Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Economia

Cabinda estuda meios para escoamento dos produtos



Os responsáveis da província de Cabinda estão a procurar novas formas que permitam um melhor e maior escoamento dos produtos cultivados pelos camponeses do município de Buco Zau para a sede da província a custos razoáveis.
A administradora municipal, Mart Lelo, revelou à Angop que estão empenhados em criar mecanismos com vista à comercialização dos produtos (as variedades da banana, mandioca, batata doce e inhame) nos mercados de Cabinda, assim como da zona fronteiriça de Massabi.
Marta Lelo afirmou que este tem sido um dos grandes problemas para a administração, porque a produção existente é excessiva e os seus produtores têm encontrado grandes dificuldades para o seu escoamento. Explicou que os camponeses têm alugado camiões, carrinhas e mesmo até táxis ligeiros para o transporte do seus bens a outros mercados da província, o que acarreta custos elevados. Neste sentido, disse acreditar que muito em breve o governo tomará uma estratégia para que esses produtos possam atingir com facilidade os mercados da capital da província.

Efeméride

Paz contribui para reconstrução nacional






O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, destacou ontem, na cidade de Menongue, a importância da paz alcançada há oitos anos, recorrendo a exemplos das várias realizações concretizadas no domínio da reconstrução das infra-estruturas sociais e na circulação de pessoas e bens por todo o país.
O responsável discursou no acto central do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aproveitando a ocasião para apontar os vários projectos concretizados e em execução, sobretudo na província do Kuando Kubango. O governante sublinhou que desde 2002 Angola desenvolveu-se sobretudo na construção de estradas, aeroportos, escolas, hospitais e outras infra-estruturas.
Apesar do progresso alcançado em oito anos da paz, Bornito de Sousa não deixou de reconhecer os constrangimentos que as populações ainda vivem em muitas localidades do país, algumas delas isoladas sem instalações administrativas por falta de estradas ou devido a sua degradação.
No acto, que decorreu no campo gimnodesportivo da cidade de Menongue, participaram deputados, membros do governo, representantes de partidos políticos e entidades eclesiásticas.

Política

PR promulga Lei da Probidade Pública



O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, promulgou a Lei Orgânica do Funcionamento e do Processo Legislativo da Assembleia Nacional, a Lei da Publicação e do Formulário dos Diplomas Legais e a Lei da Probidade Pública.

A Angop noticia que à luz das atribuições que a nova Constituição confere ao Chefe de Estado foram promulgados igualmente os Decretos Legislativos e Despachos Presidenciais. Trata-se do Decreto Legislativo que aprova a organização e funcionamento dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, os Decretos Legislativos que aprovam o Regimento e o Regime Orgânico do Conselho de Ministros e o Decreto Legislativo que aprova o Regime da Comissão Permanente do Conselho de Ministros.

O Presidente da República promulgou ainda, entre outros, o Decreto que estabelece as Instruções para a execução do Orçamento Geral do Estado para o ano 2010 e os Decretos de nomeação dos Conselhos de Administração da Angola Telecom, Epal- EP e do ISEP.

Os Decretos referentes ao Projectos SONAREF, nomeadamente o que aprova o projecto e a desafectação da área da sua implementação do domínio público do Estado e a sua integração no domínio privado do Estado e ainda o que retira da reserva fundiária do Estado a área de implantação das instalações da refinaria e industria, mereceram igualmente anuência de José Eduardo dos Santos. O Chefe de Estado rubricou igualmente o Despacho que determina a Transição da Superintêndencia do PRESILD para o ministro de Estado e da Coordenação Económica e a Coordenação, Execução e Gestão do mesmo ao presidente do Conselho de Administração da CENCO ( Central de Compras). Os Despachos que criam a Unidade Técnica de Gestão do Saneamento de Luanda e a Comissão Preparatória para a realização da VIII Cimeira de Chefes de Estado e do Governo dos Países da CPLP foram também promulgados.


Comércio


Refrigerante "Cuia" no mercado ainda este mês


A empresa de bebidas e refrigerantes "Refriango" anunciou hoje, segunda-feira, que o novo produto denominado "Cuia" chegará ao mercado a 15 de Abril. De acordo com o coordenador de marketing, Eurico Feliciano, "Cuia" é um refrigerante que se destinará principalmente a crianças até aos 15 anos de idade.
"Cuia vai ser um motivo de muito orgulho, pois sabemos que 46 por cento da população angolana tem menos de 14 anos de idade", referiu, acrescentando que, para além de ser uma marca, o produto tem interesses comerciais. Para o coordenador de marketing da Refriango, o novo produto da empresa tem uma responsabilidade social enorme no que diz respeito à relação entre si, as crianças e as escolas.
O produto, ainda sem preço, será embalado em pacotes de 200 mililitros, para facilitar o seu manuseamento nas mochilas escolares.
A Refriango, uma empresa portuguesa que se encontra no mercado angolano desde 2005, tem uma unidade fabril em Viana, província de Luanda, e está presentemente a investir na expansão dos seus negócios no país, avaliados em 150 milhões de dólares norte-americanos, resultantes do investimento inicial, calculado em 22 milhões.

Desporto

Basquetebol: Benfica vence Super Taça Compal


A equipa do 1º de Agosto não conseguiu derrubar o Sport Lisboa e Benfica (SLB), que venceu a primeira edição da Super Taça Compal, ontem, por 64-57. O conjunto nacional ainda conseguiu levar a melhor sobre os portugueses do Ovarense e os atletas do Petro de Luanda.
No término do jogo final, o técnico da formação sénior masculina de Basquetebol do SLB, Henrique Vieira, considerou que as duas equipas angolanas que participaram no torneio são "notáveis". O treinador admitiu, em declarações à imprensa, que os conjuntos angolanos têm um grande potencial e a possibilidade de participaram com sucesso nos torneios nacionais e internacionais. "Conhecemos bem o basquetebol angolano, desde os treinadores aos jogadores, pelos estágios que fazem em Portugal, estão com boa qualidade", frisou.
O torneio decorreu durante o fim-de-semana no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda. A próxima edição está agendada para Lisboa, Portugal.