Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Iniciativa

Minint aposta na modernização tecnológica dos serviços

O vice-ministro do Interior, Eduardo Martins, revelou em Ondjiva, capital da província do Cunene, que consta das suas prioridades a melhoria das condições de trabalho e a modernização tecnológica dos vários ramos do sector.

O governante, que falava no término de um encontro com os membros Conselho Consultivo da direcção do Ministério do Interior no Cunene, frisou que através de visita à região é possível constatar e avaliar as necessidades reais de cada órgão do Minint.

O responsável sublinhou que esforços tem sido conduzidos no sentido de conferir garantias de condições de trabalho dignas e de modernização tecnológica dos serviços. A nível dos Serviços de Migração de Estrangeiros no Cunene foram já instalados novos sistemas informáticos para maior operacionalidade e agilidade na identificação dos cidadãos nacionais e de outras nacionalidades na entrada e saída nos postos fronteiriços e aeroporto.

Eduardo Martins apontou ainda a edificação de raiz de um quartel de segundo escalão do serviço de bombeiros, a nova direcção do Serviço de Migração e Estrangeiros, a Polícia Económica, bem como o apetrecho imobiliário e formação contínua dos efectivos dos vários ramos.

O dirigente desloca-se hoje, quinta-feira, para os postos fronteiriços de Calueque e Ruacana, onde irá inaugurar as futuras instalações dos órgãos que actuam na fronteira, nomeadamente, serviço de migração, polícia fiscal, de protecção de Fronteira e da policia económica bem como dos serviços aduaneiros.


Cultura

Cidade de Ndalatando terá centro cultural

A cidade de Ndalatando, sede da província do Kwanza Norte, terá, ainda no primeiro semestre, um centro para albergar as actividades culturais.

De acordo com a Angop, o empreendimento está a ser erguido desde meados do ano de 2009 e estará concluído no mês de Abril ou Maio, segundo informações prestadas pelos responsáveis da empresa construtora, durante uma visita que o Governador da Província, Henrique André Júnior, efectuou as obras.

O centro, que está a ser construído no Parque Infantil Alda Lara, comportará um palco para exibições, um salão vasto e outros compartimentos para o exercício de tarefas de lazer e culturais. O governador Henrique Júnior garantiu que a edificação do empreendimento não eliminará o parque infantil, que, adiantou, receberá no futuro modernos equipamentos de lazer para crianças e colocação de novo jardim. Informou que a construção do centro cultural, que ocupa parte do parque infantil, visa promover o convívio e debate de múltiplas questões.

Desporto


Presidente da FIFA em Luanda


O presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Joseph Blatter, chegou hoje a Luanda para assistir à fase final da Taça de África das Nações Orange-Angola 2010.

O presidente da FIFA foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelos responsáveis da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, e da Federação Angolana de Futebol (FAF), Justino Fernandes.

Os jogos das meias-finais, que terão lugar hoje, vão opor as equipas da Nigéria e Ghana, em Luanda (às 17h00), no estádio 11 de Novembro, enquanto em Benguela o confronto será entre Argélia e o Egipto, no estádio da Ombaka (20h30).

A Taça Africana das Nações Orange-Angola 2010 termina domingo, com a final a disputar-se no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Reconstrução

Mercado municipal de Cazengo concluído em Março

A edificação do novo mercado municipal do Cazengo, na cidade de Ndalatando, Kwanza Norte, estará concluída em finais do mês de Março do corrente ano. A garantia foi dada pelo governador provincial, Henrique André Júnior e pelos responsáveis da empresa construtora.

O empreendimento, em construção no âmbito dos programas do PRESILD, terá 400 bancadas para as vendedoras, nove lojas de diversas especialidades, dois armazéns, um talho, câmara de conservação de frescos, fábrica de gelo, padaria e pastelaria.

O espaço vai dispor de dois balcões de entidades bancárias, uma creche, cabine telefónica, posto de socorro, cozinha colectiva, sapataria e alfaiataria.

Para a conclusão dos mesmos trabalhos falta ser colocado o tecto da nave para a venda e acabamentos nas lojas do futuro mercado municipal, que ficará localizado no antigo bairro Catome de Cima.

