Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Educação


Lubango ganha quatro escolas primárias




A Angop anunciou que, no próximo ano, serão construídas pelo governo provincial da Huíla quatro escolas do primeiro e segundo ciclos, cada com seis salas de aulas, na cidade do Lubango, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), referente ao biénio 2010/11.
O vice-governador provincial local para esfera social, Sérgio da Cunha Velho, referiu que as infra-estruturas escolares serão construídas para suprir a carência de escolas que a cidade do Lubango regista actualmente. O dirigente explicou que o projecto faz parte de um programa do governo que visa aumentar o número de salas na sede capital da província, atendendo a densidade populacional que possui e em constante crescimento.
Sérgio da Cunha Velho considerou preocupante a situação das crianças que estão fora do sistema normal de ensino, frisando que o governo pretende estender a rede escolar para que mais pessoas possam estudar. "Nós não temos só projectos de construção de escolas no Lubango. Pensamos, no próximo ano, fazé-lo nas outras localidades que compõe a província da Huíla", esclareceu.
A cidade do Lubango possui 162 escolas públicas e 24 do privadas que vão desde de o primeiro ciclo ao ensino médio, sendo que este ano lectivo estão matriculados 200 mil alunos que recebem aulas de 11 mil professores. Com uma população estimada em um milhão 414 mil e 115 habitantes espalhados pelas cinco comunas que a compõem (Hoque, Quilemba, Huíla, Arimba e sede), a cidade do Lubango ocupa uma área de três mil e 140 quilómetros quadrados.

Informatização


Governo quer desenvolvimento dos meios estatísticos



O Governo está empenhado em desenvolver e modernizar o sistema estatístico do país, dotando-o de condições físicas para a melhoria da produção e difusão de informação estatística oficial, de acordo com os padrões internacionalmente aceites.
A informação foi prestada pelo vice-ministro do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, quando discursava, em Luanda, na segunda reunião do comité de coordenação do projecto “Apoio ao Desenvolvimento dos Sistemas Estatísticos dos Palop II”.
Segundo a Angop, o vice-ministro do Planeamento revelou que para a materialização deste objectivo, está em marcha uma estratégia de desenvolvimento estatístico que conformará todas as actividades, acções e projectos, para a melhoria da produção e difusão estatística.
A modernização dos institutos de estatística dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e o esforço dos seus governos sugere a continuidade do apoio da União Europeia, face aos constrangimentos que os sistemas estatísticos nacionais experimentam. As principais dificuldades são a escassez de técnicos qualificados, a fragilidade da estrutura organizacional, a reduzida informação estatística produzida em tempo oportuno e com qualidade e a insuficiência dos recursos disponibilizados.
Pedro Luís da Fonseca considerou que apesar da evolução registada, constatam-se novos desafios, principalmente os que decorrem das estratégias de redução da pobreza, protecção do ambiente e promoção da igualdade de oportunidades. “Face a essas exigências, os governos têm agido com o propósito de melhorar e criar sinergias entre os Palop no domínio da estatística, para a melhoria de dados estatísticos, como instrumento de suporte para o processo de tomada de decisões e criação de uma opinião pública bem informada”, sublinhou.
Em seu entender, o compromisso de produzir informação estatística oficial, fiável e oportuna, para a tomada de decisões sobre politicas públicas no domínio da economia, condições de vida das populações e identificação de novas oportunidades de negócios para o sector privado, constitui um grande desafio para os Palop.

Desporto

Petro conquista título de campeão



O Petro de Luanda confirmou no último domingo, em Luanda, a conquista do seu 15º título do Girabola, ao vencer a equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), por 2-1, em jogo da 25ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, disputado no Estádio da Cidadela Desportiva.
A Angop assistiu ao jogo, em que David, aos 9 minutos, inaugurou o marcador para os petrolíferos, tendo o aviador Ângelo empatado, aos 43, e Job a fechar aos 92 minutos. Os " tricolores" entraram na partida bastante determinados, pressionado o seu adversário mesmo nos minutos iniciais.
Já com o título antecipadamente garantido, em função da derrota sábado do seu principal perseguidor o Benfica de Luanda, por 1-5, diante do 1ºde Agosto, os comandados do treinador português Bernardino Pedroto, que precisavam apenas de um empate, totalizam 55 pontos.



