quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Política
Banca
Uma agência do banco “Caixa Totta” será aberta, em Novembro deste ano, no Huambo, no quadro do programa de alargamento da rede de balcões no país.
Em declarações à Angop, o responsável dos recursos humanos do Banco Totta, Pedro Taborda, afirmou que a instituição, cujas obras encontram-se já na fase final, vai contribuir para o desenvolvimento social e económico da região.
De acordo com o responsável, decorre também o processo de recrutamento e capacitação dos quadros que vão assegurar o funcionamento da agência bancária. “Pretendemos passar de treze agências existentes neste momento no país para cinquenta até 2012 e ter dependências em todas as províncias do país", explicou.
Pedro Taborda afirmou que depois do Huambo serão abertas agências no Namibe, Bengo, e Luanda (Cacuaco e Panguila). O banco Totta está instalado nas províncias de Luanda, Lunda Norte, Benguela, Soyo e Huila.
Transportes

Uma empresa da Malásia prevê construir, em Luanda, um sistema de comboio eléctrico ou metro que, numa primeira fase, deverá funcionar entre Cacuaco e Benfica. O embaixador de Angola na Índia, Malásia e Tailândia, Tony da Costa Fernandes, referiu à Angop que se trata de um “mono-carril” ferroviário. O protocolo entre as autoridades da Malásia e o Ministério angolano dos Transportes vai ser assinado durante uma visita oficial que o titular da pasta, Augusto da Silva Tomás, vai fazer àquele país. “Estamos, neste momento, a preparar o convite do Governo da Malásia para o ministro dos Transportes visitar o país para assinar o memorando de entendimento sobre a construção daquilo que vai ser uma grande valia para o Estado angolano, no que toca ao transporte de pessoal por comboio eléctrico e rápido de Cacuaco a Benfica”, acentuou.
O diplomata referiu que as estações por onde vai passar o metro devem ser indicadas pelas autoridades locais, tendo em conta os pólos laborais e outros de referência na capital do país.
O chefe da representação diplomática, com residência fixa em Nova Deli, disse que a maior presença da Malásia em Angola é no sector da construção, onde participa no programa do Executivo de edificação de um milhão de fogos habitacionais.
Desporto
Kabuscorp encerra jornada do Girabola
As partidas Kabuscorp do Palanca-Desportivo da Huíla, no Estádio dos Coqueiros, e Recreativo do Libolo-Santos FC, em Calulo, às 15.30h, encerram a 24ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola-2010. Ainda por decidir, encontra-se o desfecho do jogo Académica do Soyo-Interclube, não disputado por falta de comparência da equipa da casa.
O primeiro desafio envolve o nono colocado, o conjunto do bairro Palanca, com 32 pontos, e a turma da Huíla, 13ª, com 24 pontos. Na ronda anterior, o Kabuscorp empatou com o Benfica de Luanda, a uma bola, o mesmo resultado registado no encontro dos militares Frente Sul diante da Académica do Soyo.
O Recreativo do Libolo ocupa a quinta posição, com 37 pontos, enquanto o Santos FC é 12º classificado da tabela, com 25 pontos.
A equipa do Kwanza-Sul vem de uma vitória, por 2-1, frente ao campeão em título, Petro de Luanda. Os santistas empataram sem golos com o Sagrada Esperança.
Mariano Barreto, técnico do Libolo, mostrou-se ontem confiante numa vitória frente ao Santos FC. O treinador disse à Angop que o seu plantel está em condições de somar mais três pontos, tendo em conta a motivação dos atletas, após a conquista do torneio internacional de futebol do Sumbe. Acrescentou que a equipa está preparada para contrariar as intenções do Santos, que também vem com vontade de conquistar pontos. "Uma vitória motivaria o grupo, que precisa de alcançar os lugares cimeiros", disse Mariano Barreto. Acrescentou que está a trabalhar em conformidade com o oponente, que diz conhecer bem.
A ronda foi marcada pela derrota do 1º de Agosto, no sábado, diante do ASA, por 0-1, pelo empate sem golos do Petro de Luanda, em casa, com o FC Bravos do Maquis, e pelo desaire do Recreativo da Caála na deslocação ao reduto do Sporting de Cabinda.