Durante a visita do governador foi também avançada a informação sobre a necessidade da construção de uma rotunda na Estrada Nacional 230, Luanda/Malange para facilitar o acesso das viaturas, com segurança, ao mercado, evitando-se assim possíveis acidentes.

O governador Henrique Júnior disse à Angop que a edificação do mercado, que inclui a construção de arruamentos, dignificará as condições das futuras vendedoras, actualmente dispersas em pequenas praças da cidade, muitas delas sem condições desejáveis.

A edificação do referido mercado, que decorre desde Abril do ano passado, conta com a intervenção de 60 trabalhadores angolanos e 20 expatriados.

Investimento


Governo analisa implementação de projectos



A Comissão Permanente do Conselho de Ministros analisou, ontem, quarta-feira, o grau de implementação dos projectos de investimento nos sectores do comércio, hotelaria, imobiliário, telecomunicações, indústrias metalomecânica e transformadora, transportes, saneamento básico, energia e agro-pecuária, enquadrados no regime contratual previsto na Lei nº 11/03, de 13 de Maio.
Os 39 projectos aprovados pelo Conselho de Ministros estão avaliados na sua globalidade em pelo menos sete mil milhões de dólares norte americanos.
De acordo com o comunicado do órgão restrito do Conselho de Ministros, a que a Angop teve acesso, cerca de 60 por cento dos referidos investimentos destinou-se aos sectores do comércio, hotelaria, imobiliário e telecomunicações, sendo as áreas agro-alimentar e agro-pecuário as que menos propostas de investimento receberam.
A Comissão Permanente do Conselho de Ministros apreciou os relatórios sobre o diagnóstico do sector empresarial público do Ministério dos Transportes e sobre o progresso do Programa Executivo do Sector da Indústria Transformadora para o período 2009/2012.

Distinção

Instituto de Desminagem premiado pela qualidade






O "prémio especial de qualidade" foi atribuído ao Instituto Nacional de Desminagem pela internacional Business Initiative Direct (BID).

A informação foi divulgada pela Angop, que noticia que o director do INAD, Leonardo Severino Sapalo, admitiu que o prémio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo instituto nos últimos anos. "A premiação baseia-se no modelo de qualidade total e no desempenho da empresa", congratulou-se, adiantando que uma delegação do INAD deverá deslocar-se a Genebra (Suíça) ou Frankfurt (Alemanha) para receber o mesmo.

"É um reconhecimento muito forte para a empresa e para os trabalhadores. Com este surgem mais responsabilidades e necessidade de nos reforçarmos no quotidiano", acrescentou, sem no entanto precisar valores. O galardão foi atribuído em 2009.


Saúde

Gripe A: 37 casos notificados de contaminação do vírus H1N1



O coordenador da comissão nacional interministerial de prevenção da gripe A, José Vieira Dias Van-Dúnem, anunciou em Luanda que se mantêm os 37 casos notificados de contaminação do vírus H1N1, no país. "O quadro epidemiológico da gripe A no país mantém-se até ao momento, em 37 casos, dos quais 33 em Luanda e quatro nas províncias do Bengo e da Huila, respectivamente", sublinhou.

José Van-Dúnem referiu que foram reforçadas as medidas de prevenção nas quatro capitais das províncias, onde decorrem os jogos do Campeonato Africano das Nações Orange Angola 2010, devido a maior circulação de pessoas registadas nessas regiões. Desde o período de 19 a 26 de Janeiro de 2010, o quadro da epidemia no país mantêm-se, devido ao aumento das infra-estruturas sanitárias e ao acesso da população à água potável.

“Desde que Angola alcançou a paz definitiva, o governo tem estado a empenhar-se na reconstrução nacional, com prioridade nas áreas da saúde, para que tenhamos uma sociedade firme e, nestes anos de paz, o país aumentou o número de infra-estruturas”, sublinhou.

José Van-Dúnem, que é igualmente ministro da Saúde, frisou que a epidemia continua a causar vítimas mortais em todo o mundo, tendo em conta a tendência agressiva de contaminação do vírus H1N1. “Lamentamos bastante a existência de 14.144 óbitos, desde que a epidemia foi declarada a nível mundial,", acrescentando que, só este ano, já foram registados 590 óbitos, a partir 15 de Janeiro de 2010, destacou.