Em resultado de um maior pendor ofensivo e jogadas combinadas, aos nove minutos o médio David abriu o activo com um golo de pé esquerdo, ao receber um passe de Jocka. O golo bastante festejado pelos adeptos tricolores veio trazer mais velocidade a partida tendo o ASA ficado muito tempo a viver alguma pressão dos atacantes do catetão. O último golo foi bastante festejado pelos adeptos, que pintaram as bancadas do estádio nacional da Cidadela com o vermelho, amarelo e azul.
Com este resultado, o Petro de Luanda já campeão é cada vez mais líder da competição, agora com 55 pontos, contra 47 do Benfica de Luanda, na segunda posição. Enquanto o ASA é 6ª com 35. O Académica do Lobito, com apenas 14 pontos é o último do Girabola2009.

Cultura

Yuri da Cunha abre concertos de Ramazzotti





O cantor angolano Yuri da Cunha inicia a 22 deste mês uma “tournée” pela Europa, a convite do músico italiano Eros Ramazzotti, confirmou hoje, em Luanda, o porta-voz do artista.
Em declarações à Angop, o porta-voz do cantor, Chalana Dantas, explicou que o autor de “Kuma kwa Kie” foi escolhido para abrir 50 espectáculos da estrela italiana, com quem vai se exibir durante dois meses. O também instrumentista precisou que Eros Ramazotti fez o convite, porque “encantou-se com as performances artísticas de Yuri da Cunha e decidiu convidá-lo para patilharem o palco na digressão”. “Os artistas estão a estudar fazer um disco conjunto, de forma a que o Yuri lance a sua carreira na Europa, onde tem sido convidado para diversos shows”, explicou.
Yuri da Cunha e a sua banda, que viajaram esta segunda-feira com uma comitiva de aproximadamente 16 integrantes, começam a cantar em Itália, França, Espanha, entre outros países. O artista angolano começou na música como cantor "piô", lançou o primeiro CD "É tudo Amor", em 1999, e o segundo intitulado "Eu", em 2005. Vencedor de vários troféus nacionais, ganhou o prémio Rádio Luanda 2008, na categoria Kianda do Sucesso, pela quantidade de shows realizados ao longo do ano e valorização da cultura nacional.

Aviação


TAAG aposta na formação de quadros



As Linhas Aéreas de Angola têm um ambicioso plano de formação e capacitação dos seus recursos humanos. A informação foi adiantada pelo coordenador da Comissão de Gestão da TAAG, Pimentel Araújo.
De acordo com a fonte, está já na segunda fase o segundo ciclo de formação de tripulantes para os Boeings 777, que têm sido alvo de palestras periódicas, a fim de colmatar a ausência da cultura de responsabilidade. Segundo a notícia da Angop, Pimentel Araújo acredita que estas acções visam eliminar a falta de comunicação existente entre a chefia e os subordinados. No que toca a manutenção, o responsável disse que “para a TAAG segurança e qualidade não são negociáveis, por esta razão foi celebrado um contrato de manutenção de aeronaves com a construtora Boeing”.
Garantiu, no entanto, que este contrato não vai substituir os técnicos, nem a manutenção já existentes, mas será, sim, uma retaguarda segura.
A TAAG realiza voos internacionais para Harare (Zimbabwe), Joanesburgo (África do Sul), Lusaka (Zâmbia), Kinshasa (RDcongo), Lisboa, Sal (Cabo-verde), São Tomé e Príncipe, Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Pequim (China), Bangui (República Centro Africana), Windhoek (Namíbia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).