



Trezentos e quarenta e três efectivos da Polícia Nacional concluíram nesta terça-feira, na capital do país, o primeiro curso de operações de apoio à paz, em 45 dias, em acto presidido pelo comandante-geral da corporação, Ambrósio de Lemos.
A especificidade desta acção formativa, que contou com a presença de 47 mulheres, visou preparar os efectivos da Polícia Nacional que integrarão futuramente a Brigada de Alerta da SADC e, concomitantemente, da União Africana (UA).
As forças terão como actividade primária a sua integração na coesão regional, denominada "Exercício Golfinho", que se realizará na primeira quinzena de Setembro do ano em curso na República da África do Sul.
Exigindo uma dinâmica teórico-prática, a formação foi concebida obedecendo o curriculum, os métodos didáctico-pedagógicos e os padrões estabelecidos pelo Departamento de Operações de Apoio à Paz do Conselho de Segurança das Nações Unidas e adoptados pela UA e pela SADC.



Ao encerrar o acto, o Comandante-Geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, disse que a participação de efectivos da corporação na Brigada de Alerta da SADC constitui um acontecimento ímpar para Angola e vai permitir pôr à prova a sua experiência adquirida na manutenção da ordem e tranquilidade pública, quer em momentos de guerra, quer de paz.
Para si, numa missão de manutenção de paz é previsível a ocorrência de situações e existência de estados de tensão que requerem das forças policiais ponderação e profissionalismo.
Por norma, disse, "o terreno operacional é estranho e uma acção mal concebida pode gerar repercussões negativas e até mesmo lizura e imparcialidade das forças".
Desde a sua criação, a 17 de Agosto de 2007, durante a 27ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorreu em Lusaka, Zâmbia, a Brigada em Estado de Alerta (BEA) da SADC registou já progressos quanto à organização e participação dos estados membros em operações de manutenção de paz em vários pontos do globo.
A missão da Brigada em Estado de Alerta (BEA) tem como objectivo principal realizar missões de observação e controlo, apoio à pacificação, intervenção num estado membro, de modo a restaurar a paz e segurança, prevenir um diferendo ou conflito, impedir que se agrave ou alastre para áreas ou estados vizinhos, prestação de assistência humanitária, desarmamento e desmobilização pós-conflito.
As tropas da BEA estão baseadas nos seus respectivos países devendo movimentar-se apenas quando solicitadas pela SADC, União Africana ou pelas Nações Unidas para uma intervenção ou missão de paz.

Atletismo


Director dos Desportos garante verba para São Silvestre



O director nacional dos Desportos, Raimundo Ricardo, garantiu nesta segunda-feira à Angop estar assegurada a verba para a próxima edição da “tradicional” corrida do fim de ano, designada São Silvestre.
O dirigente não revelou o montante atribuído à Federação Angolana de Atletismo (FAA), organizadora do evento, mas dá conta da existência de um plano do Ministério dos Desportos para o tratamento de questões financeiras com as federações.
Raimundo Ricardo disse crer que este ano haverá uma boa prova, devido a um programa ambicioso, rico e responsável que lhe foi apresentado pela direcção da federação de atletismo.
A corrida de São Silvestre realiza-se todos anos a 31 de Dezembro em algumas ruas de Luanda. Este ano prevê-se realizar a mesma num percurso de dez quilómetros.

Saúde

Vacinadas mais de 100 mil crianças do Cunene contra pó







Cento e 22 mil e 116 petizes, dos zero aos cinco anos de idade, foram imunizadas nas diversas unidade sanitárias da província do Cunene, durante a campanha de vacinação, contra a poliomielite, realizada de 14 a 16 de Agosto, do ano em curso.
A informação foi avançada hoje (terça–feira) à Angop pelo supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação, António Sanana, enfatizando que esta campanha conseguiu atingir o seu objectivo, que era de imunizar mais de 101 mil e 724 crianças
previstas, a nível dos municípios, comunas e aldeias, da região.
A fonte explicou que o município do Kwanhama foi o que maior número de menores vacinou, com 49 mil e 154, a seguir o de Ombadja, com 27 mil e 126, Cuvelai, 15 mil e 683, Namacunde, 12 mil e 297, Cahama, nove mil e 411, e o Coroca, com oito mil e 445,
respectivamente.
“A aderência dos responsáveis de crianças nos postos de vacinação afim de prevenirem os seus petizes da paralisia flácida foi bastante positiva, a julgar pelo maior número de vacinas do que se previa”, afirmou o responsável.
António Sanana informou ainda que estiveram disponíveis na campanha 152 mil e 586 doses e mil e 481 elementos, entre vacinadores, supervisores, assessores e mobilizadores, e contou também com a colaboração das autoridades tradicionais, que sensibilizaram as famílias a aderirem aos postos

Energia


Melhoramento do sector energético necessita de cinco biliões de dólares



Cinco biliões de dólares é quanto o Governo angolano poderá investir para melhorar o sector energético do país, aponta um projecto apresentado nesta terça-feira, em Luanda, pela Odebrecht Intertechne Angola.
Em declarações à Angop, o gerente de produtos internacionais da Odebrecht, Sérgio Kraenzer, afirmou que o projecto congrega a criação de cinco mil quilómetros de linhas de transmissão de energia e oito subestações de 620 kilowatts a serem distribuídos nas regiões Norte, Sul e Centro.
Com a execução deste projecto, acrescenta a fonte, cinco mil e 100 megawatts de energia eléctrica serão distribuídos pelo país, ultrapassando, deste modo, os 967 megawatts produzidos actualmente.
De acordo com Sérgio Kraenzer, o projecto terá início em 2011 com conclusão prevista para 2016, tempo que considerou suficiente para a elaboração do projecto.
Sérgio Kraenzer adiantou que o projecto não prevê um atendimento total dos consumidores, acrescentando que, para isso, será necessário maior investimento financeiro e temporal.
As questões relacionadas com algum possível impacto ambiental que o projecto poderá causar será analisado conjuntamente pelos técnicos da Odebrecht e do Ministério do Ambiente, segundo o responsável que garantiu prestar todo apoio para uma execução saudável do projecto, sem no entanto causar qualquer prejuízo ao meio.
A elaboração do Projecto de Planeamento do Sistema Eléctrico de Angola teve a duração de um ano e seis mês e foi feita pela Odebrecht sob orientação do Ministério da Energia e Águas.