Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 4 de março de 2010

Diplomacia

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria aguardado em Luanda



O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federativa da Nigéria, Chief Ojo Maduekwe, chega hoje, quinta-feira, a Luanda para uma visita que visa o reforço da cooperação entre os dois países. Segundo apurou a Angop de fonte do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), o chefe da diplomacia nigeriana encabeça uma delegação integrada ainda por altos funcionários deste país, que permanecerá em Angola até sábado (dia 6).

Durante a visita, Chief Ojo Maduekwe, vai encontrar-se com altas personalidades nacionais. Amanhã, sexta-feira, presidirá, pela parte nigeriana, às conversações oficiais com Angola, onde será feito o balanço do estado da cooperação no domínio bilateral e serão abordadas questões de âmbito regional.

Cultura

Ana Carolina em Angola para dois espectáculos





A cantora brasileira Ana Carolina actua hoje na Casa70, em Luanda, no âmbito da sua digressão a Angola, onde estão previstas duas actuações na capital do país.

A artista, considerada como uma das maiores vozes da música brasileira, chegou ontem e está no país a convite da operadora de telefonia móvel Unitel. As duas actuações inserem-se no âmbito da jornada "Março Mulher".

Nos espectáculos, a serem produzidos pela Step Models/Puro Mix/Exception, os fãs da artistas poderão ouvir sucesso como “É isso aí”, “Encostar na tua”, “Quem de nós dois”, “Louca Tempestade” e outros temas do seu novo trabalho discográfico intitulado “Nove”, lançado no Brasil em 2009.

Ana Carolina, que completou em 2009 dez anos de carreira, conta com mais de 3 milhões de discos vendidos e uma média de 120 concertos anuais. É uma das mais completas artistas do Brasil, sendo instrumentalista, compositora e cantora.

Ambiente


País prepara projectos para Mercado de Carbono


O Ministério do Ambiente está a preparar 15 projectos de várias dimensões de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MLD), para propor ao "Mercado de Carbono". Fátima Jardim referiu, na abertura da 1ª Reunião da Autoridade Nacional Designada, que este organismo consiste numa agência governamental obrigatória que autoriza o desenvolvimento de projectos de MLD. Estes projectos, que devem estar ligados à possibilidade de redução de emissões de gases de efeito de estufa, estão relacionados com a melhoria da qualidade de água, distribuição de energia eléctrica, agricultura, minas e produção mineira, transportes, construção, industriais e outros.

“Queremos referir que dessa forma Angola reforçará a capacidade de maximizar as vantagens do mecanismo de flexibilidade criados pelo protocolo de Kyoto, no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas”, referiu.

O Mercado de Carbono, de acordo com Fátima Jardim, está cada vez mais competitivo ao nível mundial, uma dinâmica que para si, constitui uma questão adaptável que poderá mudar a vida organizacional dos países, sobretudo em desenvolvimento. De acordo com a ministra, este mercado de comercialização de carbono está a movimentar este ano 30 milhões de dólares norte-americanos, montante aberto à participação de países em desenvolvimento, principalmente pelo facto de emitirem poucas quantidades de gases de efeitos de estufa (GEE) para a atmosfera.

Angola, através do Ministério do Ambiente e dos seus parceiros, procura oportunidades através de actividades de coordenação, para que a Autoridade Nacional Designada (AND) possa ter capacidade em recursos humanos e logísticos disponíveis e atinja resultados produtivos.

Lançou ainda o apelo aos países industrializados para que se associem aos desafios de Angola, no que toca a sua construção e construção, com bases modernas e sólidas.

Comércio

Sector incentiva troca de produtos do campo

A Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo tem como prioridade para 2010 a implementação do programa de desenvolvimento do comércio rural, de forma a incentivar o escoamento dos produtos do campo para a cidade e vice-versa.

O director provincial, Álvaro Coutinho, reiterou esta intenção durante uma visita de constatação às instalações do sector pelo o vice-governador para esfera Económica e Social, Francisco Cambango. O projecto, que visa melhorar o abastecimento de produtos agrícolas aos principais mercados do Luena, será viável assim que as vias de acesso estiverem reparadas.

Manifestou também o desejo de reforçar o comércio fronteiriço com cidadãos da RDCongo, que realizam trocas comerciais em pequena escala com a população do município do Luau. A direcção do Comércio Hotelaria e Turismo controla na província 2.050 estabelecimento comerciais, 111 unidades hoteleiras e 12 áreas turísticas identificadas.


Petróleo

Sonangol quer explorar petróleo em São Tomé e Príncipe

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) poderá fazer parte de um consórcio que vai explorar petróleo em São Tomé e Príncipe, no qual terá como parceiros a empresa petrolífera portuguesa Galp e a santomense Petrogás.

A informação foi prestada hoje à Angop, em Luanda, pelo deputado à Assembleia Nacional daquele país, Aurélio Martins. De acordo com a fonte, o Governo santomense propôs a Angola e Portugal para que a Sonangol e a Galp façam parte do consórcio que vai explorar o petróleo na zona económica exclusiva”. Aurélio Martins explicou ainda que existe uma outra zona de exploração entre São Tomé e Nigéria, mas que não será abrangida pelo consórcio a ser criado.

Por outro lado, o deputado de S. Tomé e Príncipe explicou que o Governo do seu país realizou um leilão internacional para a exploração do crude na zona económica exclusiva. O deputado defendeu a participação da Sonangol no leilão internacional não só por ser a maior empresa petrolífera em África, mas também pelo prestígio e credibilidade que já conquistou a nível mundial.